Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

LASANHA DE PALMITO E COGUMELO

9 Apr 2019

Semana passada aproveitei que achei no mercado Shimeji fresco e comprei várias bandejinhas para criar algumas receitas deliciosas.

 

Preparei um RISOTO DE COGUMELO SHIMEJI que ficou espetacular! Você pode ver a receita clicando aqui.

 

Pois bem, ainda tinha uma bandeja de cogumelo shimeji aqui em casa e decidi preparar uma receita incrível que fazia tempo que estava querendo experimentar: LASANHA DE PALMITO E SHIMEJI!

 

Como disse no post da semana passada, existem diversos tipos de cogumelos sendo os mais facilmente achados no Brasil o champignon, o shitake, o portobello e o shimeji, nosso escolhido da vez.

 

O Champignon é a mesma coisa que Paris e Paris é a mesma coisa que Champignon. Isso mesmo, o cogumelo que a gente compra em conserva para fazer o estrogonofe atende na verdade pelo nome completo de Champignon de Paris. Tem coloração branca, é vendido fresco ou em conserva e fica delicioso se usado em sopas, saladas e no tradicional estrogonofe.

 

O shitake é um tipo que a gente encontra com mais facilidade na forma desidratada do que fresca. Também precisa de cozimento para servir, tem uma textura e cheiro mais intenso e amadeirado e é perfeito para o preparo de molhos cremosos para massas.

 

O portobello Um dos maiores tipos de cogumelo, o portobello tem textura mais grossa e é bem mais robusto que os demais. Por conta de seu tamanho, é o tipo mais usado para hambúrgueres vegetarianos ou para grelhar em churrascos.

 

E por fim, o shimeji é o mais conhecido na culinária japonesa, precisa ser consumido sempre cozido, pois tem sabor amargo. Na verdade existem vários tipos de cogumelos que são chamados de shimeji, alguns com coloração branca, outras com coloração preta, sendo todos eles perfeitos para servir como acompanhamento apenas salteados na manteiga.

 

Já tinha preparado uma lasanha com massa feita em casa e como recheio, um creme de cogumelos e fazia tempo que queria preparar uma versão mais leve, para tanto escolhi o palmito como ingrediente principal e intercalei camadas de palmito e camadas de shimeji para uma lasanha simples, rápida e deliciosa!

INGREDIENTES

1 bandeja de cogumelo shimeji

1 vidro de palmito

Azeite

½ cebola picada

1 dente de alho picado

Cheiro verde picado

1 caixinha de creme de leite

150 gr de queijo parmesão ralado

Sal

Pimenta

 

MODO DE PREPARO

Comece fatiando o palmito. Você pode cortar em rodelas ou em fatias, da forma como se encaixar melhor no recipiente que irá servir. Reserve.

Em uma panela aqueça um fio de azeite e doure a cebola. Em seguida, coloque o alho e doure. Adicione o cogumelo shimeji e deixe refogar. Tempere com sal e pimenta e coloque o creme de leite. Deixe cozinhar até engrossar.

Desligue o fogo e adicione o cheiro verde picado.

Para a montagem coloque uma camada do palmito, cubra com o recheio de shimeji, coloque um pouco de queijo ralado e inicie uma nova camada de palmito. Repita até finalizar os ingredientes. Finalize com o queijo ralado e leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 25 minutos ou até o queijo dourar.

 

RENDIMENTO

4 porções pequenas

 

DICAS

Eu usei o palmito comprado em vidros de conserva mesmo, mas se achar em sua cidade pode comprar as versões em folhas ou ele in natura, podendo cortar como se fosse realmente uma folha de lasanha.