Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

COMO FAZER MOLHO BECHAMEL

5 Feb 2019

Hoje é dia de falar sobre um molho muito especial. Um queridinho da gastronomia que serve como base para uma infinidade de outras receitas...

 

Vamos falar sobre o MOLHO BECHAMEL!

 

Esse tradicional molho tem origem francesa e é feito basicamente do cozimento de farinha de trigo com manteiga e acréscimo de leite.

 

Parece simples né? Mas o que tem de dúvidas sobre o preparo dessa receita é impressionante e hoje estou aqui para desvendar todos os mistérios para preparar um autêntico molho bechamel!

 

O bechamel é o certamente o molho 1001 utilidades. Pode ser usado como molho para massas recheadas, em lasanhas, em gratinados, como base para outras receitas como sopas, cremes, tortas e possui uma infinidade de versões com ingredientes e modos de preparo diferentes.

 

Acho muito bacana criar nossas próprias versões de receitas e acredito que a gente só consegue passar para essa fase depois de conhecer, experimentar e testar suas versões originais e é por isso que a receita que repassarei hoje aqui é do mais tradicional molho bechamel.

 

Bom, como uma infinidade de receitas clássicas, a origem precisa do molho bechamel é nebulosa, mas segundo conta a lenda, o molho foi criado por François Pierre de la Varenne, chef do marquês d´Uxelles,  em homenagem à Louis de Béchamel. Louis foi Chefe do Palácio do rei Louis XIV, rei da França muito amigo do primeiro grande chef do mundo, Marie-Antoine Carême.

 

Marie-Antoine Carême por sua vez teve a oportunidade de provar o molho na companhia do rei Louis XIV e tratou de produzir sua própria versão que foi catalogada e responsável pela oficialização da existência da receita.

 

E agora que já sabemos das histórias que permeiam o molho bechamel, vamos à parte prática?!

O grande segredo de como fazer um molho bechamel está em seguir o passo a passo cuidadosamente e seguir estritamente as quantidades indicadas dos ingredientes. Se fizer isso, te garanto que seu molho dará certo!

 

Como disse, acho importante conhecermos as versões tradicionais das receitas para depois incrementarmos com nossos gostos pessoais e, portanto, a receita de hoje é a versão mais clássica de molho bechamel. Tendo aprendido essa versão, você poderá incrementar com outros temperos e ingredientes conforme sua imaginação mandar!

INGREDIENTES

3 colheres de sopa de farinha de trigo

3 colheres de sopa de manteiga

1 litro de leite gelado

Noz-moscada

Sal

Pimenta

 

MODO DE PREPARO

O primeiro passo de um molho bechamel é preparar um roux. O roux é a mistura de farinha de trigo e manteiga usada para engrossar molhos, sopas e caldos. Vamos lá.

Em uma panela grande aqueça a manteiga. Assim que derreter, coloque a farinha de trigo e misture rapidamente usando uma espátula de silicone ou colher de pau. Em seguida, adicione o leite de uma só vez e troque a colher por um fouet.

Mexa até que comece a levantar fervura.

Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos mexendo de vez em quando.

Desligue e tempere com noz-moscada, sal e pimenta.

 

DICAS

Como a vida não é uma prova de programa de culinária, não se desespere se o seu molho empelotar! Isso pode acontecer por diferenças nas quantidades de ingredientes, pelo leite não estar tão frio ou pela falta de prática na hora de mexer o roux. Fique tranquilo e finalize seu molho. Quando terminar, coloque-o no liquidificador e bata por alguns instantes apenas para desempelotar.

Sempre que for fazer o roux (trigo + manteiga) utilize espátulas ou colheres de pau. Se usar o fouet (batedor de ovos) correrá o risco de juntar ingredientes dentro do utensílio, o que ajuda a empelotar o molho.