SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

RECEITA DE FUSILLI AO MOLHO DE COGUMELO

29 Jan 2019

Apesar de ser apaixonada por massas caseiras, a verdade é que alguns dias são tão corridos que sequer tenho tempo de sentar para comer com calma, imagine preparar minha massa para o almoço!

 

Eu realmente amo preparar a massa em casa e por aqui já dei várias receitas e dicas que você pode ver clicando nos links abaixo:

 

Como fazer Massa Fresca em Casa – para ver clique aqui

Receita de Fettuccine Alfredo – para ver clique aqui

Secagem e Armazenamento de Massas Frescas – para ver clique aqui

Dia Mundial da Massa – para ver clique aqui

 

Agora, para não passar semanas, e às vezes até um mês inteiro, sem comer massa acabo optando por comprar macarrões já prontos que podem ser preparados rapidamente nos dias corridos. Opto por versões mais leves como os macarrões de arroz e sem glúten para esses dias e dou aquela caprichada no molho para deixar a refeição mais especial.

 

Hoje decidi preparar um molho simples de cogumelo porcini para acompanhar meu macarrão de arroz e o resultado ficou espetacular!

 

Cogumelo é o nome dado às frutificações de alguns fungos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi. Os fungos obtêm alimento de alimentos vivos aos quais se associam e por isso estão normalmente ligados a troncos e árvores.

 

Muitos cogumelos são comestíveis e outros são altamente tóxicos e não devem ser ingeridos, é só garantir a compra em mercados e hortifrutis que não terá problemas.  

 

Se bem usados os cogumelos dão um sabor impressionante às receitas e vale a pena usá-los desidratados, frescos, em pratos quentes e em pratos frios. O segredo é nunca lavar os cogumelos, caso esteja usando o fresco. Eles são como esponja e se lavado, encherá de água e perderá todo o sabor. Use um papel toalha úmido para limpar os cogumelos antes do uso.

 

O cogumelo porcini é bastante intenso e é um dos meus preferidos para as receitas de casa. É vendido desidratado e pode ser achado em supermercados na área de temperos diferenciados ou junto com produtos japoneses.

 

Que tal anotar a receita dessa delícia e caprichar na massinha dessa semana?

INGREDIENTES

200 gr de macarrão de sua escolha

50 gr de queijo parmesão ralado

50 gr de cogumelo porcini

1 colher de sopa de creme de leite

Azeite

Sal

Pimenta

Cebolinha picada

 

MODO DE PREPARO

Coloque o cogumelo porcini dentro de um recipiente e cubra com água. Deixe hidratar por alguns minutos até dobrarem de volume. Retire e reserve os cogumelos e despeje a água utilizada para hidratar dentro de uma panela grande. Preencha o restante da panela com água e cozinhe o macarrão até obter o ponto al dente.

Retire o macarrão e escorra.

Em uma frigideira grande esquente um fio de azeite e coloque os cogumelos hidratados. Deixe refogar por alguns segundos e acrescente o macarrão cozido. Tempere com sal e pimenta, coloque o creme de leite e misture.

Finalize com a cebolinha e o queijo ralado.

 

RENDIMENTO

2 porções

 

DICAS

Usei pouco creme de leite, pois queria uma receita mais leve, mas se desejar por incrementar colocando maior quantidade de creme de leite ou até mesmo um pouco de requeijão cremoso.