SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BOLO DE FUBÁ COM ERVA DOCE

17 Jun 2019

Como contei no post NA FAZENDA COM CAUBI E BRU, uma das atividades programadas foi um delicioso Workshop Mão na Massa em que os convidados puderam preparar receitas para o café da tarde!

 

Uma das receitas escolhidas foi um Bolo de Fubá com Erva Doce.

 

Você também adora esse tipo de bolo para acompanhar um café?

 

Eu sou suspeita e gosto muito de bolos bem caseiros como bolo de milho, bolo de laranja e bolo de mandioca, mas meu preferido mesmo é esse de fubá com erva doce!

O bolo de fubá é uma das receitas mais gostosas da culinária brasileira tradicional. Ele é um dos símbolos do interior do nosso país e sempre agrada todo mundo, principalmente para acompanhar um cafezinho passado na hora.

 

A receita do bolo de fubá é simples e hoje em dia é recheada de variações, com acréscimo de goiabada, doce de leite, clássico ou cremoso.

 

Pois bem, o bolo de fubá tradicional é uma receita originalmente brasileira, com surgimento antigo e sem precisão de data e local, a receita foi disseminada Brasil afora pelos tropeiros e acabou ganhando o país todo.

 

O fubá é uma farinha de milho fininha que era muito utilizada na época do Brasil colônia em que a farinha de trigo era extremamente cara.

 

O fubá passou a ser o substituído mais barato do trigo e foi ganhando espaço sendo utilizado em diversas receitas. Neste bolo o fubá é o ingrediente principal e o resultado final é um bolo fofinho, macio e muito saboroso!

 

Papel e caneta na mão, é só anotar os ingredientes e o modo de preparo dessa receita!

INGREDIENTES

 

3 ovos

1 xícara de açúcar

2 xícaras de fubá

3 colheres de trigo

1/2 copo de óleo

1 copo de leite

1 colher de fermento

Erva doce

 

MODO DE PREPARO

 

É só colocar tudo no liquidificador, deixando de lado só a erva doce, e bater tudo! Quando a massa estiver homogênea, misture a erva doce na quantidade que preferir e despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC. Vá checando o ponto com um palito de dente, quando sair limpinho, seu bolo está pronto.

 

DICAS

 

Eu adoro o toque aromático da erva doce nesse bolo, mas se você não tiver ou não quiser usar, o bolo também fica uma delícia! Fofinho e quentinho acompanha super bem um café.