SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

QUICHE DE ABOBRINHA E QUEIJO GRUYÈRE

25 Sep 2018

Foi-se o tempo em que a abobrinha era apenas um acompanhamento sem graça para os pratos do dia a dia.

 

Da tradicional Abobrinha Recheada até a estilosa Torta Florida de Legumes, a abobrinha se tornou um coringa dentro da minha cozinha e com o tempo fui aprendendo a utilizá-lo de formas criativas e diferentes para extrair o melhor desse alimento.

 

Um dos maiores segredos é não ter dó de aproveitar ingredientes mais refinados com o legume que é aparentemente simples. O resultado final pode ficar incrivelmente saboroso e servir como um belo prato para um jantar com amigos.

 

A combinação de hoje foi da abobrinha com o queijo gruyère.

 

O queijo gruyère é um dos mais famosos de todo o mundo e é o mais vendido em sua terra natal, Suíça. O nome é uma homenagem à cidade de Gruyère, um pequeno distrito de Fribourg e sua origem, assim como a de praticamente todos os queijos, se deu pela necessidade de se conservar o leite já que ainda não existia a geladeira.

 

Uma das principais características desse queijo é o fato dele ser feito com leite cru de vaca, sem adição de nenhum conservante. O gruyère tem uma textura macia e cremosa e aroma e sabor bem suaves.

 

Apesar de ter nome difícil, é bem fácil de achar em qualquer supermercado e tem um preço médio, nem tão caro e nem tão barato. Super acessível para quem vai utilizar em pouca quantidade, como é o caso da receita de hoje em que a ideia é valorizar os ingredientes e conseguir extrair o melhor das duas estrelas principais, a abobrinha e o queijo gruyère.

 

A abobrinha traz leveza e crocância para a torta enquanto gruyère garante um sabor delicado e uma crosta perfeitamente derretida de queijo.

INGREDIENTES

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de sal

6 colheres de sopa de óleo

1/2 xícara de leite

3 ovos

1 caixa de creme de leite

1/2 limão

1 abobrinha

100 gr de queijo gruyère ralado

Sal

Pimenta 

 

MODO DE PREPARO

Para preparar a massa misture o óleo, a farinha e sal até obter uma farofa. Em um recipiente separado bata 1 ovo com o leite e vá juntando devagar e aos poucos na farofa obtida anteriormente. Misture tudo, acrescentando um pouco mais de farinha caso necessário, até conseguir uma massa bem homogênea. Enrole em um papel filme e leve ao congelador enquanto prepara o recheio.

Fatie a abobrinha em finas rodelas e reserve.

Misture o creme de leite com o limão. Vai talhar mesmo, não se preocupe é de propósito. Em um recipiente separado, bata 2 ovos e junte a mistura do creme de leite com o limão. Agora acrescente um punhado do queijo gruyère ralado, tempere com sal e pimenta, misture e reserve.

Retire a massa do congelador e abra com ajuda de um rolo. Coloque em uma forma untada pressionando com os dedos até que tenha cobrido toda a base e aproximadamente 3 dedos das laterais com a massa.

Despeje o recheio, cubra com as fatias de abobrinhas e finalize colocando o queijo gruyère por cima de toda a quiche.

Leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

 

RENDIMENTO

10 pedaços

 

DICAS

Você pode preparar o recheio que desejar, use sua criatividade e os produtos que tiver em casa! Só lembre de colocar o limão, dá um toque super especial ao seu recheio.

Essa massa é uma versão diferente e bem mais prática de quiche, não leva manteiga e pode ser assada diretamente junto com o recheio, sem a necessidade de assar previamente. Aproveite!

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo