Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

PIZZA COM FLOR DE ABOBRINHA

14 Nov 2018

Há alguns meses atrás preparei uma torta de uva típica da região da Toscana que é chamada de schiacciata com l´uva super simples de fazer e que fez muito sucesso. Você pode ver a receita clicando aqui.

 

Um dos fatores para esta torta ter feito tanto sucesso certamente foi a maneira como a servi – lindamente posicionada em uma travessa toda desenhada da coleção Tuscan Grove da Michel Design Works.

 

A coleção é repleta de referências que lembram a região da Toscana na Itália, com uvas, videiras, limões sicilianos e oliveiras, os produtos realmente tem o poder de realçar a beleza de qualquer receita e deixar a mesa incrivelmente colorida, elegante e alegre. Além disso, o material dos produtos da marca é de altíssima qualidade, a melamina da Michel é perfeita para o serviço de alimentos até 65ºC e você pode até lavar direto no lava louças.

Pois bem, eis que fiquei tão inspirada pela coleção Tuscan Grove e pelas receitas italianas que decidi preparar mais uma série de delícias típicas da Itália usando outros itens da Michel, já que a marca trazida com exclusividade ao Brasil pela Anova Trade possui diversos produtos para o serviço à mesa.

 

Escolhi um prato constantemente ligado à culinária italiana que é também paixão nacional aqui no Brasil.

 

Quem se arrisca a dar um palpite?

 

Acertou quem disse – PIZZA!

 

Sim, a pizza é um dos pratos mais servidos e apreciados em todo o mundo e é praticamente impossível pensar na culinária italiana e não lembrar desses discos de massa cobertos com molho de tomate e os mais variados recheios que nossa mente pode imaginar.

Apesar de termos enraizada a ideia da pizza ser italiana, muitos historiadores acreditam que a origem da pizza tem como base os egípcios e hebreus. Isso porque estudos indicam que esses povos consumiam e produziam pães que levavam os mesmos ingredientes e tinham a mesma preparação que as pizzas há mais de 6000 anos.

 

Agora, a pizza redonda da forma que conhecemos hoje é sim originária de Nápoles, na Itália. Até algo em torno de 1700 a.C. a pizza era uma mistura de trigo, óleo, gorduras, ervas e queijo. Esse lanchinho chegou a ser bem popular, mas, ainda assim, não atendia a população mais rica.

 

Isso mudou a partir de um momento específico em que o Rei Humberto e a Rainha Marguerita visitaram a cidade de Nápoles. A rainha solicitou à Raffaele Esposito, pizzaiolo local, que preparasse um prato especial para ocasião e este serviu uma pizza com as cores da bandeira da Itália utilizando queijo mozarela, tomate e manjericão.

 

Adivinhe só? A rainha se apaixonou tanto pela pizza que o pizzaiolo até batizou o sabor em sua homenagem!

 

A receita das tradicionais pizzas italianas viajou o mundo junto com os imigrantes e ganhou o gigantesco tamanho que possui hoje, sendo considerado um dos alimentos mais consumidos do mundo.

 

Mas as curiosidades sobre a pizza não param por aí não! Veja alguns fatos interessantes que rodeiam essa delícia:

 

  1. A primeira pizzaria do mundo é datada de 1830 em Nápoles

  2. A pizza mais cara do mundo é servida em um restaurante de Nova York e é feita de lagosta, caviar, wasabi e creme fresco

  3. Nova York é a primeira maior cidade consumidora de pizzas do mundo. São Paulo é a segunda

  4. Você sempre achou que o Pac-Man parecia uma pizza com uma fatia a menos? Você estava certo, a pizza foi a inspiração do designer que o criou em 1980

  5. Os italiano criaram a maior pizza do mundo. Chamada Ottavia, a pizza mede 40 metros de diâmetro e pode ser cortada em 5 mil pedaços.

 

Tudo isso chega até a dar fome e bater aquela vontade de pegar o telefone para pedir uma pizza, não é verdade? Mas calma! Hoje irei lhe apresentar um sabor bastante inusitado que vai fazer você mudar de ideia e correr anotar os ingredientes para preparar a sua própria pizza em casa.

Lembra que eu estava comentando que fiquei muito inspirada com a coleção Tuscan Grove que remete à Itália? Pois bem, escolhi um outro ingrediente muito utilizado na culinária italiana e que constantemente é usado nas tradicionais pizzarias romanas.

 

O ingrediente é a fiori di zucca ou traduzido para o português – a flor de abobrinha.

 

Isso mesmo, abobrinha tem flor e é comestível.

 

A abobrinha possui dois tipos de flor, a masculina e a feminina, sendo que as flores da abobrinha feminina possuem a haste curta e são normalmente colhidas junto ao fruto. Já as flores masculinas possuem uma haste longa e um caule fino. As duas flores são comestíveis, mas costumamos achar com mais facilidade as femininas.

 

O pólen encontrado na flor masculina é essencial e importantíssimo para a flor feminina, já que é necessária a polinização para o bom crescimento dos frutos. Além disso, essa polinização e também a colheita tem hora certa para acontecer, senão frutos e flores correm o risco de murchar e cair.

 

Mas isso é assunto para o próximo post! Me encantei tanto com a coleção Tuscan Grove e com as flores de abobrinha que decidi preparar dois posts utilizando os mesmos produtos e o mesmo ingrediente para mostrar que é possível preparar mesas e receitas incríveis usando o que temos em casa com muita criatividade!

 

Anote aqui a receita de PIZZA DE CREAM CHEESE COM FLOR DE ABOBRINHA e continue acompanhando tudo por aqui p