SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

PÃO NA CHAPA COM REQUEIJÃO NA ENTRADA OU NA SAÍDA?

26 Feb 2019

Pão na Chapa com Requeijão na Entrada ou na Saída?

 

Se você não entendeu nada, vem cá que eu explico.

 

Até pouquíssimo tempo eu não entendia que raios significava pedir o pão com manteiga ou requeijão na entrada ou na saída. Talvez por não ter o costume de comer pão no café da manhã ou talvez por simplesmente nunca ter visto isso em nenhuma lanchonete na minha cidade, fato é que tive contato com a tal receita enquanto trabalha num escritório de advocacia em São Paulo.

 

Na capital tive a sensação de que o pão na chapa era indispensável na rotina matinal, assim como uma boa xícara de café.  A regra é clara: antes de começar a trabalhar, todo mundo deve fazer uma pausa na lanchonete (ou no boteco) para pedir seu café e seu pão na chapa.

É quase como um ritual diário que jamais pode ser interrompido.

 

E eu, que não queria ficar para trás, tratei de experimentar o combo café + pão na chapa para entender o que de tão especial tinha naquela rotina.

 

Até aí, tudo bem. O problema foi quando o chapeiro me perguntou “requeijão na entrada ou na saída” e eu fiquei com cara de “queeeeeeeeee?”.

 

Acho que a expressão de dúvida foi tão nítida que ele logo tratou de me explicar:

 

- “Na entrada” é quando se passa o requeijão antes de levar o pão na chapa

- “Na saída” é quando se leva o pão na chapa e com ele quente, se passa o requeijão por cima

Confesso que na hora me senti meio caipira por não conhecer as expressões, mas o cara foi tão simpático que a vergonha logo passou e deu espaço para uma alegria sem fim de conhecer uma das coisas mais deliciosas do mundo!

 

Ah! Se você ainda não entendeu, minha escolha foi o pão na chapa com requeijão na entrada!

O requeijão fica cremoso na parte de dentro e crocante na parte de fora, com uma casquinha irresistível e muito saborosa.

 

Depois dessa primeira experiência com a receita, apreciei mais algumas vezes na lanchonete próxima do escritório em que eu trabalhava, mas depois que sai de lá, acabei esquecendo dessa maravilha.

 

De uns meses pra cá, tenho visto muitas (mas muitas MESMO) pessoas postarem nos Instagram suas versões caseiras de pão na chapa com requeijão, coisa que até então nem imaginava fazer já que achava que por conta da chapa, da temperatura, enfim, jamais ficaria igual aos de padaria.

 

Eis que hoje decidi preparar a receita em casa para tirar logo da dúvida se ficava mesmo bom e o resultado foi um incrível, crocante e delicioso PÃO NA CHAPA COM REQUEIJÃO NA ENTRADA!

INGREDIENTES

1 pão francês

2 colheres de requeijão

 

MODO DE PREPARO

Corte o pão ao meio e passe o requeijão na parte de dentro. Eu passei 1 colher de sopa bem cheia em cada metade, mas você pode colocar mais se quiser. Esquente uma frigideira e quando estiver muito quente, coloque as metades do pão viradas com o requeijão para baixo.

Não mexa e espere até que as bordinhas comecem a ficar douradas, indicando que o requeijão está tostado.

Retire e aproveite!

 

RENDIMENTO

2 porções

 

DICAS

Eu adorei essa versão apenas com o requeijão, mas já ouvi falar que também fica gostoso preparando em duas etapas, primeiro passando uma fina camada de manteiga e levando para dourar e depois passando o requeijão e levando novamente para a frigideira.

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo