SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

PANNA COTTA COM CALDA DE LAVANDA

24 Oct 2018

Sabe aquela paisagem perfeita de tirar o fôlego? Aquela que emociona e faz a gente achar que está dentro de um sonho?

 

Para mim essa paisagem perfeita é a vista de um campo de lavanda.

Poucas coisas no mundo me encantam mais do que a bela paisagem formada pelas longas fileiras coloridas de verde e roxo das flores desta planta. 

 

A lavanda é uma planta do gênero lavandula, pequenos arbustos com muitas variações de espécies que podem ser usadas para diversos fins, desde medicinais até ornamentais e decorativos.

 

Hoje em dia os maiores produtores de lavanda do mundo são Bulgária, França, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia, mas a planta é encontrada de forma nativa apenas nas Canárias, África, sul da Europa, Arábia e Índia.

 

A lavanda é sinônimo de bem estar, saúde e beleza desde a Grécia Antiga em que era utilizada como planta purificadora de ambientes. Até hoje carrega diversas atribuições naturais como neutralizante de energias negativas e potencializadora de sorte e prosperidade.

Seja superstição ou não, fato é que a lavanda possui diversos benefícios para o nosso dia a dia que podem nos ajudar a equilibrar nosso ambiente de trabalho, acalmar as energias quando chegamos em casa ou apenas melhorar nosso bem estar.

 

Dentre os inúmeros benefícios da lavanda estão:

  1. Calmante. As propriedades da lavanda ajudam a baixar a pressão arterial fazendo com que a função cardíaca melhore e seu corpo e mente fiquem relaxados e tranquilos.

  2. Ajuda na melhoria do sono. A lavanda equilibra o sistema nervoso induzindo o relaxamento e o sono, combinação perfeita para os dias agitados em que não conseguimos desligar a mente.

  3. Antisséptico. O óleo de lavanda é poderoso e funciona como um antisséptico natural para limpeza de feridas, queimaduras leves e até picadas de inseto.

  4. Perfume natural. O aroma da lavanda é aromático e suave. Sua essência funciona como um maravilhoso aromatizador natural que além de perfumar trará tranquilidade e calma para sua casa.

  5. Uso na gastronomia. Ainda pouquíssimo explorada, a lavanda pode ser utilizada como erva, tempero ou aromatizante na culinária tanto em sua forma de essência quanto as próprias flores e folhas, frescas ou secas.

A primeira vez que experimentei a lavanda na culinária foi em um prato temperado com ervas de Provence, região da França repleta de campos da planta. A explosão de sabor e aroma foi tão intensa que aquela sensação ficou marcada para sempre em minha memória gastronômica e desde então sempre que acho plantas frescas de lavanda, corro preparar alguma receita especial utilizando-a.

 

Dia desses achei um pé de lavanda em uma loja de flores e plantas orgânicas e não pensei duas vezes! Comprei sem mesmo ter alguma receita em mente. Queria algo especial e que de alguma maneira me remetesse aos deliciosos e cheirosos campos de lavanda da minha paisagem perfeita.

 

De repente me lembrei de uma sobremesa típica de Piemonte e tudo fez sentido. Piemonte é uma região situada no norte da Itália repleta de vinhedos, fortalezas, castelos medievais e adivinhe só? Plantações de lavanda!

 

Aproveitei a referência então para preparar um doce típico da região e que começou a conquistar os corações brasileiros há pouco tempo. A receita é de uma PANNA COTTA COM CALDA DE LAVANDA.

Panna cotta” significa literalmente creme de leite cozido e a própria tradução já diz tudo sobre o doce. Um tipo de pudim com base de creme de leite, leite e baunilha cozido e normalmente servido com uma calda. A receita é bastante simples, mas é tão notória que foi até considerada Patrimônio Agroalimentar Tradicional (PAT) de Piemonte.

 

Para a homenagem à essa tradicional receita da culinária italiana ficar completa escolhi um prato com estampa do meu ingrediente especial de hoje, a lavanda.

 

Utilizei um dos pratos de lanche da coleção Tuscan Grove da Michel Design Works que é repleta de videiras, uvas, azeitonas, limões sicilianos e os belos e roxos campos de lavanda para compor a minha receita de panna cotta.

 

A Michel Design Works é uma marca trazida ao Brasil exclusivamente pela Anova Trade e que está sempre presente por aqui para compor minhas receitas com coleções com muita cor, design e bom gosto. Sem falar na qualidade, já que o material dos produtos da marca é de melamina de altíssima excelência, perfeitas para o serviço de alimentos até 65°C e você pode até lavar direto no lava louças.

 

Para compor a apresentação de minha panna cotta utilizei, além do prato de lanche, o jogo americano e o guardanapo da mesma coleção Tuscan e para o toque final, um ramo da própria flor de lavanda para enfeitar e aromatizar o prato.

Incrível, não é mesmo?! Que tal aproveitar a inspiração e preparar essa receita para um jantar especial para receber a família e os amigos?

INGREDIENTES

 

Panna Cotta:

500 ml de creme de leite fresco

½ xícara de leite

1 colher de sopa de gelatina incolor e sem sabor

2 colheres de sopa de água

1 colher de sopa de essência de baunilha  

4 colheres de açúcar

 

Calda:

4 colheres de mel

50 ml de água

Raspas de 1 limão

4 flores de lavanda (a parte roxa)

 

MODO DE PREPARO

Em uma tigela misture a gelatina nas colheres de água e mexa bem.

Em uma panela coloque o creme de leite, o leite e o açúcar e leve em fogo médio até tudo estar diluído. Retire do fogo e misture a gelatina. Espere esfriar, coloque a essência de baunilha e misture bem.

Encha pequenos recipientes, podem ser ramenkins ou xícaras e leve para a geladeira por aproximadamente 4 horas.

Para preparar a calda coloque o mel, a água, raspas do limão e as flores de lavanda em uma panela pequena, leve em fogo baixo e mexa bem até engrossar.

Retire a panna cotta da geladeira e sirva com a calda por cima.

RENDIMENTO

4 porções

 

DICAS

Essa receita é a tradicional, se quiser um toque especial acrescente 1 flor de lavanda durante o cozimento do creme para saborizar a panna cotta por completo.