Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

ROCAMBOLE DE MORANGO PARA O DIA DAS MÃES!

7 May 2020

Estamos há poucos dias de uma das maiores celebrações do mundo - o Dia das Mães.

 

Celebrado nos Estados Unidos pela primeira vez em 1908 e instituído oficialmente no calendário do Brasil desde 1932, o dia comemora e homenageia a maternidade, a figura familiar da mãe.

 

Mas a verdade é que a história conta que a origem desta comemoração é muito mais antiga do que a gente imagina. Tudo indica que os primeiros à celebrarem a figura da mãe foram os gregos e que o início das comemorações tenha origem mitológica!

 

Pois acredite, antes mesmo da criação deste dia pelos americanos, a comemoração já era feita há muitos e muitos anos pelos gregos. 

 

Reza a lenda, que Rhea - figura mitológica grega que representava a Mãe dos Deuses - era aclamada em uma celebração que segundo a Enciclopédia Britânica era  “uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na Grécia Antiga. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor”.

 

E não pense você que essa festa era feita aleatoriamente no mês de março não viu? Assim como eu te contei no post do Cheesecake Colorido de Páscoa, a entrada da Primavera que acontece no Hemisfério Norte em meados de março, era a grande motivação para a adoração de Rhea. 

 

Muito interessante como a Primavera está ligada à tantos belos conceitos de renovação, beleza e renascimento na visão mitológica, não é mesmo?

 

Para eles, o momento da primavera representava o novo, o crescimento e florescimento de tudo que foi plantado ao longo do ano. Era um momento de celebrar novos começos e a mudança de um período mais introspectivo e apagado que é o inverno, mas um novo ciclo alegre, colorido e abundante de flores e frutos. 

 

Quer momento mais incrível para homenagear a mãe, a figura que é capaz de florescer uma vida?

 

Muito bonita essa visão dos gregos para a celebração do Dia das Mães, não é verdade?

 

Alguns países, como a Rússia e o Líbano, até hoje comemoram o Dia das Mães em março, mas nós aqui no Brasil adotamos o mês de maio para essa celebração. E não pense você que a escolha da data é sem motivação não viu. Existe sim um motivo tão belo quanto o criado pelos gregos.

 

O primeiro Dia das Mães registrado oficialmente pela história, foi em maio de 1908 e aconteceu nos Estados Unidos pela iniciativa de Anna Jarvis. Anna era filha de Ann Jarvis, uma reconhecida ativista que lutou por muitos anos com seu trabalho social principalmente durante a Guerra Civil Americana.

 

Ann dedicou sua vida ao ativismo e promovia ações que iam desde melhoria das condições sanitárias de sua comunidade até o trabalho no socorro de soldados feridos durante a guerra. Após o fim da Guerra Civil, Ann decidiu criar um clube para incentivar o convívio pacífico das famílias de soldados que tinham lutado tanto de um lado quanto do outro. Adivinhe só quem eram as principais participantes e responsáveis pelas ações e mudanças em suas família?

 

Sim, as Mães dos soldados.

 

Ann conseguiu a união através da reunião de muitas mães e juntas elas criaram o “Dia das Mães pela Amizade", um dia especial para todas as famílias celebrarem a paz após a guerra.

 

Linda essa história, não é?

 

Ann faleceu em 1905 e sua filha, Anna, decidiu dar notoriedade ao seu legado e resolveu criar um memorial em homenagem à sua mãe. 3 anos depois, Anna celebrou o Primeiro Dia das Mães da história em maio de 1908. 

 

Anna contou com a ajuda de comerciantes e apoiadores e lutou por quase 6 anos até conseguir seu sonho - que fosse estabelecida uma data especial para homenagear todas as mães americanas. Em 1914 o Congresso Americano estipulou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães.

 

Países ao redor de todo o mundo também aderiram a ideia e a data é hoje uma das maiores comemorações do calendário mundial.

 

É claro que eu não ia ficar de fora dessa bela comemoração e para este ano eu tenho uma proposta diferente para você. Que tal aproveitar o inusitado momento que estamos vivendo para ao invés de quebrar a cabeça pensando no que dar de presente para sua mãe, preparar uma surpresa especial para ela?

 

A ideia é você preparar uma receita pra lá de linda e deliciosa e arrumar uma mesa bem bonita para o Café da Manhã ou a Sobremesa do Almoço.

Já imaginou como sua mãe vai gostar da surpresa?

 

Para facilitar a sua vida eu já vou te contar qual receita você pode preparar e como você pode montar uma linda apresentação.

 

Para uma surpresa de Dia das Mães, que tal esse Bolo Cor de Rosa com Sabor de Morango e Recheio de Leite em Pó?

E com essa apresentação, o resultado será infalível: amor e emoção à primeira vista.

 

Para servir a minha receita surpresa, utilizei a Coleção Summer Days da Michel Design Works que tem como temática, adivinhe só? FLORES!