Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

10 DICAS PARA O BOLO PERFEITO

12 Oct 2018

Quem me segue no Instagram viu que vira e mexe faço a #BRURESPONDE em que respondo dúvidas e perguntas sobre todo o mundo da gastronomia!

 

Como já disse por lá, passo grande parte dos meus dias dentro da cozinha. Muita coisa já deu certo e muita coisa já deu errado e é por isso que gosto de compartilhar tudo por aqui, para que os acertos e os erros ajudem outras pessoas :)

 

Sem sombra de dúvidas o tema que mais aparece nas perguntas é "como fazer um bolo perfeito". E olha, vou dizer, fazer bolo sempre fofinho e perfeito não é fácil mesmo! Existem inúmeros fatores que influenciam no crescimento do bolo, que ajudam ou prejudicam na hora de desenformar, que fazem com que ele não murche depois de sair do forno e por aí vai...

 

Neste post reuni 10 DICAS PARA O BOLO PERFEITO que podem te ajudar a conseguir sempre um bolo fofinho e macio!

 

1. PREAQUECER O FORNO

Sempre preaqueça o forno. O bolo precisa começar a cozinhar imediatamente quando colocado no forno (para desenvolver o fermento e crescer corretamente e por igual) e para isso ele precisa estar quente.

 

2. UNTAR A FORMA

Prefira manteiga ou óleo e nunca margarina. Margarina tem muita água na composição e menos gordura, o que pode prejudicar na hora de desenformar. Para formas desenhadas e com muitos detalhes, pode utilizar o spray que é uma mistura de farinha e gordura e chega em todos os cantinhos da forma.

 

3. TEMPERATURA DOS INGREDIENTES

Todos os ingredientes que costumam ficar na geladeira como ovo, leite e manteiga, devem ser retirados alguns minutos antes do preparo da massa. A temperatura gelada de um ou outro ingrediente pode atrapalhar na hora de misturar e um item pode acabar não incorporando com o outro.

 

4. MEDIR OS INGREDIENTES

Por exemplo, exagerar na quantidade de óleo ou de açúcar pode fazer com que o bolo fique pesado e não cresça, com aspecto de “embatumado”. O exagero ou falta de algum ingrediente pode influenciar no crescimento do bolo e por isso tudo deve ser medido. Não necessariamente pesado em balanças, mas é importante seguir um padrão. Use uma xícara medidora e deixe sempre à mão para usar em todas as receitas.

 

5. PENEIRAR OS INGREDIENTES

A farinha é processada de forma muito fina, porém é embalada em pacotes pequenos que acabam deixando tudo muito compacto. É essencial peneirar para que os grãos sejam usados da forma correta, soltos uns dos outros. Além disso, depois de aberta, a farinha absorve umidade, criando grumos que ficarão encapsulados até na hora de assar.

Isso acontece com todos os ingredientes secos como cacau ou chocolate, tente peneirar todos os ingredientes juntos para melhorar uniformidade.

Nunca passe uma colher ou espátula para ajudar a peneirar, apenas bata a mão na peneira até tudo cair.

Açúcar comum não precisa ser peneirado, apenas o de confeiteiro e o impalpável.

 

6. TAMANHO DA FORMA

A escolha da forma pode fazer toda diferença na hora de assar um bolo. Se tiver muita massa para pouca forma, vai derramar. Se tiver pouca massa para muita forma, vai solar. A medida correta é que a massa crua preencha ¾ da forma, isso vai garantir o crescimento correto do bolo.

 

7. FERMENTO POR ÚLTIMO

Deixe para acrescentar o fermento por último para que ele comece a agir no momento em que o bolo é colocado no forno. Se colocar muito antes enquanto prepara a massa ele pode começar a agir antes do tempo e deixar o bolo maior de um lado que do outro.

 

8. NUNCA ABRA O FORNO NOS PRIMEIROS 20 MINUTOS

Nenhum bolo vai ficar pronto em menos de 20 minutos e esse início é essencial para a criação da estrutura do bolo.

 

9. NUNCA DEIXE O BOLO ESFRIAR NO FORNO

O calor vai continuar cozinhando a massa e irá ressecar o bolo.

 

10. DESENFORMAR O BOLO FRIO

O ideal é deixar o bolo esfriando fora do forno e desenformar com ele frio, isso evita desmanchar os bolos mais fofinhos.