SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

RECEITA DE PAÇOCA DE CARNE NA LATA

23 Jan 2019

Quem me acompanha no Instagram sabe que em uma viagem recente à Brasília pude experimentar diversos pratos da culinária brasileira que nunca sequer tinha ouvido falar!

Entre eles um me chamou muita atenção, a Paçoca de Carne.

 

Eu sou completamente apaixonada pelo doce de amendoim que também chamamos de paçoca e é lógico que assim que vi o mesmo nome para um prato salgado corri experimentar para conhecer.

A tal paçoca de carne não apenas me surpreendeu como me conquistou!

 

Presente no Nordeste nas tradicionais festas juninas, no Norte com a produção em Roraima da maior paçoca (que pesa mais de 500kg), no Sudeste com festivais em São Paulo e Minas Gerais voltados apenas para o prato e Sul com o acréscimo de pinhão à receita, o prato tem origem indígena e é considerado tipicamente brasileiro.

 

O termo “paçoca” vem do tupi pa´soka que advêm da junção de “paba” e “soka” e que designa o modo de preparo de antigamente: colocando a farinha de mandioca com carne em um moinho.

Tradicionalmente a paçoca é feita com farinha de mandioca e carne seca, mas pensando em toda essa mistura boa de que é feito nosso país decidi preparar uma versão de Paçoca de Carne na Lata!

 

A carne na lata é um alimento muito típico da região de Minas Gerais e consiste em uma carne preservada de maneira similar ao confit, em que o ingrediente é cozido em sua própria gordura.

O processo de produção é com o cozimento ou fritura da carne de forma lenta e em sua própria gordura, seguido do armazenamento em uma lata para conservação e preservação do alimento. Longe de umidade excessiva e bem lacrada, a lata conserva a carne por até 1 ano em temperatura ambiente!

 

Utilizei a mais tradicional, feita de carne de porco, para a minha receita de hoje e já que estava animada, usei duas farinhas diferentes para a produção: farinha de mandioca e farinha de tapioca.

 

O resultado? Simplesmente espetacular e posso dizer que a receita já virou minha “farofa incrementada” preferida!

INGREDIENTES

50 gr de bacon em cubinhos

1 banana da terra cortada em cubinhos

100 gr de carne na lata desfiada

1/2 cebola picada

1 dente de alho picado 

100 gr de farinha de tapioca 

100 gr de farinha de mandioca

2 colheres de sopa de manteiga de garrafa 

Cheiro verde picado

Pimenta biquinho 

Sal

Pimenta

 

MODO DE PREPARO

Em uma frigideira grande coloque o bacon cortado em cubinhos e deixe dourar. O próprio bacon já soltará gordura e por isso não é necessário colocar azeite ou manteiga para refogar. Adicione a carne na lata desfiada e espere refogar por alguns segundos.

Adicione a banana da terra cortada e deixe dourar.

Em seguida, coloque a cebola picada e quando estiverem transparentes, coloque o alho picado.

Adicione a farinha de mandioca e misture. Adicione a farinha de tapioca e misture.

Coloque a manteiga de garrafa para garantir uma consistência bem úmida em sua farofa. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta e finalize com cheiro verde e pimenta biquinho.

 

RENDIMENTO

4 porções

 

DICAS

Não deixe a banana refogar  muito tempo para que ela mantenha a consistência mais firme.