SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BOLO DE CACAU COM BRIGADEIRO

25 Feb 2019

Quem acompanha as receitas por aqui já percebeu que sempre tento manter uma alimentação saudável, mas sem exageros.

 

Acredito que tudo na vida precisa de equilíbrio e a alimentação não ia ficar de fora dessa regra.

 

Por aqui faço receitas fit, mas também adoro receitas fat e tento equilibrar tudo com muita praticidade. De nada adianta preparar uma receita leve que não tem nenhum sabor, não é mesmo?

 

Pois bem, uma das coisas que mais me ajudam na hora de manter esse equilíbrio é a troca de alguns ingredientes que fazem toda a diferença no resultado final da receita.

 

Ao invés de usar a farinha de trigo comum para o preparo da receita, substituo-a por farinha de arroz, deixando o prato muito mais leve.

 

Retiro o açúcar da receita e o substituo por xylitol, um adoçante natural que faz exatamente o mesmo efeito adoçando o prato com muito menos calorias.

Esses são apenas alguns dos exemplos de substituições que faço por aqui para manter um cardápio de receitas prazeroso, nutritivo e leve no dia a dia.

 

Um outro exemplo de algo que já troquei há muito tempo aqui em casa é o chocolate em pó pelo cacau.

  

Com a explosão do mundo fitness o cacau ganhou espaço e passou a ser utilizado em praticamente todas as receitas desse universo, mas apesar de ter ficado famoso pouca gente seus verdadeiros benefícios e propriedades.

 

O cacau é um fruto do cacaueiro, uma árvore perenefólia pertencente à família da Malvaceae e originária da Bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. Em ambientes de grandes florestas essa árvore pode atingir até 20 metros de altura.

O cacau é a principal matéria prima para o chocolate, feito a partir de sua torra e moagem das amêndoas secas em processo que pode ser feito de forma industrial ou caseiro.

 

Era considerado pela civilização maia um alimento sagrado e era ofertado aos deuses daquela civilização. Mas nessa época não se fazia do cacau o nosso conhecido chocolate e sim uma bebida de sabor amargo e apimentado que muitas vezes era servida junto com o café.

 

No Brasil o cacau foi cultivado primeiramente na Amazônia, passou para o Pará até chegar na Bahia, onde melhor se adaptou ao clima, solo e ambiente marinho. A Bahia é o maior produtor de cacau do Brasil, representando 95% da produção do país.

Mesmo com essa grande produção, o Brasil ocupa apenas o quinto lugar na produção de cacau do mundo, sendo a Costa do Marfim o maior produtor, com aproximadamente 41% do mercado global.

 

Dito isso, chegamos ao que realmente nos interessa. Afinal de contas, quais os benefícios de se consumir o cacau?

 

Vamos lá:

 

1. O cacau lidera a lista de alimentos com maior teor de antioxidantes, ganhando inclusive do vinho tinto e do chá verde;

2. Possui uma substância chamada fenetilamina, que age em nosso cérebro melhorando nosso humor. Além disso, o cacau aumenta a endorfina e por isso nos sentimos bem e consequentemente, mais felizes;

3. Ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, além de minimizar os riscos de formação de coágulos;

4. Previne o envelhecimento precoce, inclusive por exposição ao sol;

5. Auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo;

6. Possui cromo, manganês e cobre, poderosos agentes benéficos do sangue;

7. Ajuda a controlar a ansiedade;

8. O cacau possui flavonóides que possuem funções vasodilatadoras que fazem com que o ingrediente possua ação anti-inflamatória;

9. As catequinas encontradas no cacau fazem com que uma das enzimas responsáveis pela elevação da pressão seja inibida e por isso ajuda no controle da pressão arterial;

10. Possui infinitas calorias a menos se comparado com o chocolate em pó. Para se ter uma ideia, 1 colher de sopa de cacau em pó tem algo em torno de 12 calorias enquanto que a mesma medida de chocolate em pó atinge o número de quase 40 calorias.

 

Por esses motivos escolhi esse ingrediente para ser a estrela principal da minha receita de hoje! Um delicioso BOLO DE CACAU COM BRIGADEIRO tão fofinho e macio que vai fazer você mudar de ideia e também trocar chocolate por cacau aí em sua casa!

Decidi preparar um bolo recheado com o brigadeiro e para combinar com o belo resultado final, usei a coleção Bird Song da Michel Design Works para o serviço do bolo.

A coleção Bird Song é repleta de beija-flores, pássaros e flores que deixam os produtos coloridos e alegres com sofisticação e elegância. A coleção conta com guardanapos, bandeja, luva e pega prato quente e ainda trilho de mesa e pratos, itens escolhidos para a minha mesa de hoje.

A Michel Design Works é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade e os produtos são de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.

 

Como o bolo de cacau é escuro, os produtos da Michel trouxeram um toque colorido todo especial e mudaram por completo a apresentação final da receita!

INGREDIENTES

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de açúcar mascavo

½ xícara de cacau em pó

1 ovo

½ xícara de óleo

1 xícara de leite

1 colher de sopa de fermento em pó

100 gr de chocolate em barra meio amargo

1 colher de sopa de azeite

1 caixinha de creme de leite

 

MODO DE PREPARO

No liquidificador ou no mixer coloque o leite, o óleo e o ovo e bata. Em seguida acrescente o trigo, o açúcar, o cacau, o fermento e bata novamente.

Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com o cacau e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos ou até o palito de dente sair limpo.

Enquanto isso prepare o brigadeiro derretendo o chocolate em banho maria ou no microondas de 30 em 30 segundos. Coloque o chocolate derretido em uma panela pequena, adicione o azeite e o creme de leite e misture em fogo baixo até engrossar. Reserve.

Com ajuda de um aro corte dois pedaços iguais do bolo. Coloque o acetato em volta de um dos pedaços de bolo e feche com uma fita. Adicione o brigadeiro e coloque o outro pedaço de bolo por cima.

Leve para o congelador por alguns minutos para firmar, algo em torno de 10 minutos.

Retire o acetato, enfeite com brigadeiros enrolados, polvilhe cacau e está pronto.

 

RENDIMENTO

4 porções

 

DICAS

A manteiga deixa um toque oleoso demais no brigadeiro e por isso sempre a troco por azeite. O sabor não é alterado e a consistência fica idêntica.

Se quiser um bolo ainda mais leve troque a farinha de trigo por farinha de arroz.