SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

FRANGO COM ROMÃ E A CEIA MAIS ENCANTADORA DESTE NATAL!

19 Dec 2019

O Natal está aí batendo na sua porta e você ainda não sabe o que preparar para a Ceia?

 

Então pode ficar tranquilo que hoje estou aqui para mais uma receita prática e deliciosa para facilitar o seu planejamento de fim de ano!

 

Como te contei no post Sangria Natalina, um dos fatores mais importantes de uma Ceia bem sucedida é o uso de ingredientes e itens que remetam ao Natal.

 

Sim, acredite se quiser, a referência às vezes é mais importante do que o próprio conteúdo.

 

Vou te explicar.

 

Por exemplo, no drink super especial que te ensinei usamos diversos ingredientes para o preparo de uma Sangria. E o que se destaca aos olhos assim que você vê o drink? A romã. A romã é a fruta mais característica do Natal e é praticamente impossível preparar uma ceia sem usá-la. Para conhecer toda a história por trás da tradição do uso da romã nesse dia, clique aqui para ver o post.

 

Pois bem, a receita de hoje é do prato principal de nossa ceia e adivinhe só? É claro que leva romã também! Logo mais você poderá ver o modo de preparo desta receita, mas o que quero te falar antes é justamente a importância da maior quantidade possível de referências natalinas em sua ceia. 

 

Você pode estar se perguntando “certo, já vamos usar a romã, basta, não?”.

 

Evidente que não!

 

A Ceia de Natal é um momento especial e esperado ansiosamente por adultos e crianças. É uma oportunidade única de estarmos com nossa família e com nossos amigos e todo cuidado com a preparação de uma linda noite é muito bem vindo.

 

Portanto, hoje além de te ajudar a preparar uma receita incrível e deliciosa usando ingredientes típicos da época, também vou te mostrar o quanto a decoração e os itens de serviço podem fazer a diferença na sua Noite!

 

Veja essa foto e me conte, em que você pensa imediatamente?

Natal, não é?

 

Pois bem, a ligação da poinsettia com esta época vem de outros carnavais… ou melhor, outros Natais!

 

A planta que ganha os mais variados nomes como bico de papagaio, rabo de arara e flor de natal é originária do México e por lá seu crescimento é espontâneo, sendo de fácil cultivo e cuidado.

 

E mesmo com tantos nomes, poinsettia é o mais comum no mundo todo e isso se deve pois foi assim que a planta foi batizada na cultura popular. O nome vem de Joel Roberts Poinsett, o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México. Joel se encantou com a planta logo que começou a morar no país e decidiu cultivar alguns exemplares em sua estufa de casa. As plantas cresceram com facilidade e logo ele passou a distribuir mudas para seus amigos. Entre eles estava John Bartram. John, por sua vez, decidiu repassar uma das mudas para outro amigo, Robert Buist, dono de viveiro que cultivou e passou a vender a planta com o nome de “euphorbia poinsettia”, juntando o gênero da planta e o sobrenome de Joel. 

 

Seu nome científico é euphorbia pulcherrima que significa “a mais bela das eufórbias”, sendo que eufórbia é o gênero do qual a planta faz parte.

 

Muita gente acredita que as folhas vermelhas são as flores da planta e, acredite se quiser, não são. Toda a parte vermelha da planta é uma estrutura de proteção da verdadeira flor, muito pequena, amarela e localizada bem no centro das folhas.

 

Até o século XVII a planta era exclusivamente usada para a produção de tintas para cosméticos e tingimento de roupas, além de medicamentos naturais com sua seiva. 

 

Foi então que frades franciscanos começaram a usar essas plantas nas procissões em que comemoravam o Natal, chamadas de “Festa de Santa Pesebre”. Não demorou muito para que as pessoas ligam-se a poinsettia com o Natal e a planta se transformasse em um dos maiores símbolos natalinos no mundo todo.

 

Você pensou que acabou por aí?

 

É claro que não.

 

Assim que a planta passou a ser vinculada com o Natal, uma série de lendas tomaram conta de sua história e são passadas de geração em geração por muitas famílias até hoje.

 

A mais famosa conta que uma menina de origem pobre chamada Pepita não sabia o que oferecer ao menino Jesus na missão de Natal. Contando que estava triste ao seu primo Pedro que a acompanhava até a igreja, ouviu dele que a importância estava no tanto de amor colocado ao presente e não nele em si. 

 

Convencida disso, Pepita recolhe algumas plantas no caminho. Chegando à igreja e vendo tantas belas ofertas, ela chora triste por levar consigo apenas algumas flores. Ainda assim, oferece ao menino Jesus no altar e imediatamente vê suas flores pálidas tomando uma cor vermelha brilhante que encanta à todos na igreja. Desde então, conta-se que essa planta nasce no México cada vez que a lágrima de uma criança cai ao chão.

 

Histórias e lendas à parte, fato é que a poinsettia já conquistou o seu lugar em nossas noites de Natal!

 

Como falei no início, uma das coisas que mais fazem essa noite ser especial é o ambiente repleto de amor, carinho e referências natalinas. Você já sabe como preparar uma Sangria e logo mais aprenderá como preparar seu prato principal usando ingredientes típicos da época.

 

E agora, vem o “gran finale”. 

 

Aquele último toque que faz toda a diferença em sua noite: a montagem de sua mesa!

De nada adianta você preparar a bebida e a comida com todo amor e não se preocupar com os utensílios, talheres e louças que irão compor sua mesa posta natalina. 

 

Certamente essa é uma das noites de jantar mais importantes de seu ano e por que não prepará-la com muito charme?

 

Para minha Noite de Natal ficar ainda mais linda e especial, escolhi a Coleção Christmas da Michel Design Works e o resultado não poderia ser mais encantador:

A Michel, marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade, conta com produtos de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes. 

 

E o mais bacana é que você pode mesclar produtos da Coleção Christmas pois todos os itens são lindos e super harmônicos entre si. Escolhi o Trilho de Mesa da Coleção Tannenbaum com ciprestes e pinhas para enfeitar minha mesa e usei os Pratos e Guardanapos da Coleção Poinsettia que, adivinhe só? É repleta de estampas dessa planta tão característica do Natal!