SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

DESCUBRA UMA AULA DE HARMONIZAÇÃO DE QUEIJOS E VINHOS FRANCESES EM PARIS

13 Jan 2020

Está de malas prontas para a França e à procura de uma experiência única em Paris?

Então dê uma olhada nessa aula que fiz na cidade luz sobre harmonização de queijos e vinhos franceses!

 

Você me acompanha no Instagram? Se sim, já sabe que sou uma apaixonada por Paris né? Se não, corre lá me acompanhar que todo dia tem novidade por lá! :)

 

Bom, como disse, sou uma apaixonada por Paris e este ano foi minha sexta visita à uma das cidades mais encantadoras e românticas do mundo. 

 

Em todas as vezes aproveitei as férias por lá para estudar e aprender um pouco mais direto da fonte francesa e dessa vez não foi diferente.

 

Já estive na Ritz Escoffier Paris, escola de gastronomia dentro do famoso hotel Ritz e você pode ver como foi a minha experiência clicando aqui.

 

Também já fiz algumas aulas na renomada Le Cordon Bleu, tendo feito algumas aulas na filial de Paris e também uma aula na filial de São Paulo. Você pode conferir essas experiências clicando aqui.

 

Pois bem, eis que para este ano escolhi um aprendizado diferente: HARMONIZAÇÃO DE QUEIJO E VINHOS FRANCESES!

Sou uma fã declarada de vinhos. Sou também uma fã declarada de queijos. E por fim, sou fã da França e, como você pode imaginar, pirei na hora que vi este workshop na internet!

 

Procurei algumas opções de aulas também nas escolas de gastronomia mas a verdade é que a maioria eu já tinha feito (os temas das aulas pouco mudam de um ano para o outro) ou não tinha interesse. 

 

Pensei "por que não procurar por experiências ainda mais exclusivas?".

 

Foi então que descobri o "Secret Wine Door"

 

"Informativas, divertidas e despretensiosas degustações de vinhos em Paris" foi o que li quando abri o site. A descrição era de uma aula alegre, informal e bem objetiva sobre as regiões produtoras de queijos e vinhos franceses. 

 

Li também que as aulas são dadas à no máximo 10 pessoas por vez e nesse momento já estava fazendo a inscrição online mesmo! :)

 

Era tudo que eu queria, uma aula prática, divertida e exclusiva.

 

Pois bem, fiz a inscrição pelo próprio site e aguardei até o dia da aula.

 

Não sei se você está acompanhando as notícias da França, mas eles estão passando pela maior greve que o país já enfrentou e a principal questão envolvida é a dos transportes. Trens, ônibus e metrôs estão quase que totalmente parados. Confesso que isso não nos prejudicou muito pois já estamos acostumados a andar (e muito) em viagens e sabemos nos virar bem na cidade, então a imensa maioria das coisas fizemos à pé mesmo. 

 

Para ir de um lugar ou outro mais afastado, pegávamos um táxi e esse foi o caso do Secret Wine Door. A verdade é que nem era tão longe (como percebemos na volta quando decidimos voltar andando), mas preferimos ir de carro para evitar atrasados.

 

Quando estávamos chegando perto, o taxista conta que precisaria parar em outra rua pois a manifestação prevista para aquele dia ocorreria justo ali pertinho de onde seria a aula! 

 

De fato... a rua em si estava super tranquila, mas no final dela, no cruzamento, já era possível ver um aglomerado de pessoas e várias viaturas policiais.

 

Para quem está indo para Paris nos próximos dias, não se preocupe ok?! Tudo isso está bastante organizado e policiais e manifestantes tem mantido o respeito e todas as últimas manifestações ocorreram sem grandes tumultos (com exceção do trânsito agravado ainda mais).

 

Pois bem, finalmente chegando no número indicado no site encontramos uma porta sem nada escrito. 

 

Na hora entendi a jogada com o nome. O lugar era realmente secreto!

(Secret Wine Door, em inglês significa algo como porta secreta do vinho).

 

O simpático Erwan nos atentou e logo nos disse que teríamos uma aula vip! Por conta da manifestação alguns alunos não conseguiriam chegar e outros haviam cancelado...

 

O que era bom, ficou ainda melhor! :)

 

Erwan se apresentou e contou que depois de ter passado alguns anos trabalhando no mundo corporativo, se cansou e decidiu largar tudo para se dedicar à sua paixão - os vinhos.

 

Adivinha se eu já logo não me entrometi e contei que tinha uma história parecida? rsrs

 

Em seguida batemos um papo sobre nossas profissões e também sobre o quanto conhecíamos do universo dos vinhos.

Fomos eu, Bini (meu noivo) e Paulo (meu padrinho) e nessa eu sai prejudicada já que os dois são ótimos entendedores de vinho enquanto eu, só adoro bebe-lo mesmo rsrs

 

A aula então teve início com Erwan explicando e mostrando no mapa as regiões produtoras de vinho, assim como as características que cada vinho ganha por conta das condições climáticas. Fez uma ótima explicação sobre as características regionais e também os ligou à produção dos queijos.