SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

RECEITA DE HOMUS

23 Nov 2018

Você sabia que a culinária árabe é uma das mais apreciadas no Brasil?

 

Pois é, pouca gente sabe, mas essas receitas muito bem temperadas e aromáticas fazem sucesso por aqui e ganham cada vez mais apaixonados pelas comidas repletas de grãos e ingredientes frescos. O número de restaurantes que servem pratos árabes cresce todos os dias ao redor do país, sendo possível encontrar até buffets com diversas receitas árabes, oferecendo opções de deguste para quem está começando a se aventurar no mundo das culinárias diferentes.

 

Chamamos de culinária árabe os pratos com origem nas localidades do mundo árabe: do Iraque ao Marrocos, passando pelo Egito e Líbano, e ainda com influências dos vizinhos Turquia, Paquistão, Irã e Índia. Por conta da diversidade de todos esses países, é natural que algumas formas de preparo e receitas variem de acordo com cada região, mas fato é que alguns ingredientes estão presentes em todas elas e acabaram se tornando símbolos caracterizadores da cozinha árabe.

 

Os árabes utilizam muitas ervas frescas e isso certamente é uma marca registrada deles. Hortelã, salsa, alecrim e o controverso coentro são ingredientes que nunca faltam nas receitas dessa culinária. Outro ingrediente essencial na base alimentícia árabe é o trigo, usado para as mais variadas receitas que vão desde o cuscuz marroquino até os pães finos, servidos em praticamente todas as refeições do dia.

  

Por fim, um item sempre presente é o grão. Os grãos têm um lugar especial na cozinha árabe, sendo utilizados em diversas receitas que ajudaram a disseminar a cultura pelo mundo. Eles são usados na produção de falafel, babaganouche e homus. A receita de homus é extremamente saborosa e saudável, além de muito representativa da cozinha árabe. Trata-se de um alimento feito com grão-de-bico cozido e amassado junto com o tahine, que uma pasta de gergelim bastante usada por lá, mais azeite, suco de limão, sal e alho.

 

A palavra “homus” significa literalmente “grão-de-bico” em árabe, e muitos tratados culinários dizem que esta é uma das receitas mais antigas do mundo. Reza a lenda que um sultão teria sido o inventor da receita original e que até hoje seus descendentes teriam a versão correta, sendo a que nós conhecemos apenas uma cópia da original. De toda forma, a tal receita ganhou tanta notoriedade que já em 400 a.C. foi mencionada por Platão e Sócrates. De lá para cá, o homus só ganhou mais fama, se espalhando por todo o mundo como um delicioso acompanhamento para vários pratos. E ele é a nossa receita especial de hoje!

 

 

A maioria dos ingredientes para o homus são simples e facilmente achados. O mais difícil de localizar é o tahine, encontrado em lojas de produtos orgânicos e naturais. Seu preparo é também muito fácil e se resume a basicamente processar todos os ingredientes até que se tornem uma pasta homogênea. Para preparar meu homus de hoje eu usei o Hand Mixer Eletricity da Bialetti, um super aliado na minha cozinha. O grande diferencial deste mixer está no fato dele possuir 3 funções em um só produto: mixer, picador e batedor.

 

Como todos os produtos da Bialetti, o mixer possui altíssima qualidade, com haste de aço inoxidável e lâminas em aço inox polido. O batedor tem haste emborrachada e fios em aço inox. O picador, com lâminas em aço inox, encaixa-se perfeitamente ao copo de 600 ml com medidas em acrílico, que possui silicone na base para não deslizar. Todos os acessórios possuem encaixe com trava para evitar que se soltem durante o uso. Graças a uma das mais altas potências do mercado, de 600W, ele é muito eficiente e rápido, perfeito para quem busca praticidade dentro da cozinha.

 

E agora que já sabe como preparar um homus perfeito, anote os ingredientes e chame os amigos para provar esse delicioso aperitivo com você!

 

 

INGREDIENTES

200 g de grão-de-bico cozido

1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)

50 g de iogurte desnatado

1 dente de alho descascado

Suco de ½ limão

Sal

Pimenta

Azeite

Salsinha

 

MODO DE PREPARO

Coloque o grão de bico cozido, o tahine, o iogurte, o alho, uma pitada de sal e pimenta e o suco do limão no mixer. Bata até virar uma pasta homogênea. Sirva com a salsinha.

 

RENDIMENTO

250 g de homus, aproximadamente.

 

DICAS

Sirva com um fio de azeite por cima, para finalizar.

Para conhecer toda a linha Bialetti e outros produtos da Imeltron, acesse o site:

www.imeltron.com.br