SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

MINHA EXPERIÊNCIA NO LE CORDON BLEU SÃO PAULO

23 Apr 2019

JÁ PENSOU EM ESTUDAR NA ESCOLA DE GASTRONOMIA MAIS RENOMADA DO MUNDO?

 

Sim, estou falando do LE CORDON BLEU e que você também pode ser um aluno do Instituto.

 

Se você me acompanha há mais tempo, sabe que aproveito minhas viagens de férias para Paris para conhecer e fazer alguns cursos no instituto de lá. Você pode ler o post em que conto minha experiência no instituto de Paris, clicando aqui.

 

Acredito que assim como todos os apaixonados por gastronomia, desde que o Instituto de São Paulo abriu as portas em meados de 2018, venho sonhado com a ideia de conhecer e estudar no instituto tão pertinho de nós!

 

E não é que o tão sonhado dia chegou?! 

 

Na última semana pude visitar o instituto e conhecer a fundo suas instalações, estrutura e é claro, participar de uma das aulas e quer saber mais? Ainda tive a oportunidade de perguntar tudo o que precisa saber para você também realizar esse sonho!

 

A aula escolhida foi a “Fusão das Cozinhas Brasileira e Francesa”, mas antes de falar como foi essa experiência, quero contar um pouco sobre a história do Le Cordon Bleu.

 

Você sabia que, ao contrário do que todo mundo pode pensar, o Le Cordon Bleu não surgiu através das mãos de um cozinheiro e sim de uma jornalista? Pois é, foi a francesa Marthe Distel a grande idealizadora de um projeto realizado em 1895 que mudou o mundo da gastronomia.

O projeto era uma revista culinária, que pouco tempo depois virou uma escola culinária, chamada “La Cuisinière Cordon Bleu”.

 

Em pouquíssimo tempo a escola passou a receber alunos estrangeiros até que em 1931, Rosemary Hume e Dione Lucas, alunos de Paris e orientandos do Chef Henri-Paul Pellaprat, abriram a “L´Ecole du Petit Cordon Bleu em Londres”. Dione também foi a responsável pela abertura do segundo instituto fora de Paris, em 1942 e dessa vez em Nova York, além de autora do primeiro livro do Instituto.

 

O reconhecimento do Le Cordon Bleu se intensifica a nível mundial através da unificação dos institutos de Londres e Paris como uma marca unida, além de diversas participações em filmes e programas de TV que mencionavam e davam maior visibilidade ao instituto.

 

De lá pra cá, aconteceram inaugurações de unidades nos mais variados locais do mundo como Japão, Sydney, Coreia, México, Nova Zelândia, Istambul, Tailândia, China e diversos outros até atingir o impressionante número de 35 escolas em cerca de 20 países ao redor do mundo.

Aproximadamente 20 mil alunos por ano estudam nos institutos e hoje quero te contar como foi ter conhecido a unidade de São Paulo e como também se tornar um aluno Le Cordon Bleu!

O Instituto possui alguns formatos de cursos que vão desde Cursos de Curta Duração até Certificados de Cuisine, de Pâtisserie, Boulangerie, além de certificados específicos de determinados países. Além de participar da aula, pude aproveitar a tarde no instituto para gravar e te contar sobre esses formatos de cursos e o que precisa saber sobre como estudar nos institutos. Para saber mais, clique nos links abaixo para ser redirecionado aos posts.

 

COMO ESTUDAR NO LE CORDON BLEU SÃO PAULO

 

COMO ESTUDAR NO LE CORDON BLEU INTERNACIONAL

 

Como disse, existem outros dois posts que incluem até mesmo vídeos explicativos sobre cada formato de estudo no Le Cordon Bleu e por isso neste post aqui, te contarei como foi a experiência fazendo um CURSO DE CURTA DURAÇÃO.

 

O Le Cordon Bleu São Paulo possui diversas opções de Gourmet e Cursos de Curta Duração com aulas que vão de 3 a 6 horas, além de uma Oficina de Pães com duração de 2 dias. E o que acho mais incrível desses cursos é que eu, você e todos os apaixonados pela gastronomia podem fazê-los! Os cursos são rápidos, acessíveis e só exigem que você tenha mais de 18 anos e tenha completado o ensino médio para cursá-los.

O difícil é escolher entre um só curso com tantas opções incríveis como Os segredos dos Éclairs, Macaron, Oficina de Tortas e Quiches, Dessert à l´assiette, especiais Dia das Mães e Dia dos Namorados e muitos outros! 

 

Como sou apaixonada pela cozinha francesa, não pensei duas vezes e escolhi o curso “Fusão das Cozinhas Brasileira e Francesa” como meu primeiro curso no instituto de São Paulo, mas fiquei curiosa, qual você escolheria como seu primeiro curso no Le Cordon Bleu?

 

Ah! E você pode fazer a sua inscrição pelo site do instituto ou na própria unidade. Quando a data do curso estava próxima, você vai receber um e-mail com um lembrete e também um aviso prezando a pontualidade e o cuidado com a higiene na cozinha, lembrando de comparecer com sapatos fechados, calça e blusa de manga comprida.

 

Pois bem, o grande dia chegou e lá fui eu realizar esse sonho de todos os amantes da gastronomia!