Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

3 RECEITAS DE PATÊS FÁCEIS E DELICIOSOS

11 Oct 2018

Sejamos sinceros, está para nascer quem não comemore intensamente quando um feriado cai em uma sexta-feira! Não é mesmo?

 

Amanhã, dia 12 de outubro, é um desses dias em que o feriado parece chegar como um presente para a nossa agitada semana e eu decidi preparar algo especial para curtir no happy hour de mais tarde.

 

Eu tenho a tendência a achar que a sexta-feira é o melhor dia da semana, afinal de contas o descanso está só começando, a gente não precisa se preocupar com o horário e podemos bater papo com nossos amigos até tarde sem esquentar a cabeça com o despertador no dia seguinte. De quebra, temos o sábado e o domingo inteiro para curtir ao lado de quem se ama.

 

Existe coisa melhor nesse mundo?

 

Sim, existe. A véspera do feriado prolongado :)

 

Quando o feriado cai numa sexta ou numa segunda a gente fica tão feliz que parece que estamos de férias. São 3 dias inteiros para comemorarmos nossas conquistas da semana, para apreciarmos um bom jantar e um bom vinho, para passear e para recarregar as energias e recomeçar nossa semana com força total.

 

Fala a verdade, isso merece ser comemorado!

 

E foi pensando em comemorar essa folga prolongada que resolvi chamar os amigos para um happy hour hoje. A ideia, como sempre gosto de dizer, é preparar algo simples, rápido e muito gostoso para que os convidados se deliciem com os aperitivos e que eu possa curtir a presença de todos, sem ficar muito tempo sozinha na cozinha.

 

Um dos itens essenciais de um bom encontro com os amigos na minha casa é a combinação torrada + patê. Eu sou completamente apaixonada por patês e faço os mais variados sabores pelo menos uma vez na semana por aqui.

O que chamamos de patê aqui no Brasil não é exatamente o que ele significa no mundo da culinária francesa. Os “pâtés” franceses são preparações cremosas feitas à base de carne, peixe ou vegetais servidos como acompanhamento para pães ou pequenas torradas.

 

Antigamente os pâtés franceses eram feitos simplesmente com a mistura de carnes cortadas na faca mesmo, temperos e algum item que deixasse a preparação consistente, como ovo ou farinha. A mistura era cozida, por vezes diretamente em uma forma própria e dando origem ao prato “pâté en terrine” ou dentro de uma massa para não queimar, prato chamado de “pâté en croûte”.

 

Outro item típico da culinária francesa chamado de patê é o foie gras. O foie gras não é uma pasta e na teoria não poderia ser chamado de patê, pois não se trata de uma mistura e sim do próprio fígado de ganso ou de pato cozido na própria gordura.

 

O que aconteceu é que com o passar dos tempos o preço elevado do foie gras começou a dificultar a produção de receitas que levavam grandes quantidades do ingrediente e a indústria então passou a produzir uma pasta de fígado que levava uma quantidade do foie gras misturado com outros ingredientes.

Foi aí que se deu origem o patê na forma como conhecemos hoje.

  

Por aqui chamamos de patês as pastas cremosas que não são cozidas e podem ser feitas com muita facilidade em casa. A base dos patês é sempre a maionese ou algum queijo cremoso e à eles são adicionados os mais variados ingredientes como carnes pré-cozidas, ervas aromáticas, queijos com sabor mais intenso, legumes e por aí vai.

 

O patê tem um preparo incrivelmente fácil e até por isso às vezes é visto como algo simples demais para ser servido para uma reunião ou entrada de um jantar. Hoje vou te mostrar como derrubar essa ideia e preparar 3 receitas de patês fáceis e deliciosos para servir de entrada e petisco que vão dar um sabor todo especial para o seu happy hour.

 

Você só precisa de duas coisas para conseguir reproduzir uma deliciosa entrada para seus convidados: muita criatividade e uma bela petisqueira.

 

Use sua imaginação para criar patês com ingredientes que já tem em casa. Aproveite azeitonas, tomates, legumes, atum, sardinha, enfim, siga a linha de raciocínio da base de um patê usando maionese ou algum queijo cremoso, tempere muito bem com sal e pimenta e aproveite o que tiver na geladeira.

 

É impossível preparar uma mesa de entradas e petiscos sem uma petisqueira. A petisqueira serve como recipiente para os mais variados snacks como amendoins, salgadinhos, torradas e claro, nossos patês. Eu escolhi a Petisqueira da coleção Tuscan Grove da Anova Trade para hoje e o resultado não podia ser melhor, uma mesa rápida de preparar e que enche os olhos de cor, alegria e descontração, perfeito para a comemoração da véspera de feriado!