Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

APRENDA A FAZER UMA MOUSSAKA - A TRADICIONAL LASANHA GREGA

31 Mar 2020

Você já ouviu falar de Moussaka?

 

Essa tradicional receita típica da Culinária Grega tem ganhado cada vez mais o coração (e o estômago) dos brasileiros.

 

Eu já tinha visto diversas fotos pela internet dessa tal Moussaka e como nunca tinha provado, achava que era só uma lasanha de berinjela.

 

Que engano...

 

Quem me acompanha no Instagram viu que há algumas semanas atrás passei uns dias na capital aproveitando tudo de bom que a cidade tem a oferecer e, é claro, que a comida esteve presente em todos os roteiros dos passeios.

 

Se você ainda não me acompanha, clique aqui para ver tudo que sai fresquinho todo dia por lá.

 

Pois bem, eis que um dos dias fui jantar no MYK, restaurante espetacular de comida grega localizado nos Jardins. Eu já tinha ido diversas vezes à esse restaurante e em todas elas, sem exceção, comi o prato de Polvo com Batatas. 

 

Você já comeu polvo?

 

Muita gente fiz que sim e que não gostou... e na grande maioria das vezes isso acontece porque a textura do polvo não estava correta e a sensação de comer uma borracha desagrada os paladares. O polvo do Myk é incrível e nunca me decepcionou, assim como dessa última vez que sim, eu também pedi polvo.

 

Você pode estar se perguntando "tá, mas o que isso tem a ver com a Moussaka?". Bom, o que tem a ver é que meu padrinho que estava comigo nesse dia resolveu mudar a escolha e pediu a tal Moussaka. 

 

Eu juro pra você que na hora que chegou o prato na mesa eu imediatamente me arrependi e quis trocar meu polvo pela panela fervente de moussaka dele rsrsrs

 

Claro que não fiz isso e curti com alegria meu polvo que estava sensacional. Mas não deixei de dar uma boa garfada no prato dele e foi então que entendi o que de tão especial tinha na Moussaka.

 

Trata-se de uma lasanha de berinjela, isso é verdade, mas a carne do molho é SUPER bem temperada, claramente cheia de temperos e especiarias e como se não bastasse, as camadas de berinjela com molho vermelho são cobertas com batatas em rodelas e queijo. 

 

Não dá para explicar, eu preciso que você PROVE! Então anota aqui e corre preparar essa receita na sua casa, lembrando de me marcar na sua foto do Instagram combinado?

INGREDIENTES

2 berinjelas

Azeite

1 batata

200 gr de queijo muçarela em fatias ou ralado

1 cebola

2 dentes de alho

1 tomate

300 gr de carne moída

300 ml de molho de tomate

Sal

Pimenta

1 colher de sobremesa de cominho

1 colher de sobremesa de páprica picante

1 colher de sobremesa de tempero sírio

 

MODO DE PREPARO

Corte as berinjelas em fatias finas, coloque-as em um escorredor, salpique sal e deixe escorrer por 15 minutos. Esquente um fio de azeite em uma frigideira e doure as fatias de berinjela dos dois lados. Reserve.

Esquente um fio de azeite numa panela e refogue a cebola picadinha. Quando estiverem transparentes, adicione o alho picado e refogue também. Coloque a carne moída e misture até que toda a carne tenha refogado. Junte o tomate picado e o molho de tomate, reduza o fogo e deixe reduzir por 3 minutos. Tempere com sal, pimenta, cominho, páprica e tempero sírio, misture e desligue o fogo.

Corte a batata em rodelas finas, esquente azeite na frigideira e doure-as dos dois lados.

Para a montagem comece colocando o molho no funda da travessa e cubra com as fatias de berinjela. Cubra novamente com o molho, com as fatias de berinjela e repita até finalizar.

Termine com uma camada do molho e cubra com as batatas. Por fim, coloque o queijo e leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 25 minutos ou até gratinar.

 

RENDIMENTO

4 porções

 

DICAS

Caso não tenha esses temperos diferentes em casa, não se preocupe, tempere bem com sal e pimenta que também ficará delicioso.

Caso goste, adicione umas gotinhas de molho de pimenta ao molho para um apimentado especial.