SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

HAMBÚRGUER COM MAIONESE DE ABACATE E TEQUILA

12 Apr 2019

Quem me segue no Instagram viu que nos dias 16 a 19 de fevereiro aconteceu a 38ª Abup, uma das maiores feiras de decoração, mesa posta e utilidades do Brasil. Estive por lá mostrando nos stories todas as novidades incríveis e uma das marcas que mais chamou atenção de todo mundo foi a Michel Design Works no stand da Anova Trade.

 

Eu sou completamente apaixonada pelos produtos da Michel e quem me acompanha sabe que essa é uma das grandes marcas parceiras que tenho por aqui. O stand da Anova Trade, importadora exclusiva da marca Michel Design Works, é sempre um destaque na Abup, com produtos de extremo bom gosto, qualidade e beleza e nesta feira, não seria diferente.

 

Mas devo admitir que dessa vez a marca realmente surpreendeu com tantas estampas novas e incrivelmente deslumbrantes! Dentre os inúmeros produtos que mostrei pelos stories, um deles chamou muita atenção e por isso decidi usá-lo para criar uma receita diferente por aqui.

 

O produto é a Bandeja Vanity da Coleção Pink Cactus que, como o nome já diz, possui uma estampa repleta de cactos, as famosas suculentas que tem ganhado cada vez mais espaço em nossos jardins, casas e agora, em nossas mesas!

De algum tempo pra cá, as suculentas têm sido utilizadas nas mais variadas decorações e deixaram de ser vistas apenas como itens de ambientes externos para adentrar as casas e compor estantes, aparadores, cantinhos do café e até mesmo as mesas de jantar.

 

E essa mudança aconteceu, pois passamos a ver à venda cada vez mais suculentas ao invés de apenas cactos cheios de espinhos como antigamente.  Cactos e suculentas são plantas da mesma família, mas com características diferentes.

 

CACTOS

O nome deriva de “káktos” que em grego significa “planta espinhuda”. Esses espinhos servem como proteção da espécie a qualquer ataque de animais herbívoros e também como captador de gotas de orvalho como fonte de água.

Os cactos não possuem folhas, apresentam espinhos, podem ter os mais variados tamanhos e armazenam água apenas no caule. São nativos de regiões áridas, suportam muito bem o sol e por isso precisam de pouquíssima quantidade de água para sobreviver.

 

SUCULENTAS

Já as suculentas são caracterizadas justamente por conter e reter grande quantidade de água em seu interior.

As suculentas também são originarias de regiões secas e desérticas, mas, diferente dos cactos, armazenam água em seus órgãos, possuindo caules, folhas ou raízes grossos e ricos em água, que conferem o aspecto mais robusto característico das suculentas.

 

E você pensa que acabou? Que nada, tem mais uma espécie que é parente dos cactos e das suculentas que, apesar de dar origem à algo muito famoso, é pouco conhecida pelo nome.

 

Estou falando do AGAVE!

O agave é uma planta com folhas em formato de espadas longas e podem ser catalogadas como uma variedade de suculenta. É bastante fibrosa, tem crescimento lento e assim como os “primos” cactos, não precisam de muita rega de água.

 

A planta possui nutrientes capazes de ajudar a saúde de diversas maneiras, contando com propriedades anti-sépticas, antiinflamatórias, combatendo o colesterol alto, possui cálcio, ferro e fibras que promovem a digestão.

 

E lembra que falei que o agave dá origem a algo muito famoso? Pois bem, é do agave que a TEQUILA é produzida!

 

Apesar de ser utilizada desde os astecas como uma planta medicinal, ganhou fama mundial por conta de seu papel na produção da bebida mais popular do México. No país, inclusive, há uma concentração das principais fábricas da bebida do mundo numa cidade a 60 Km de Guadalajara chamada “Tequila”.

 

A planta do agave pode demorar de 7 a 10 anos para amadurecer e o indicativo de que isso ocorreu, é o nascimento de uma flor em seu corpo. A flor é retirada, a planta é colhida e a raiz, que se parece com um abacaxi, é a matéria prima usada para a produção da tequila.

 

O processo de produção é bastante complexo e envolve o cozimento do agave em grandes fornos, moagem das raízes, fermentação, destilação e, por fim, armazenagem. Para a produção de tequilas diferentes que as tradicionais brancas, é necessário armazenar a bebida em tonéis de carvalho e a partir de 2 meses, a tequila já ganha o título de “repousada”.

 

E adivinhe só que ingrediente especial escolhi para usar a tal Bandeja Vanity Pink Cactus da Michel Design Works que fez tanto sucesso por aqui?

 

A Tequila, é claro!

 

Assim que vi essa bandeja repleta de cactos e suculentas, imaginei uma deliciosa receita com referências mexicanas e uma boa dose de tequila para acompanhar.