SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

FOCACCIA DE AZEITONAS E TOMATES

10 Sep 2018

Tem dias que eu só quero um pedaço de pão para chuchar no azeite enquanto aprecio uma taça de vinho.

 

Você também é assim?!

 

Eu sou fã de jantares no estilo aperitivo e pelo menos uma vez por semana faço isso aqui em casa. Abro um bom vinho e preparo uma tábua com queijos, embutidos, frutas ou pães. As vezes tudo isso junto, as vezes só os queijos, as vezes só os embutidos... vai da vontade do dia!

 

Mas tem sempre um item presente essa tábua: o pão.

 

Ahhh como eu sou apaixonada por pão!

 

Por aqui já ensinei a receita de Pão de Forma Artesanal e também da Focaccia Tradicional, ótimos pães para essa proposta de aperitivos.  E hoje decidi fazer também uma focaccia, mas dessa vez recheada.

 

A focaccia é um pão de origem italiana que possui uma textura bem macia e fofinha e tem como característica principal seu formato achatado. Sua forma mais tradicional é a com alecrim e sal grosso, uma combinação explosiva e deliciosa, mas hoje decidi incrementá-la um pouco e preparei a focaccia com azeitona e tomate cereja.

 

O resultado é delicioso e o preparo super fácil de fazer. Anota aqui que ainda dá tempo de fazer para hoje!

INGREDIENTES

500 gr de farinha de trigo

300 ml de água

1 colher de chá de sal

10 gr de fermento biológico seco

Tomate cereja

Azeitonas em fatias

Sal grosso

Azeite

 

MODO DE PREPARO

Primeiro misture a água, sal e fermento e mexa bem até tudo estar dissolvido.

Despeje a farinha de trigo em um recipiente, faça um buraco no meio e despeje a mistura. Mexa bem até que vire uma massa homogênea. Cubra e deixe descansar por 1 hora e meia.

Unte uma forma quadrada com um pouco de azeite, coloque a massa e estique-a com as mãos até cobrir toda a forma. Pressione a massa com as pontas dos dedos para formar pequenos vãos na massa.

Regue com um pouco de azeite e coloque as azeitonas e tomates cortados. Jogue algumas pedrinhas de sal grosso e leve ao forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos.

 

RENDIMENTO

10 porções

 

DICAS

Se preferir, pode uma a flor de sal ao invés do sal grosso para um toque especial. Sirva com um bom azeite.