Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

QUAL A MELHOR FARINHA PARA EMPANAR?

15 Oct 2018

Quase todos os tipos de carnes podem ser empanadas. Carnes vermelhas, aves, frutos do mar e peixes ganham um toque totalmente diferente, crocante e sequinho se bem empanados e fritos da maneira correta.

 

Tem gente que passa primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por fim, na farinha de rosca. Tem gente que passa duas vezes no ovo e no trigo antes de passar na farinha de rosca. Tem gente que usa farinha panko para um toque mais rústico e crocante.

 

Seja qual for a farinha utilizada, o resultado esperado de um empanado é sempre o mesmo: um alimento envolvido em uma casca crocante, porém os tipos de farinhas utilizadas são escolhidas de acordo com as preferências de sabor e textura desejada de cada um.

 

Por exemplo, farinha de coco tem um toque mais adocicado que provavelmente não trará um resultado tão gostoso se usada em um preparo de carne vermelha, enquanto que pode fazer toda a diferença e dar um sabor agridoce pra lá de especial se usada no preparo de um camarão.

 

Ou seja, não existe uma farinha certa para empanar, cada uma pode trazer um aspecto, sabor e textura diferente e vai de sua criatividade escolher a melhor para o seu prato.

 

Abaixo algumas características que podem te ajudar na hora da escolha.

 

Farinha de trigo – pode ser utilizada tanto como base para a finalização com outra farinha quanto sozinha para um empanado menos crocante. Se for utilizar apenas a farinha de trigo opte por empanar sem ovo, temperando um filé de frango ou de peixe com sal, pimenta e limão, passando em seguida na farinha de trigo e levando para fritar. O resultado é uma fina camada não tão crocante, mas saborosa, leve e sequinha.

 

Farinha de rosca – a farinha de rosca nada mais é que um pão seco e triturado. É um ingrediente extremamente comum nas mesas dos brasileiros e é certamente a escolha mais utilizada na hora de empanar. O resultado final de um empanado com farinha de rosca é sequinho, uniforme e crocante.

 

Farinha panko – é uma farinha japonesa também feita de pão, mas nesse caso de pão de forma. A farinha panko tem um aspecto mais rústico e possui pedaços um pouco maiores, conferindo um empanado extremamente crocante. Os alimentos empanados com a panko ficam muito mais sequinhos, saborosos e com uma coloração dourada incrível. Para ver a receita de FARINHA PANKO CASEIRA clique aqui.

 

Fubá – é a farinha de milho e pode ser uma opção deliciosa para quem quer um empanado com sabor diferente. O resultado final é um empanado amarelinho, com pequenos floquinhos crocantes e é claro, com um leve sabor de milho que combina muito bem com carnes com sabor leve como os peixes, por exemplo.

 

Farinha de coco – extremamente saudável e saborosa, é uma opção para quem busca um empanado sem glúten. A farinha de coco pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mas pode ser facilmente trocada pelo próprio coco ralado. O resultado é um empanado sequinho, leve e saboroso, mas lembre-se de combinar seu uso com sabores mais leves como frango, peixe ou frutos do mar.

 

Farinha de tapioca – a tapioca é um preparo de fécula de mandioca que pode ser utilizada de diversas maneiras na culinária. O uso da tapioca vai desde o mais simples como uma panqueca ou crepe até as receitas mais elaboradas como os famosos DADINHOS DE TAPIOCA (para ver a receita CLIQUE AQUI). O empanado com a farinha de tapioca é muito saudável, fica sequinha e muito crocante.

 

Farinha de arroz – a farinha de arroz faz às vezes da farinha de trigo e pode também ser utilizada como base para uma finalização com outra farinha ou sozinha para um empanado mais seco e menos crocante.

 

Esses são os tipos de farinha mais utilizados para empanar, mas existem inúmeros outros tipos como farinha de aveia, farinha de mandioca, farinha de milho.. use sua criatividade e teste novas versões  para criar empanados diferentes!