SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

10 DICAS PARA UM CRÈME BRÛLEÉ PERFEITO

24 Jan 2019

Depois de passar mais uma temporada em Paris e pedir Crème Brûleé como sobremesa praticamente todos os dias, decidi acrescentar alguns itens a mais na minha lista de dicas para preparar um creme brulee perfeito!

 

Crème Brûleé é uma das sobremesas mais conhecidas e famosas do mundo. Nome em francês para “creme queimado”, ele é feito de creme de leite fresco, ovos, açúcar, baunilha e coberto com uma fina camada de açúcar queimado por um maçarico.

 

Apesar do nome ser francês, a origem desta receita é disputada por três países: França, Espanha e Inglaterra. A Espanha clama a origem do doce por lá chamado de Crema Catalana, em homenagem à região de Catalunha. A faculdade de Trinity em Cambridge, na Inglaterra, também reivindica a autoria da receita, por lá chamada de Burnt Cream.

 

Mas, fato é que o primeiro registro documentado e histórico de sua aparição foi na publicação do francês François Massialot “Le Nouveau Cuisiner Royal Et Bourgeois Ou Cuisinier Moderne”, de 1961. Até hoje, nenhum outro registro ou evidência histórica foi localizada, fazendo com que os franceses sejam os mais prováveis criadores dessa maravilha.

 

No filme francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, a protagonista prova que quebrar a casquinha dessa sobremesa é um dos maiores prazeres que a vida pode oferecer. O contraste entre a casquinha crocante com o interior macio e cremoso é realmente algo espetacular e difícil mesmo é achar alguém que não se encante em comer essa sobremesa.

Ao contrário do que muita gente pensa, preparar um crème brûleé perfeito não é tão difícil quanto parece. O grande segredo está em achar uma receita simples, clássica e que contenha um passo a passo detalhado para que nada dê errado na hora de preparar o doce.

 

Pensando nisso e inspirada pelas inúmeras vezes que me deliciei apreciando essa sobremesa em Paris, preparei uma lista com as 10 DICAS PARA UM CRÈME BRÛLEÉ PERFEITO!

 

1. Utilize ovos em temperatura ambiente. Para o sucesso de um crème brûleé é essencial que utilize os ovos em temperatura ambiente pois o frio excessivo muda as propriedades químicas do alimento, podendo prejudicar o bom andamento da receita na hora do preparo.

 

2. Cozinhe seu crème brûleé em banho maria. Essa sobremesa é muito delicada e para atingir a consistência ideal o cozimento deve ser feito de forma suave.

 

3. Utilize a menor temperatura de seu forno. Como a receita leva uma grande quantidade de gemas é importante manter uma temperatura baixa para evitar que eles cozinhem como um suflê ou um omelete.

 

4. Não se preocupe com o relógio. O cozimento do crème brûleé deve ser lento, algo em torno de 50 minutos, no mínimo.  

 

5. Escolha o creme de leite fresco. É essencial utilizar o creme de leite fresco para a receita já que é ele que possui a maior quantidade de gordura, algo em torno de 30 a 35%. Esse creme de leite não irá talhar e por isso pode ser utilizado em receitas frias ou quentes.

 

6. Utilize açúcar demerara ou mascavo para a casca. Para o preparo em si da receita pode utilizar o açúcar comum, mas na hora de finalizar e jogar a colher de açúcar para maçaricar, escolha o demerara ou mascavo. Esses dois tipos de açúcar são mais escuros e garantirão uma casquinha mais crocante e queimada.​

 

7. Prefira usar a fava da baunilha. Essa iguaria é um ingrediente extremamente especial e muito utilizado em diversas preparações culinárias ao redor do mundo. A baunilha é derivada das orquídeas do gênero vanilla, que tem frutas em forma de vagens. Pode variar de 5 a 22 cm de comprimento e, quanto maior, melhor. A fava de baunilha possui muitos e muitos pontinhos pretos na parte interna, o que garante seu aroma e sabor. Para uma receita clássica de Crème Brûleé, você deve utilizar a fava completa, para que o resultado final seja um creme cheio de pontinhos pretos que aromatizam sua receita. Mas, caso não seja possível, pode preparar a receita utilizando uma essência ou extrato de baunilha.

 

8. Use um ramekin raso. Para preparar um crème brûleé perfeito é essencial utilizar um recipiente (que chamamos de ramekin) condizente com a quantidade de creme preparado. Se usar um recipiente grande demais o creme demorará para assar e isso prejudicará a consistência final. Prefira um recipiente raso e de tamanho médio.

9. Compre um maçarico culinário. Existem algumas formas de queimar a casca sem o maçarico, mas certamente nenhuma garante o mesmo resultado. Em lojas de utensílios domésticos o maçarico é facilmente encontrado por preços extremamente acessíveis. Compre um e poderá utilizá-lo não só em seu crème brûleé, mas também para gratinar uma série de receitas que levem queijo.

 

10. Depois de pronto, não coma. Todo crème brûleé tradicional é servido e apreciado gelado, por isso assim que finalizar o cozimento leve os potes para a geladeira por no mínimo umas 4 horas para garantir uma consistência muito mais gostosa e cremosa. Se tiver tempo, prepare os cremes no dia anterior ao do serviço, ficam maravilhosos.

 

E agora que você já sabe todas as dicas e segredos para um Crème Brûleé perfeito, papel e caneta na mão para anotar a receita e preparar essa delícia em casa!

INGREDIENTES

500 ml de creme de leite fresco

5 gemas de ovos

4 colheres de sopa de açúcar

1 fava de baunilha (ou 2 colheres de chá de essência de baunilha)

1 colher de sopa de açúcar demerara ou mascavo

 

MODO DE PREPARO

Despeje o creme de leite em uma panela e reserve. Abra a fava de baunilha, cortando no sentido longitudinal, de uma ponta até a outra. Raspe todas as sementes com a ajuda de uma colher e coloque junto na panela com o creme de leite e a fava cortada. Leve ao fogo até ferver, retire a fava cortada e desligue.

Bata as gemas com o açúcar usando um fouet até que tenham ficado mais clarinhas. Aos poucos, adicione o creme de leite fervido a esta mistura de gemas e açúcar. Vá mexendo devagar até ficar homogênea. Despeje o conteúdo em 4 ramekins e leve em uma assadeira em banho maria no forno mais baixo que tiver (na maioria dos fornos, a 150° C) por, aproximadamente, 1 hora.

Retire do forno e leve para a geladeira por algumas horas. Isso vai garantir que seu Crème Brûleé fique consistente e saboroso.

Quando for comer, polvilhe o açúcar demerara ou mascavo por cima do creme e queime com a ajuda de um maçarico. Agora é só se deliciar!

 

RENDIMENTO

4 porções

 

DICAS

Se tiver usado essência de baunilha, não precisa ferver o creme de leite. Os franceses costumam deixar o Crème Brûleé descansar na geladeira por 12 horas, fica muito mais saboroso. Faça no dia anterior ao que pretende servir para que a receita fique ainda mais incrível!