Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

O MACARRÃO CARBONARA MAIS FÁCIL DO MUNDO!

7 Apr 2020

Ontem, dia 06 de abril, foi comemorado o CARBONARA DAY!

 

Isso mesmo, o macarrão Carbonara tem um dia mundial só para ele, você sabia disso?

 

Pois eu, que amo essa forma de preparar macarrão, não podia ficar de fora da comemoração.

 

O único detalhe é que o ingrediente principal dessa receita é o bacon e como ontem foi segunda, dia do nosso desafio #segundasemcarne eu mudei o dia da comemoração e fiz essa delícia no domingo, um dia antes :)

 

Na verdade "Alla Carbonara" é a expressão, o estilo de se preparar a massa, o que pode mudar é o tipo de macarrão. O mais comum de se usar é o Spaguetti, mas a receita pode ser preparada com qualquer outra massa, como o Fettuccine por exemplo.

 

Temos duas versões para a criação dessa receita. Pra começar, vamos ao significado da palavra em si. Carbonara significa carvão vegetal em italiano. A primeira versão conta que esse era um prato tradicional dos trabalhadores das minas da Úmbria, região da Itália, e que o prato então acabou levando esse nome pois quem o preparava eram os carbonari, ou seja, os preparadores de carvão vegetal. A segunda versão conta que na verdade o nome se deve ao fato de que o prato é finalizado com pimenta do reino moída, sabe como fazemos normalmente com parmesão? Então nesse prato a pimenta do reino é o finalizador oficial. E esses pontinhos pretos em cima do macarrão lembram pequenas cinzas de carvão vegetal e por isso o nome Carbonara.

 

Interessante né?! Corre anotar essa receita deliciosa e quando fizer, me marca no Instagram para eu compartilhar sua foto tá?

INGREDIENTES

250 gr de macarrão

150 gr de bacon picado

4 gemas de ovos

6 colheres de sopa de parmesão ralado

Sal

Pimenta do reino

 

MODO DE PREPARO

Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Em uma frigideira, frite o bacon, lembrando que não precisa colocar azeite, óleo ou manteiga pois ele já solta bastante gordura ok? Depois de dourados, escorra a gordura e deixe apenas os pedacinhos do bacon. 

Em um recipiente, coloque as gemas dos ovos, tempere com sal, acrescente as colheres de queijo parmesão e mexa até que tudo se misture.

Quando o macarrão estiver al dente, transfira para um recipiente grande e jogue a mistura das gemas e queijo, misturando muito bem. Em seguida, acrescente o bacon e coloque pimenta do reino moída para finalizar o prato.

 

RENDIMENTO

2 porções

 

DICAS

Aposto que você está aí se achando uma loucura essas gemas cruas sem ir pro fogão, né? É isso mesmo gente! As gemas cozinharão com a temperatura da massa retirada imediatamente do fogão. É exatamente isso que dá a característica do Alla Carbonara, a consistência da gema (que se cozinha) grudadinha na massa. 

Outro ponto importantíssimo, não sei o motivo, mas os brasileiros tem o costume de colocar creme de leite nessa receita. Não precisa! A receita original do Alla Carbonara é exatamente assim.

Outra dica valiosa: gente, por favor não coloquem um fio de azeite ou óleo na água antes de cozinhar o macarrão ok? Isso faz com que se crie uma camada na massa que impede que o molho grude nela! O azeite ou óleo predominam e ficam oleosos, impedindo que seu molho, seja ele o carbonara, bolonhesa ou branco, grudem em sua massa.