SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

PIQUENIQUE DE ANIVERSÁRIO

4 Oct 2018

No último sábado, dia 29 de setembro, comemorei meu aniversário de 31 anos.

 

Passada a temida barreira dos 30, posso dizer que o tempo me ajudou, e muito, a enxergar o que de fato me faz feliz.

 

Meu cabelo agora é curto pra dar praticidade na correria do dia a dia. As unhas quase nunca estão pintadas por conta das aulas e vídeos na cozinha. O salto alto foi substituído por um confortável tênis e a calça social por um jeans rasgado. Muita coisa mudou nos últimos anos da minha vida e hoje posso dizer que nunca fui tão feliz por ser exatamente quem e como sou e essa conquista se deu exatamente por conta da passagem dos anos...

 

Aprendi a valorizar os aniversários e as viradas de idade. Não reclamar que os anos estão passando e sim comemorar a maturidade que ganho com eles!

 

Dentre as diversas mudanças ao longo dos anos, uma é particularmente especial e merece ser mencionada. A mudança é valorizar cada segundo ao lado das pessoas que amamos. Não tem nada que me dê mais prazer do que passar uma tarde ao lado de amigos, um almoço ao lado da família e uma sexta-feira à noite ao lado do meu noivo.

 

O ato de se compartilhar a vida ao lado de outras pessoas é essencial e inerente ao ser humano, é a base do convívio em sociedade e com o dia do aniversário não poderia ser diferente.

 

Reza a lenda que os aniversários são comemorados desde o Egito antigo, aproximadamente 3000 a.C. com a diferença de que naquela época apenas os considerados faraós e deuses poderiam providenciar uma festa. Com o tempo, egípcios e gregos comuns passaram a aderir à moda e também comemorar as datas de seus aniversários.

 

A ideia inicial, desde 3000 a.C., era exatamente festejar mais um ciclo de vida com uma festa reunindo mais pessoas para a celebração.

 

Seguindo essa linha então de valorizar os momentos com pessoas que amo com a celebração de meu aniversário, escolhi um programa especial que até mesmo em sua definição no dicionário leva a descrição de ser feito em conjunto com outras pessoas.

 

Quem adivinha o que é?!

 

Acertou quem disse PIQUENIQUE!

A definição de piquenique segundo o dicionário é “refeição ao ar livre, geralmente feita no chão e em comum com outras pessoas”.

 

A palavra piquenique apareceu pela primeira vez na edição de 1649 do livro Les charmants effets des barricades para designar uma refeição ao ar livre. Mas a origem desse hábito é muito mais antiga. Entre os gregos e romanos, os rituais de fazer grandes festas com comidas e bebidas ao ar livre já era tradicional. Os registros da Idade Média também indicam eventos desse tipo, em que eram consumidas carnes curadas, assados e pães. E na Idade Moderna e Contemporânea, podemos ver diversos registros de quadros e pinturas retratando piqueniques em campos abertos.

 

Apesar da origem do piquenique remontar às mais antigas civilizações, ingleses e franceses brigam até hoje pela autoria do termo. Para os ingleses, a palavra vem de picnic, festas em que cada convidado leva um prato de comida. Para os franceses, a palavra vem de pique-nique, onde pique deriva da palavra piquer, que significa beliscar em francês, e nique significa algo pequeno, ou seja, a intenção da reunião era de beliscar pequenas porções de comida.

 

Seja quem for o inventor do piquenique, fato é que este formato de encontro, que já é tradição em muitos países, tem ganhado cada vez mais espaço aqui no Brasil. Vira e mexe vejo toalhas espalhadas em campos, parques e bosques para acomodar a família e os amigos para uma tarde gostosa.

 

Com a chegada da primavera, as flores nascendo, a temperatura esquentando, nada poderia parecer mais gostoso que uma tarde de piquenique. E foi exatamente assim que passei meu aniversário neste ano. Ao ar livre, com muita natureza, verde e flores ao meu redor, de maneira despojada e com pessoas que eu amo.

E se engana quem pensa que preparar um piquenique com a família e os amigos dá muito trabalho. Pelo contrário, lembre-se que a ideia é curtir um dia ao lado de quem se ama e por isso, quanto mais praticidade, melhor.

 

Para ter ajudar, aqui vão algumas dicas para tirar a ideia do papel e finalmente organizar um piquenique para o final de semana!

  1. Escolha um ambiente aberto e tranquilo. Pode ser um parque, um bosque, uma praça, um sítio ou simplesmente o seu quintal de casa. O importante é ter espaço suficiente e tranquilidade para que todos fiquem a vontade.

  2. Providencie bebidas diversas que agradem a todos. Café, espumante ou um vinho rose leve e um suco de laranja são itens que não podem faltar em um piquenique.

  3. Pense em comidas práticas e fáceis de levar, fazer e comer. Não adianta inventar muita moda e querer levar pratos com molhos ou engordurados que tudo ficará uma bagunça. O ideal é investir em apenas uma receita destaque e principal e complementá-la com outras mais simples. Para o meu piquenique de aniversário, a receita principal foi um Bolo de Aniversário, é claro!

  4. Organize o piquenique para um horário agradável do dia. O ideal é que o piquenique comece no final da tarde, algo por volta de 16:00 ou 17:00. Nessa hora a temperatura já está mais amena e assim ninguém sofrerá com o calor e de quebra ainda é possível acompanhar um belo por do sol para fechar com chave de ouro seu evento.

  5. Capriche na decoração. Um piquenique precisa de cores e flores para dar um charme todo especial. Se estiver em um campo, colha flores, pétalas e galhos de árvores espalhados pelo chão para compor sua decoração. Se estiver em casa, aproveite seus enfeites, suas flores artificiais e seus arranjos para complementar a refeição ao ar livre. Além das flores, você vai precisar de uma boa toalha e itens de serviço como pratos e guardanapos que combinem com a refeição ao ar livre.

E como fazer isso?

 

Simples. Escolhendo produtos que tenham estampas que façam sentido com um piquenique. Nada de cores escuras e neutras e sim peças alegres e coloridas que componham e tragam vida à sua decoração, fazendo toda a diferença no piquenique!

 

Para que meu piquenique fosse um sucesso, investi na coleção chamada Bird Song da Michel Design Works. A marca Michel Design Works é americana e é trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade. A estampa da coleção Bird Song é repleta de beija-flores, pássaros e flores tão lindas que deixam qualquer ambiente incrivelmente mais alegre, colorido e vibrante.

Utilizei o trilho de mesa como parte da decoração e por isso servi em cima dele apenas o prato principal, a