SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

COMO FAZER TACOS CAESAR SALAD EM CASA!

24 Oct 2019

Estamos em plena primavera e as temperaturas estão facilmente batendo a casa dos 38°C, fazendo a gente só imaginar como será o verão, não é mesmo?

 

Com todo esse calor, é quase impossível pensar em comer refeições pesadas e a gente acaba deixando os deliciosos pratos com muito queijo, com carboidratos e massas de lado para quando as temperaturas voltarem a cair...

 

O problema é que muita gente fica sem criatividade na hora de preparar um prato leve para os dias quentes e acaba sempre caindo na mesmice da salada.

 

Você também passa por isso?

 

Veja, não estou falando mal da salada não e muito pelo contrário, adoro saladas e ela é um dos componentes da nossa receita de hoje! 

 

A questão é como preparar uma salada verdadeiramente deliciosa. Usando ingredientes especiais, preparando um molho diferenciado e fazendo uma bela apresentação, eu te garanto que você vai virar fã das saladas. 

 

Confia em mim, continua aqui nesse post para você ver tudo isso com seus próprios olhos ☺

 

Pois bem, me lembro como se fosse ontem da primeira vez que comi uma salada e pensei “ual, isso está estranhamente delicioso”. O prato não tinha nada demais, com exceção de um molho que certamente você já ouviu falar: o Molho Caesar.

Você já provou esse molho?

 

Na verdade a receita é um combo do molho servido com uma salada, a famosa Caesar Salad. 

 

A primeira vez que provei a Caesar Salad fiquei impressionada como tudo se encaixa, o molho envolvia todas as folhas, a salada era refrescante e ainda por cima levava uma proteína, ou seja, era uma refeição completa e nutritiva.

 

De lá para cá, provei muitas outras saladas e muitos outros molhos, mas a Caesar nunca mais saiu do posto de primeiro lugar do ranking de saladas incríveis.

 

Como disse, apesar do molho ter ganhado fama mundial, ele é um acompanhamento de uma salada criada por Caesar Cardini

 

É isso mesmo. Muita gente, mas muita mesmo, pensa que o nome da salada é dado em homenagem ao imperador romano Caius Julius Caesar, mas não, seu nome vem de seu criativo criador.

 

Caesar Cardini, imigrante italiano dono do hotel “Caesar Palace” junto com seu irmão na cidade de Tijuana, no México, foi o grande responsável pela criação da Caesar Salad nos anos 20.

 

Na época vigorava a Lei Seca nos Estados Unidos que proibia a fabricação, venda, transporte, importação e consumo de qualquer bebida alcoólica no país. Foi nesse período que grandes máfias surgiram e iniciaram o comércio ilegal de bebidas. Também foi nessa ocasião que a venda livre de bebidas alcoólicas aumentou imensamente nas cidades de fronteira dos países vizinhos. Tijuana era uma das principais e foi por esse motivo que Caesar e seu irmão resolveram sair dos Estados Unidos e montar o hotel na cidade vizinha em que poderiam vender bebida alcoólica no restaurante do hotel.

 

Conta a história que no feriado do dia 04 de julho - dia em que se comemora a Independência Americana - de 1924, o hotel estava lotado de escritores e atores de Hollywood que estavam lá para tomar a sua taça de vinho em comemoração ao feriado. O Chef e dono do hotel, Caesar, se desespera quando percebe que alguns itens de sua dispensa já tinham acabado e decide improvisar com os poucos ingredientes que ainda estavam disponíveis.

 

Para que as pessoas não prestassem atenção aos pouquíssimos ingredientes que seriam usados, Caesar teve a brilhante ideia de preparar a salada na frente de todos, como um show, indicando que aquele seria o mais novo prato do cardápio.

 

Levou então alface, pão, queijo parmesão, azeite, suco de limão, pimenta, molho inglês e ovo para frente de todos e preparou uma salada misturando todos os ingredientes e criando o molho ali mesmo.

 

A salada (e obviamente a encenação) logo conquistou todos que ali estavam e que trataram de espalhar a notícia, trazendo inúmeros outros clientes e famosos atores ao hotel e restaurante para também provarem a salada do Caesar.

 

O truque estava inteiramente no molho e por isso ele abriu uma loja gourmet em Los Angeles em que sua irmã Rose vendia exclusivamente o molho Caesar. A salada e o molho ganharam proporções mundiais quando Julia Child ensinou a preparar a receita em seu programa de TV nos anos 70.

 

Chefs ao redor do mundo passaram a utilizar o molho e acrescentar alguns itens como anchova ou frango, que não estava presentes na receita original, mas que combinam tão bem que acabaram sendo incorporados à Caesar Salad.

 

Lembra que eu falei que a apresentação pode mudar a sua percepção sobre as saladas?

 

Pois bem, hoje quero te mostrar uma forma diferente e incrível de se apreciar a Caesar Salad: nos tradicionais Tacos Mexicanos!

 

Os Tacos são feitos com as famosas tortilhas, que são base da culinária mexicana. Esta, por sua vez, possui evidências do plantio de milho em cerca de 8.000 a.C. e por isso é tida como uma das culinárias mais antigas do mundo. 

 

Com as tortilhas preparadas com milho podemos preparar os mais variados pratos mexicanos como nachos, burritos e a nossa receita de hoje, tacos. 

 

A receita para o preparo das tortilhas demanda tempo e utensílios próprios e por isso eu prefiro comprá-las prontas. Hoje em dia achamos com muita facilidade em qualquer supermercado uma caixinha importada diretamente do México com as tortilhas prontas e já no formato certinho para receber o recheio e preparar o taco.

 

Aproveitei que a origem da Caesar Salad se deu em Tijuana, cidade do México, para servi-la com as tortilhas de milho, ingrediente típico da cozinha mexicana.  

O resultado? Os tacos mais deliciosos que já provei!

 

A combinação da salada fresca, com a cremosidade do molho e a crocância do taco ficou realmente surpreendente e extremamente saboroso a ponto de fazer qualquer pessoa se apaixonar por essa salada.

 

A cultura mexicana é repleta de elementos coloridos que tornam tudo muito mais despojado e alegre. Para deixar a minha apresentação dos Tacos Caesar Salad ainda mais charmosa, usei a Bandeja Lemon Basil da Michel Design Works que garantiu toda a descontração que uma comida mexicana pede!

 

A Michel Design Works é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade e os produtos são de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.