SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

APRENDA A FAZER TOMATE À PROVENÇAL - UMA RECEITA SIMPLES, SAUDÁVEL E DELICIOSA PARA UMA SEGUNDA SEM CARNE

13 Jan 2020

Ei, você me acompanhou nas últimas semanas pelo Instagram ? :)

 

Se respondeu que sim, viu que voltei da França neste último final de semana e trouxe comigo dois livros de receitas vegetarianas para a nossa deliciosa #segundasemcarne

 

Em 2019 eu decidi aderir ao movimento de não consumir carnes às segundas-feiras e não é que deu tão certo que me apeguei? Gostei tanto que mesmo durante às férias, escolhi opções vegetarianas para sempre começar minha semana lembrando do nosso Desafio!

 

E você, está dentro do desafio também? Não esqueça de me marcar lá na sua foto do Insta para eu ver seu prato hein? 

Bom, mas continuando o assunto, como disse, trouxe na mala dois livros vegetarianos com fotos lindas de se ver e com todo aquele toque especial que só os franceses sabem dar nas receitas :)

 

Tenho certeza que vou usar muuuuito esses livros e vamos combinar que eu sempre vou mostrar a receitinha inspiração no livro? Acho que pode ser bacana para você aí do outro lado se inspirar também e quem sabe até criar outros pratos, não é mesmo?

 

Meu escolhido de hoje foi TOMATES À LA PROVENÇALE - Tomates à Provençal. 

A região de Provence - no sul da França - é mundialmente reconhecida por seus lindos e roxos campos de lavanda, por vinhos roses excelentes e pelo uso (e abuso) de azeite e de ervas aromáticas na culinária.

 

Por lá a manteiga dá lugar ao azeite e o sal e a pimenta sai de cena para que a estrela "Herbes de Provence" brilhe em praticamente todos os pratos.

 

A união de azeite + as ervas de Provence dão origem ao que chamamos de "Culinária Provençal".

 

Preparar qualquer legume, vegetal, carne, peixe ou seja lá o que for usando como essas duas coisas, faz com que o prato logo se torne "à moda provençal".

 

Hoje em dia já achamos com maior facilidade essa tal mistura de ervas aromáticas em supermercados, mas fato é que ainda há muita dúvida em relação aos ingredientes que a caracterizam e por isso preparei um post especial falando apenas das Ervas de Provence. 

 

Clique aqui para ver o post.

 

Pois bem, e é com uma legítima receita à provençal que então dou início ao nosso 2020! Unindo a #segundasemcarne com o toque francês para garantir uma receita fácil, prática e deliciosa para o começo da semana.

 

Esse é só o primeiro post com a fusão dos toques franceses nas receitas Bru Calderon, então continue acompanhando tudo aqui no Blog e também no Instagram que os próximos dias serão recheados de conteúdos pra lá de especiais! 

INGREDIENTES

4 tomates

1/2 ricota

1/2 maço de espinafre

1/2 cebola

1 dente de alho

50 gr de queijo ralado

Azeite

Ervas de Provence

 

MODO DE PREPARO

Corte a parte superior do tomate e com ajuda de uma colher, retire o interior para que possamos recheá-lo. Reserve.

Refogue a cebola em um fio de azeite e em seguida, refoge o alho. Adicione o espinafre lavado e picado e refogue também. Quando tiver reduzido, desligue o fogo, adicione a ricota e tempere com as ervas. Misture bem.

Coloque o recheio nos tomate, cubra com queijo ralado, mais uma pitadinha de ervas e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 10 minutos.

 

RENDIMENTO

4 porções

 

DICA

Você pode usar a mesma receita e inventar o recheio que desejar. Vale usar brócolis e creme de leite, milho e requeijão ou até mesmo frango desfiado - para os outros dias da semana :)

Tags: