SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

ESPAGUETE DE CÚRCUMA COM ALMÔNDEGAS

1 Nov 2018

Semana passada, mais especificamente no dia 25 de outubro, comemoramos o DIA MUNDIAL DA MASSA e eu não fiquei de fora da comemoração. Preparei um delicioso Fusilli ao Molho Pesto incrível para celebrar esse prato que eu tanto amo. Você pode ver a receita clicando aqui.

 

Bom, e como hoje é quinta-feira vou aproveitar a onda do #tbt  (Throwback Thursday, que traduzindo pro português seria algo do tipo Quinta-Feira de Retrocesso) para apreciar um delicioso prato de espaguete afinal de contas, celebrar o dia da massa nunca cansa, não é mesmo?

 

Bom, para hoje escolhi uma massa especial feita com cúrcuma para combinar com almôndegas caseiras e um belo molho de tomate.

 

Muito se confunde quando o assunto é açafrão e cúrcuma e já adianto, eles não são a mesma coisa!

 

Você sabe a diferença entre a Cúrcuma e o Açafrão?

 

Aqui no Brasil encontramos com muita facilidade a cúrcuma, também conhecida como Açafrão da Terra.

 

A cúrcuma é uma raiz da família do gengibre, tem sabor ligeiramente amargo e tom amarelado. É uma especiaria incrível, que possui muitos minerais e vitaminas e tem coloração e cheiro similares ao Açafrão, mas com valor excepcionalmente mais barato.

A cúrcuma é usada há milhares de anos como remédio natural pois possui inúmeras propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. Possui uma série de nutrientes como proteínas, vitaminas, potássio, ferro, e muitos outros nutrientes que ajudam a reduzir o colesterol, tratamento de diabetes, melhor digestão e fortalecimento do sistema imunológico.

 

Já o Açafrão é o pistilo de uma flor lilás e que o preço se justifica pelo grande trabalho em cultivar, colher, separar e secar o pistilo, que possui apenas 20 cm. Possui propriedades nutricionais incríveis como atuação como antidepressivo, redução de acne e fonte de vitamina A e B2.

A flor é a crocus sativus, uma planta da família das iridáceas. Para conseguirmos 1 kg do açafrão seco precisam ser processadas manualmente 150.000 flores em uma área de aproximadamente 2.000 m2. Surreal né?!

 

O aroma é único e a cor é vibrante e a real é que não existe açafrão barato, pode acreditar. Se achar em feiras e mercados por valores baixos, tenha certeza que trata-se do açafrão da terra/cúrcuma.

O Açafrão é plantado na maioria dos países do mediterrâneo, na Ásia, no Irão e Marrocos, mas tem como principal produtor, a Espanha. É originário da região da Europa até o Leste Asiático e é conhecido desde a antiguidade egípcia. Na Roma Antiga já era misturado ao vinho e usado como afrodisíaco.

 

No tempo de Marco Polo o açafrão chegou a valer mais que ouro. Seu alto valor se manteve pela história e até hoje o açafrão é a especiaria mais cara do mundo, passando na frente de iguarias como baunilha e cardamomo.

 

Por aqui, achamos com mais facilidade o açafrão vindo do Marrocos com preço aproximado do R$5,00 cada grama.  Com ele podemos reproduzir clássicos da gastronomia como a Paella e o Risotto Alla Milanese.

Fato é que as duas especiarias possuem inúmeros benefícios à nossa saúde e possuem coloração e aromas bem parecidos. Mas, vejam, parecido não quer dizer igual. É importante conhecer as diferenças entre eles para optar pelo tempero correto para cada prato!

ESPAGUETE DE CÚRCUMA COM ALMÔNDEGAS

 

INGREDIENTES

150 gr de espaguete de cúrcuma - da marca Divella da LA PASTINA

 4 colheres de passata rústica com manjericão – da marca LA PASTINA

100 gr de carne moída

1 dente de alho

1 colher de chá de mostarda

1 ovo

1 colher de azeitonas picadas

Sal

Pimenta

Azeite

 

MODO DE PREPARO

Para preparar as almôndegas coloque a carne moída em uma tigela, adicione o ovo e misture bem. Em seguida, acrescente o dente de alho bem picado, as azeitonas picadas, a mostarda e tempere com sal e pimenta. Misture tudo. Com as mãos, modele bolinhas do tamanho desejado para suas almôndegas.

Coloque um fio de azeite em uma frigideira, aqueça e coloque as almôndegas. Cubra com a tampa e espere até observar que a carne já cozinhou até a metade da bolinha. Destampe, vire as almôndegas, tampe e espere finalizar a fritura.

Despeje as almôndegas na passata e misture.

Cozinhe o espaguete de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e sirva com as almôndegas e a passata.

 

RENDIMENTO

1 porção

 

DICAS

Se suas almôndegas não ficarem tão firme, adicione um pouco de farinha de rosca até atingir o ponto correto.

 

 

Tags: