Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

CHEESECAKE COLORIDO PARA A PÁSCOA!

2 Apr 2020

Por acaso você já pesquisou “Páscoa” no dicionário?

 

Como eu tenho certeza que sua resposta é não, vou te contar o primeiro significado dado pelo Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa:

 

“Páscoa: Festa com a qual pastores nômades celebravam a chegada da primavera, na época pré-mosaica.”

Aposto que por essa você não esperava, não é mesmo?!

 

Pois é, apesar de toda a conotação religiosa que temos desta festa nos dias de hoje, o fato é que ela surgiu em primeiro momento como uma celebração aos primeiros indícios da florida primavera.

 

Calma, você não se confundiu. Nós aqui passamos as páscoas no outono, já que estamos no Hemisfério Sul. A época a que se refere a definição do dicionário é a do Hemisfério Norte, por lá a páscoa coincide com o início da primavera. 

 

Imagine você o quanto essa festa é antiga, já que o período pré-mosaico se refere à época anterior à Moisés, algo anterior à 1200 a.C.

 

Naquele tempo as pessoas viviam entre pequenos grupos e rebanhos e faziam suas plantações de forma temporária, viajando de um lugar para outro à busca de melhores condições a todo tempo e por isso eram chamados de nômades. 

 

As mudanças climáticas eram muito bem vindas e o início da primavera indicava que as plantações logo dariam frutos, motivo suficiente para uma bela celebração!

 

Gregos, judeus, egípcios, cristãos, todos aderiram à festa e com o passar dos anos cada civilização adotou seus próprios costumes e tradições baseados em suas próprias crenças e fundamentos. 

 

Algumas tradições são tão fortes que estão presentes em quase todos os países, como por exemplo a presença de Ovos e do Coelho da Páscoa. Já outras são tão diferentes que fariam você ficar em dúvida se é Páscoa ou Dia das Bruxas!

 

Dá uma olhada nas tradições de Páscoa ao redor do mundo:

 

Estados Unidos

Você já ouviu falar do “Egg Rolling”? 

Pois essa é uma das grandes tradições americanas para a Páscoa. Por lá adultos e crianças rolam ovos de galinha decorados ladeira abaixo. O costume é tão forte que anualmente a Casa Branca promove a cerimônia do Egg Rolling.

 

Austrália

Por lá quem “entrega” os ovos de páscoa não é o coelho não e sim o Bilby.

Bilby é o nome de um marsupial nativo da Austrália que infelizmente corre risco de extinção. Há alguns anos o país decidiu colocá-lo como “garoto propaganda” das ações de páscoa para dar maior visibilidade ao assunto e dar aquela força na preservação da espécie.

 

Alemanha

Ovos de galinha são furados com uma agulha, esvaziados e pintados lindamente. Os alemães fazem diversos ovos e depois os penduram nas árvores para decorar as ruas. 

 

Suécia e Finlândia

Se estiver de férias em um desses países nessa época do ano certamente se surpreenderá com crianças vestidas de bruxas andando pelas ruas… parece Halloween, mas é Páscoa! A tradição desses países indica que as pessoas devem se fantasiar e sair pelas ruas, assim como no Dia das Bruxas, mas dessa vez não pedindo doces e sim deixando a “Carta da Páscoa” nas portas.

 

Índia 

Você já ouviu falar do Festival Holi? Se não lembra pelo nome, certamente irá lembrar pela tradição… trata-se do Festival em que as pessoas jogam pós coloridos pelas ruas, pintam seus rostos e corpos e comemoram sabe o que? A Páscoa! Pois é, muita gente já viu esse festival aparecer em clipes e até filmes, mas pouca gente sabe que ele é a celebração da Páscoa dos Indianos. 

Muito interessante saber que ao redor do mundo as pessoas comemoram de formas diferentes essa celebração, não é mesmo?

 

Eu não ia ficar de fora dessa comemoração tão especial, mas nesse ano decidi fazer algo diferente. 

 

Ao invés de preparar as receitas que todos já estão acostumados para essa época pensei “por que não celebrar a Páscoa como antigamente?”.

 

E foi isso que fiz.

 

Decidi preparar uma celebração diferente e trazer para dentro do nosso outono, a primavera! 

 

Isso mesmo, decidi preparar uma receita e uma mesa pra lá de alegre, colorida e, é claro, florida!

 

Como receita escolhi um Mini Cheesecake Colorido que não precisa de forno, além de algumas frutas, doces e um bolinho. E para deixar a produção completa, usei a Coleção Garden Party da marca Michel Design Works que é repleta dos bichinhos mais encantadores que você já viu!

A Michel é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade que possui produtos de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65