Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

A MOAGEM CORRETA PARA CADA EXTRAÇÃO DE CAFÉ

27 Feb 2019

Que o café tem o maravilhoso poder de proporcionar energia para um ótimo começo de dia, todo mundo já sabe. Que a bebida é a segunda mais consumida aqui no Brasil, perdendo apenas para a água, também já é de conhecimento de todos, já que é impossível passar um dia de trabalho sequer sem que alguém ofereça a você uma xícara da bebida ou lhe convide para uma reunião despojada do tipo “vamos marcar um café?”.

 

Agora, pouca gente sabe que, para se apreciar um café de maneira completa, é essencial que a moagem dos grãos seja feita na hora. Isso mesmo, uma das principais sensações relacionadas ao prazer de se apreciar um café – a sensação olfativa – é extremamente prejudicada e diminuída quando a bebida é feita com um pó moído há muito tempo, e é por esse motivo que a recomendação é que você moa o seu café apenas quando for tomá-lo. Oliver Strand, autor da coluna Ristretto no New York Times, afirmou que se você não moer o seu café imediatamente antes da extração, jamais conseguirá experimentar todo o potencial que a bebida tem para oferecer.

 

A explicação é bastante simples: os grãos de café possuem inúmeros óleos essenciais, notas e aromas que são extremamente voláteis, ou seja, que se dissipam logo que entram em contato com ar. A casca do café funciona quase que como uma capa protetora, ajudando a armazenar o aroma e sabor. Quando o grão é moído, essa capa é quebrada e tudo de melhor do café é liberado: seus melhores aromas, óleos e sabores, e é exatamente por esse motivo que uma das melhores sensações de quem aprecia café é o cheirinho do grão moído na hora.

 

Por serem sensíveis e voláteis, todas essas notas perdem força e intensidade à medida que passa o tempo da moagem dos grãos. Além disso, com o aumento do contato com o ar, o café oxida rapidamente, perdendo muitas características originais de sua composição. Impressionante, não é mesmo?

E não pense você que encontrará alguma dificuldade para reproduzir essa experiência na sua casa! Hoje vou contar como moer seus grãos em casa de forma simples e rápida, usufruindo da experiência completa de se apreciar um café. Para moer os grãos de café em casa, utilizo o moedor elétrico da Bialetti. A marca é referência no universo dos cafés e possui uma rica linha de produtos líderes em vendas e design em todo o mundo.

 

Mundialmente conhecida pelo “homenzinho de bigode” estampado em suas cafeteiras, a Bialetti possui uma linha de eletroportáteis que conta com um moedor elétrico super prático, que se destaca como o moedor de grãos mais indicado para a moagem de café para consumo na hora. O produto possui um manuseio extremamente simples, com o botão “liga/desliga” cuja luz se acende durante o uso e que deve ser mantido apertado durante a moagem, facilitando a produção do café em sua forma mais completa.