SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

COMO ESTUDAR NO LE CORDON BLEU INTERNACIONAL

23 Apr 2019

VOCÊ JÁ IMAGINOU ESTUDAR NO INSTITUTO DE GASTRONOMIA MAIS RENOMADO DO MUNDO?!

 

Pois hoje vou fazer você não apenas se imaginar como aprender tudo o que precisa saber para também se tornar um aluno Le Cordon Bleu!

 

Como contei no post MINHA EXPERIÊNCIA NO LE CORDON BLEU SÃO PAULO, participei de uma aula de Demonstração e Prática chamada “Fusão das Cozinhas Brasileira e Francesa” no instituto de São Paulo.

 

Além de participar da aula, tive a grata oportunidade de conversar com o Rafael Duarte, gerente de vendas e eventos e que representa as escolas do exterior aqui no Brasil.

 

 

 

Durante a conversa pude entender como funciona a estrutura do instituto, tirar dúvidas dos seguidores do meu Instagram e por fim, descobrir tudo sobre COMO ESTUDAR NO LE CORDON BLEU INTERNACIONAL.

 

Você também quer realizar esse sonho? Então quero te contar que durante a conversa, pude compreender que existem duas grandes formas de estudar nos institutos ao redor do mundo, sendo a primeira com os cursos de Certificação e a segunda através de Cursos específicos que estão disponíveis apenas em alguns países.

 

Hoje o Le Cordon Bleu conta com 35 Institutos localizados em aproximadamente 20 países e em todos eles os alunos podem encontrar os cursos de certificação que são divididos entre Diplôme de Cuisine e Diplôme de Pâtisserie.

 

O Diplôme de Cuisine é o programa mais abrangente de técnicas francesas clássicas em que os alunos aprendem todas as técnicas profissionais para progredir em diversas oportunidades de carreiras na gastronomia. O Diplôme de Cuisine pode ser concluído em 9 meses, ou em 6 meses na opção intensiva, e o programa é composto por três certificados: Basic, Intermediate e Superior Cuisine.

 

O Diplôme de Pâtisserie é uma das qualificações culinárias mais respeitadas do mundo em que os alunos aprendem todas as técnicas de pâtisserie com uma clássica equipe de treinamento formada por chefs com experiência em altos cargos nas melhores cozinhar do mundo e restaurantes com estrelas Michelin. O Diplôme de Pâtisserie pode ser concluído em 9 meses, ou em 6 meses na opção intensiva, e o programa é composto por três certificados: Basic Pâtisserie, Intermediate Pâtisserie e Superior Pâtisserie.

 

O Le Cordon Bleu ainda oferece o Grand Diplôme, diploma conquistado após a conclusão bem sucedida do Diplôme de Cuisine e do Diplôme de Pâtisserie, que podem ser cursados simultaneamente ao longo de 9 meses.

 

Vale ressaltar que cada um dos certificados pode ser realizado em um Instituto diferente então um aluno brasileiro pode iniciar seus estudos e obter o Certificado Basic Pâtisserie aqui no Brasil e fazer o Intermediate em Paris e o Superior em Londres, apenas como exemplo.

 

Já os cursos específicos são encontrados apenas em determinadas regiões e como exemplos podemos citar o Diploma de Culinária Espanhola em Madrid, o Diploma de Culinária Japonesa no instituto do Japão, Diploma de Culinária Mexicana no México e Diploma de Culinária Tailandesa na Tailândia.

 

Já imaginou fazer uma viagem para algum desses países e ainda poder estudar no Le Cordon Bleu?!

 

Além disso, em diversos institutos internacionais existem cursos em áreas diferentes como, por exemplo, o Diploma de Culinary Management na área de gestão e Certificados e Diplomas voltados para Vinhos, que podem ser feitos nos institutos de Paris e Londres, Certificado de Culinária Vegetariana em Londres, entre inúmeras outras opções disponíveis em diversos institutos internacionais.

 

Também repassei ao Rafael algumas perguntas que me enviaram pelo Instagram e aproveitarei para deixar as respostas aqui, quem sabe não esclarecemos alguma dúvida sua também?!

- Existem bolsas de estudo para o Le Cordon Bleu? Esporadicamente ocorre a abertura de vagas para bolsas de estudo nos institutos internacionais, porém são parciais e eventuais.

- Qual o idioma falado nos cursos? Cada instituto tem a sua particularidade, mas em sua maioria as aulas são ministradas no idioma local (francês, japonês, espanhol) com a tradução simultânea para o inglês. Vale mencionar também que cada instituto possui suas regras sobre o nível de domínio do inglês e por isso é importante acionar o contato brasilinternacional@cordonbleu.edu para esclarecimento das exigências locais.

- Existe algum pré-requisito para estudar no Le Cordon Bleu? Em termos de conhecimento gastronômico, não existe nenhuma exigência, a não ser idade mínima exigida e ter concluído o Ensino Médio. Também não existe processo seletivo ou qualquer tipo de concorrência para a vaga. Porém, novamente é essencial entrar em contato com o Instituto para verificar possíveis exigências regionais como questões relativas a passaportes, vistos e acomodações, que podem influenciar no momento da matrícula.

- Os professores são muito exigentes? O Instituto Le Cordon Bleu é reconhecido mundialmente por formar os melhores profissionais e para tanto, é essencial que os professores avaliem de maneira detalhada não apenas a entrega do prato mas como o tempo em que foi preparado, o uso das técnicas desenvolvidas, a organização, higiene e limpeza na cozinha, portanto o nível de exigência é alto e essencial para a boa aprendizagem do aluno.

- Como se inscrever nos cursos? Todo o processo para inscrição em qualquer um dos 35 institutos internacionais pode ser iniciado através dos contatos brasilinternacional@cordonbleu.edu e (21) 99716-6110.

 

E agora que você já possui todas essas informações, basta entrar em contato no e-mail ou telefone abaixo e se programar para ser um estudante LE CORDON BLEU INTERNACIONAL!

 

Contato para maiores informações e inscrição em cursos nos institutos internacionais:

brasilinternacional@cordonbleu.edu

(21) 99716-6110