Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BOLO DE LAVANDA

4 Sep 2018

Eu sou completamente apaixonada por lavanda.

 

Tenho essências, perfumes, envelopinho de colocar no guarda-roupa, tudo com cheirinho de lavanda e adivinhem só para onde levei essa maravilha?

 

Sim, para a cozinha!

 

Existem inúmeras receitas que levam lavanda no preparo ou na finalização e para quem nunca experimentou, já adianto que se o restaurante não for muito bom, poderá ser uma experiência estranha.

 

Já provei diversas receitas com lavanda em restaurantes e apenas UMA delas foi boa. Era uma sobremesa, um sorvete de limão siciliano e lavanda que me marcou e ficou registrado como uma das melhores coisas que já comi.

 

Com essa feliz exceção, tudo que provei foi estranho e o motivo é muito simples: as pessoas têm a tendência de exagerar na quantidade e o prato acaba ficando com aroma e sabor de perfume ou sabonete.

 

Como fico com receio de provar e me decepcionar, a solução que encontrei foi ter um pé de lavanda em casa para brincar e usar em minhas próprias receitas! :)

 

A escolhida de hoje foi uma das que mais dão certo e fazem sucesso: BOLO DE LAVANDA.

A receita é incrivelmente simples e o mais incomum que você precisa é a própria lavanda. Os pés de lavanda são vendidos em praticamente todas as lojas de plantas e o cultivo em casa é perfeitamente possível. Aqui em casa deixo o meu pé na varanda para tomar sol e rego dia sim, dia não.

 

 

Que tal ter uma lindeza dessas para perfumar sua casa e ainda poder preparar receitas super diferentes e deliciosas com a lavanda?

INGREDIENTES

180 ml de leite

3 flores de lavanda (a parte roxa que fica na ponta)

½ xícara de manteiga

1 xícara de açúcar

Raspas de 1 limão

2 ovos

250 gr de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento

Uma pitada de sal

 

MODO DE PREPARO

Retire as folhas da flor de lavanda e jogue-as no leite, levando para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e deixe esfriar. Misture o trigo e o fermento e adicione uma pitada de sal, reserve.

Na batedeira coloque a manteiga, o açúcar e as raspas do limão e bata até misturar. Com a batedeira ainda ligada, adicione os ovos. Em seguida adicione o leite saborizado com lavanda e a mistura de trigo, fermento e sal.

Quando tudo estiver bem homogêneo, desligue e despeje em forma untada e enfarinhada, levando ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 35 minutos.

Polvilhe açúcar para servir.

 

RENDIMENTO

1 bolo médio ou 6 bolos pequenos

 

DICAS

Minha primeira dica é sempre usar a própria flor da lavanda para preparar a receita, pois a essência culinária pode ser  muito intensa e prejudicar seu prato.

A segunda dica é saborizar algum líquido para o aroma e sabor fiquem mais presentes. Usar apenas as flores/folhas não dará quase nenhum sabor.

A terceira dica é testar quantidades diferentes em suas receitas. Eu gosto do sabor mais marcante de lavanda e por isso as vezes coloco mais flores. Faça os testes e casa e dose conforme seu gosto.