SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BOLINHO DE MANDIOCA COM CARNE SECA

8 Nov 2018

Algumas combinações parecem ser perfeitas e os ingredientes terem nascido um para o outro, não é mesmo?

 

Queijo e goiabada, arroz e feijão, presunto e queijo e... mandioca e carne seca! Não é verdade?

 

Acho a combinação de mandioca com carne seca simplesmente maravilhosa e vira e mexe invento alguma coisa para usar os dois ingredientes em conjunto. Creme de mandioca com pedaços de carne seca e escondidinho de mandioca recheado com carne seca são alguns exemplos deliciosos do que costumo fazer por aqui.

 

Para hoje decidi preparar algo simples, rápido e numa versão mais leve – Bolinho de Mandioca Recheado com Carne Seca e assado no forno!

 

A gente sabe que uma friturinha de vez em quando é bom, mas sempre que posso evito fazer frituras aqui em casa e testo versões assadas que costumam dar super certo.

 

Bom, escolhi a carne seca como recheio e para isso utilizei uma que já tinha preparado a dessalga e o cozimento, mas te explico como fazer isso na sua casa também.

 

Dessalgar a carne:

 

Forma tradicional: Normalmente vendida em pacotes de 500 gr e já cortada em tiras, se comprar pedaço inteiro, faça isso para facilitar a dessalga. Lave a carne em água corrente, coloque numa tigela e cubra com água. Leve a geladeira e deixe por 12 horas, trocando a água de 4 em 4 horas.

 

Forma rápida: cortar a carne em cubos, colocar numa panela com água e para cada kg colocar 3 colheres de sal. Isso mesmo, sal e já explico o motivo. Leva ao fogo e quando borbulhar e forma uma espuma branca na parte de cima, desliga e escorra a carne em água uma 3 vezes.

 

Pois bem, o processo de dessalga aqui acontece por osmose que é a mudança do sal do lugar mais concentrado (a carne) pro menos concentrado (a água com o sal) até que tudo esteja igualado. Vejam, disse igualado e é por isso que essa forma rápida não é a ideal para a dessalga, pois o excesso de sal sairá para a água, mas não a sua totalidade, ou seja, ela ainda conterá um pouco de sal da cura.

 

Cozinhar a carne:

 

Feita a dessalga, coloque a carne cortada em cubos em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por aproximadamente 30 minutos depois de pegar pressão.

 

Desfiar a carne:

 

Se estiver usando muita quantidade de carne, pode usar os truques de colocar os pedaços no liquidificador ou na batedeira e bater por alguns segundos até que a carne desfie.

Se quiser seguir as formas mais tradicionais, coloque a carne sobre um pano de prato, cubra, e passe um rolo de abrir massa por cima.

Por fim, pode usar o bom e velho garfo para desfiar que também da super certo, só leva mais tempo.

 

Feito isso, é só anotar os ingredientes e o modo de preparo e correr preparar seus deliciosos bolinhos de mandioca recheados com carne seca!

INGREDIENTES

2 xícaras de mandioca cozida e amassada

2 colheres de sopa de manteiga

Farinha de rosca

1 xícara de carne seca desfiada

1 dente de alho

Azeite

½ cebola

Azeitonas

 

MODO DE PREPARO

Coloque as mandiocas descascadas em uma panela de pressão, cubra com água e leve para cozinhar em fogo alto. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 25 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio. Esquente um fio de azeite em uma frigideira, refogue a cebola e em seguida o alho. Adicione a carne seca desfiada e as azeitonas e doure tudo. Reserve.

Espere sair toda a pressão da panela, abra, retire as mandiocas e amasse bem com um garfo. Misture a manteiga até ficar uma pasta cremosa.

Molhe um pouco as mãos com água, pegue uma quantidade de massa e abra um círculo, coloque o recheio e feche, modelando um bolinho.

Passe na farinha de rosca, apenas para firmar e não grudar na hora de assar, e coloque em uma assadeira untada com azeite. Leve ao forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos.

 

RENDIMENTO

6 bolinhos

 

DICAS

Se quiser uma versão ainda mais deliciosa, adicione um pedacinho de queijo mussarela junto com a carne.

 

Please reload

Categorias
Instagram