SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

DESCUBRA COMO FAZER ERVAS DE PROVENCE EM CASA!

13 Jan 2020

Hoje preparei a primeira receita da #segundasemcarne de 2020!

 

Você já viu? Foi um delicioso Tomate a Provençal inspirado em um dos livros que trouxe da viagem à Paris.

 

Como expliquei no post com a receita, fazer uma receita à moda provençal nada mais é que preparar o prato usando azeite e ervas aromáticas.

 

Mas calma lá... não é qualquer erva não! Estamos falando das Ervas de Provence.

 

Você já provou essas Ervas?

 

As Ervas de Provence, ou "Herbs de Provence", são compostas por um mix de ervas secas e a boa verdade é que existem inúmeras e incontáveis versões e misturas das mais variadas ervas que podem ser chamadas de ervas de provence. 

 

Isso acontece pois apesar de ter ganhado fama mundial através da região de Provence, outros países banhados pelo mar Mediterrâneo possuem o mesmo costume de cozinhar com azeite e ervas e por isso o tempero pode ter uma variedade de ingredientes dependendo de sua origem.

A mistura mais típica e "original", por assim dizer, é a que combina as seguintes ervas:

 

- segurelha

- tomilho

- alecrim

- orégano

- manjericão

 

E o segredo para preparar um bom mix de ervas de Provence está na proporção desses ingredientes. Alguns devem estar em maior quantidade e outros a gente usa só uma pitadinha... o mix precisa ser bem equilibrado para dar aquele toque provençal pra lá de especial à qualquer receita.

 

Se quiser experimentar a mistura em casa, procure nos supermercados na parte de temperos por "Ervas de Provence". Porém, por experiência própria de quem mora no interior, nem sempre acharemos essa delícia com tanta facilidade e é por isso que hoje te ensino a preparar as ervas de provence em casa!

Tudo que você precisa fazer é ir à uma feira em sua cidade. Isso mesmo, uma feira de rua. Você encontrará na barraca de temperos com muita tranquilidade os cinco ingredientes já secos para preparar a receita. E se você nunca ouviu falar de "segurelha", não se preocupe. Nós realmente não conhecemos tanto essa erva mas ela é bastante comum e será encontrará sem problemas na barraca de temperos da feira.

 

Agora anote a receita e tenha sempre as Herbs de Provence em casa!

INGREDIENTES

25 gr de segurelha

25 gr de alecrim

25 gr de orégano

20 gr de tomilho

5 gr de manjericão

 

MODO DE PREPARO

Coloque as quantidades corretas em uma vasilha, misture bem e suas ervas de provence estão prontas. Guarde-a em um pote de vidro bem fechado ou em um saco hermético.

 

RENDIMENTO

100 gr de ervas de Provence

 

DICA

Use e abuse desse tempero! Ele vai bem com carnes, legumes, vegetais, peixes, gratinados e por aí vai!

 

Quando preparar alguma receita usando a Ervas de Provence, não esqueça de tirar uma foto e me marcar no Instagram, combinado?