SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

A RECEITA PERFEITA DE FALAFEL - O SALGADINHO ÁRABE

30 Sep 2019

Você conhece o Falafel?

 

Não se sinta constrangido em responder não já que esse bolinho realmente não é lá muito conhecido por aqui.

 

É uma tarefa difícil achar um restaurante árabe que não tenha falafel e praticamente todos eles possuem esse prato em seus cardápios. O problema é que se você assim como eu mora no interior, dificilmente encontrará um restaurante árabe em sua cidade. A imensa maioria fica localizada nas capitais e nós, interioranos, acabamos perdendo a chance de conhecer muitas delícias do mundo árabe.

 

Pois bem, o Falafel é um salgadinho que tem origem no Oriente Médio e é feito a partir de grão de bico e diversos condimentos como cominho, alho, cebola e coentro. 

 

O falafel é extremamente versátil e pode ser servido como porção acompanhado de homus ou como prato principal acompanhado de tabule. Em diversos restaurantes ele é servido dentro de um lanche, que leva o mesmo nome, e acompanha salada, molho e, é claro, bolinhas de falafel.

 

Se você já conhece o Falafel, te desafio a provar essa minha receita e me contar o que achou! E se não conhece, corre preparar para matar a curiosidade!

Não esquece de me marcar em sua foto no Instagram para eu ver seu prato :)

INGREDIENTES

1 caixinha de grão de bico pronto para uso

1/2 cebola

1 dente de alho

Cebolinha

Coentro

Hortelã

1/2 colher de chá de páprica picante

1/2 colher de chá de bicarbonato

1/2 colher de chá de cominho

Sal

Pimenta

1 colher de sopa de gergelim tostado

 

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes dentro do processador e bata por alguns segundos. A ideia é misturar os ingredientes mas ainda manter a consistência mais grosseira, com alguns pedaços do grão de bico.

Despeje em uma tigela, tempere com sal e pimenta e 1 colher de sopa de gergelim. Misture com uma colher. 

Faça bolinhas e leve para fritar na fritadeira sem óleo ou para assar no forno.

 

RENDIMENTO

10 bolinhas de falafel

 

DICA

Você odeia coentro? É só substituir por salsinha!

Esse salgadinho é preparado normalmente em óleo, frito, mas como hoje é dia da nossa #segundasemcarne em que fazemos receitas sem carne e mais leves, decidi preparar o falafel na fritadeira sem óleo. Você também pode fazer o falafel mais saudável levando as bolinhas para assar no forno a 180°C por aproximadamente 25 minutos.