SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BOLO DE PALHA ITALIANA

21 Mar 2019

Você sabia que a Palha Italiana não é da Itália?

 

Pois é, o doce que têm ganhado cada mais espaço em bistrôs e confeitarias e que possui sobrenome estrangeiro tem origem bem aqui, no Brasil!

 

Reza a lenda que a inspiração de criação da palha italiana veio de outra receita, esta sim com origem na Itália. Tido como o primo estrangeiro da palha, o salame di cioccolato se caracteriza por ser exatamente a tradução literal de seu nome – um salame de chocolate.

 

O salame di cioccolato pode levar alguns ingredientes extras como amêndoas, nozes, avelãs, frutas e conhaque, mas em sua versão tradicional e original, é preparado com chocolate e biscoito, exatamente os mesmos ingredientes da nossa palha italiana.

 

O doce italiano é característico das regiões de Emilia Romagna e Piemonte e também é muito apreciado por toda a Europa, sendo facilmente encontrado em padarias e confeitarias de Portugal e da França.

 

Conta-se que alguns imigrantes italianos que residiam no sul do Brasil decidiram preparar uma versão do salame di cioccolato e, para tanto, tiveram que adaptar a receita usando o que tinham de disponível por aqui. Por conta da escassez de tipos de castanhas e oleaginosas, decidiram preparar a versão da receita usando apenas os dois ingredientes principais: chocolate e biscoito.

A bolacha petit-beurre foi substituída pela bolacha maizena e o chocolate substituído pelo tradicional, e também brasileiro, brigadeiro.

 

Sim, o brigadeiro também é legitimamente brasileiro!

 

A receita de brigadeiro foi criada em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, época em que o Brasil estava em campanha para eleição de um novo presidente. 

Um dos candidatos, o militar com patente de “Brigadeiro” Eduardo Gomes, tinha um slogan bem interessante: "Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro." 

 

O brigadeiro (o militar, não o doce), como é de se imaginar fazia sucesso entre as mulheres que começaram a promover festas em função da campanha do candidato. 

As eleitoras resolveram criar um doce para ser vendido nesses encontros e misturaram leite condensado com manteiga e chocolate. A mistura deu super certo e o doce ficou conhecido como "o doce do brigadeiro".

 

O docinho fez sucesso, mas ainda assim o militar não foi eleito. Logo após as eleições o nome foi abreviado, ficando conhecido apenas como "brigadeiro" e espalhou-se pelo país virando uma paixão nacional!

 

Não é de se espantar que os imigrantes italianos tenham escolhido essa deliciosa e típica receita brasileira para usar no preparo da versão do salame de chocolate. A mistura de brigadeiro com bolacha maizena deu certo e os imigrantes precisavam de um nome para batizar a receita.

 

Escolheram “palha” em homenagem à casca das amêndoas que os italianos retiram das castanhas para o preparo do salame. Ao friccionar as castanhas, suas cascas – por lá chamadas de palhas – se soltam, revelando as deliciosas e crocantes oleaginosas.

Já que sobrenome do doce “italiana” veio da própria origem daquela comunidade que havia criado a receita como forma de homenagem à seu país de origem.

 

Não é incrível saber a origem do que apreciamos, gostamos e principalmente, comemos?

 

Realmente acredito que conseguimos ter uma experiência completa no que diz respeito à gastronomia quando conhecemos a história das receitas. Aposto que na próxima vez que for apreciar uma palha italiana, você se lembrará dessa história e agradecerá pelos imigrantes italianos que decidiram trazer suas origens para dentro das cozinhas e mesas brasileiras!

Como você já sabe, eu adoro mesclar referências antigas com toques modernos e foi por isso que decidi preparar uma receita especial para unir todos esses elementos em um prato só!

Escolhi a palha italiana como referência para a base da minha receita, mas decidi inovar na hora da montagem e apresentação. Ao invés de preparar uma receita mais baixa e fininha, decidi preparar camadas intercalando brigadeiro e bolacha para criar uma receita alta e grandiosa. O resultado final foi um Bolo de Palha Italiana de encher os olhos com suas belas e apetitosas fatias.

Como referência antiga, além de usar a própria receita do salame de chocolate em que as fatias do doce são mais grossas, investi na apresentação da receita em produtos com uma estampa que muito me lembra o estilo “vintage”.

 

Escolhi a Coleção Garden Melody da Michel Design Works para servir meu Bolo de Palha Italiana e a combinação foi muito harmoniosa.

Michel Design Works é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade e os produtos são de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.

 

A coleção Garden Melody é repleta de produtos como pratos, bandejas, aventais e guardanapos num tom azul claro com flores e pássaros reunidos em uma estampa extremamente delicada, sensível e muito charmosa. A combinação dos elementos da estampa me remete imediatamente às casas de chás e cafés de antigamente, trazendo um toque saudoso e vintage para o prato moderno.