Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

APRENDA A FAZER UMA QUICHE DE QUEIJO E TOMATE

23 Oct 2018

 

 

 

Eu AMO quiches e quem me segue por aqui há algum tempo já percebeu isso :)

 

A verdade é que acho as quiches incrivelmente práticas, simples e fáceis de fazer, elas acabam sendo um belo coringa quando não sabemos o que preparar ou quando temos pouco tempo para organizar um encontro com a família e os amigos.

 

A quiche nada mais é que uma torta aberta, que não leva uma cobertura de massa, e que é feita a base de leite, creme de leite, ovos e farinha. Podemos dizer que esse prato tem dupla nacionalidade, pois a versão original foi criada em Alsácia Lorena, que hoje faz parte da França mas por muito tempo pertenceu à Alemanha. Na verdade a receita é de origem Alemã, mas o prato é tão tradicional na França que acabou virando um clássico e um prato típico do local.

 

A origem do nome Quiche vem de "Küchen", que em alemão quer dizer torta. Na época a região se chama "Lothringen", que em português significa Lorena e em francês Lorraine. Assim que os franceses ganharam a batalha e retomaram a região, trataram de batizar a quiche dos alemães de "Quiche Lorraine". Para ver a receita da Quiche Lorraine, clique aqui.

 

Hoje decidi postar por aqui a receita que preparei no evento DO JARDIM PARA A MESA que eu e a Gabriela Ramos, do blog Casa da Caubi, fizemos no Shopping Garden no mês passado.

Dentre as diversas dicas que demos para preparar um café da manhã ou um brunch utilizando ervas, temperos e flores na decoração e nas receitas, uma delas era justamente de uma deliciosa quiche.

 

O sabor escolhido foi de Queijo e Tomate, um das minhas preferidas.

 

Para finalizar, servi a quiche com alfavaca, uma espécie de manjericão com folhas largas e muito bonitas que dão um toque todo especial para a apresentação final do prato!

INGREDIENTES

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de sal

6 colheres de sopa de óleo

1/2 xícara de leite

3 ovos

1 caixa de creme de leite

1/2 limão

Queijo mussarela ralado

Queijo parmesão ralado

Tomate cereja

Sal

Pimenta 

Alfavaca

 

MODO DE PREPARO

Para preparar a massa misture o óleo, a farinha e sal até obter uma farofa. Em um recipiente separado bata 1 ovo com o leite e vá juntando devagar e aos poucos na farofa obtida anteriormente. Misture tudo, acrescentando um pouco mais de farinha caso necessário, até conseguir uma massa bem homogênea. Enrole em um papel filme e leve ao congelador enquanto prepara o recheio.

Misture o creme de leite com o limão. Vai talhar mesmo, não se preocupe é de propósito. Em um recipiente separado, bata 2 ovos e junte a mistura do creme de leite com o limão. Agora acrescente os queijos ralados e tempere com sal e pimenta.

Retire a massa do congelador e abra com ajuda de um rolo. Coloque em uma forma untada pressionando com os dedos até que tenha cobrido toda a base e laterais com a massa.

Despeje o recheio, cubra com queijo parmesão ralado para dourar, coloque os tomates inteiros decorando e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

Sirva com folhas de alfavaca.

 

RENDIMENTO

15 pedaços

 

DICAS

Você pode preparar o recheio que desejar, use sua criatividade e os produtos que tiver em casa! Só lembre de colocar o limão, dá um toque super especial ao seu recheio.

Essa massa é uma versão diferente e bem mais prática de quiche, não leva manteiga e pode ser assada diretamente junto com o recheio, sem a necessidade de assar previamente. Aproveite!