SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

COQ AU VIN - FRANGO AO VINHO

6 Sep 2018

Alguns pratos não podem faltar no cardápio de um bom restaurante francês.

 

O tradicional lanche Croque Monsieur é uma das minhas receitas preferidas que estão nessa lista. O modo de preparo é muito simples e você poder ver a receita clicando aqui.

 

Outro prato tradicional da culinária francesa é o Boeuf Bourguignon. Servido como prato principal, é um dos maiores representantes da comida local. Apesar do nome difícil, o preparo é fácil e você pode ver clicando aqui.

 

Já falamos de um lanche que serve como entrada, de um prato principal feito com carne bovina e hoje quero falar de uma outra refeição, dessa vez feita com frango, que é também um ícone da culinária francesa – o Coq Au Vin.

 

O prato é feito basicamente de frango ou galo, vinho tinto e cogumelos e apesar de ter ganhado fama mundial pelas mãos dos franceses, teve sua origem na história romana. Conta a história que na guerra entre gauleses e romanos, o líder do exército gaulês Vercingetórix teria mandado um galo de briga como um presente (irônico e provocativo, é claro) à Júlio Cesar.

 

O imperador romano retribuiu o presente convidando Vercingetórix para jantar e adivinhe só qual era o prato principal?

 

O próprio galo!

 

A receita, assim como diversos outros pratos franceses, não tem dificuldade nenhuma no preparo. A questão toda é escolher bons ingredientes e ter paciência para esperar os tempos de marinada e cocção. No mais, a receita é bem simples e o resultado final incrivelmente saboroso!

INGREDIENTES

1 kg de sobrecoxa de frango

1 garrafa de vinho tinto

2 cenouras

1 ramo de Tomilho

Folhas de louro

2 dentes de alho

Azeite

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de farinha de trigo

2 cebolas

200 gr de champignon

Sal

Pimenta

 

MOD O DE PREPARO

Em um saco plástico coloque as sobrecoxas de frango, o vinho tinto, as cenouras picadas, 1 cebola picada, as folhas de louro, o ramo de tomilho, os dentes de alho, um pouco de sal e pimenta.

Feche o saco plástico e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.

Após 24 horas, retire as sobrecoxas do saco plástico, coe e reserve o caldo.

Numa frigideira grande, aqueça um fio de azeite e doure as sobrecoxas dos dois lados. Agora acrescente o caldo coado e reservado, tampe a frigideira e deixe as sobrecoxas cozinharem por aproximadamente 30 minutos.

Em outra frigideira adicione a colher de manteiga e a colher de farinha de trigo, misturando bem e fazendo um roux para engrossar o caldo. Assim que engrossar, jogue na frigideira com as sobrecoxas e misture bem.

Junte a outra cebola cortada em pétalas e o champignon, tempere com sal e pimenta e está pronto.

 

RENDIMENTO

6 porções

 

DICAS

Você pode servir acompanhado de arroz que ficará simplesmente perfeito. Se quiser incrementar, substitua o arroz por Batatas Rústicas (receita aqui).