SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

5 DICAS PARA O TORRESMO PERFEITO

17 Aug 2018

Tem gente que cozinha. Tem gente que frita. Tem gente que leva à geladeira por algumas horas antes de fritar. Tem gente que frita em duas etapas.

 

Se tem uma receita cheia de versões e com os mais variados truques na culinária brasileira, essa receita é o Torresmo.

 

Presente em todos os mais respeitáveis bares do Brasil, o torresmo é um aperitivo extremamente apreciado por aqui e pode ser servido como porção individual acompanhado de uma boa cerveja gelada e uma fatia de limão, ou servido como um dos acompanhamentos da tradicional feijoada.

 

Na quarta-feira preparei uma receita de Feijoada simples e rápida que você pode ver clicando aqui, e um dos acompanhamentos era justamente o torresmo. Como recebi várias perguntas sobre o preparo desse aperitivo, decidi escrever um post com os segredos de um torresmo crocante e sequinho.

 

Anota aí!

 

1. ESCOLHA DA PEÇA

Toucinho, torresmo, panceta... são tantos nomes que as vezes podemos nos confundir na hora de escolher a peça que mais nos agrada para o preparo do torresmo. E não se culpe por não saber a diferença! A imensa maioria dos supermercados não faz corretamente a distinção e acaba embalando tudo como torresmo, confundindo a nossa cabeça.

Vamos às definições para sabermos exatamente o que comprar dependendo do nosso gosto!

 

Toucinho: é a gordura do porco subjacente à pele vendida com o respectivo couro.

Torresmo: é o toucinho frito.

Panceta: o termo “pancetta” em italiano é designado para o corte da barriga do porco. O corte é macio, sem osso, com gordura entremeada e o couro ainda preso na peça. Ou seja, é um tipo de toucinho.

Pururuca: é apenas a pele do porco frita, sem pedaço de carne.

 

Resumindo, na hora de comprar sua peça para preparar o aperitivo, primeiro decida entre TORRESMO (com pedaço de carne) ou PURURUCA (só a pele).

 

Feito isso, mais da metade do caminho para um torresmo perfeito, ou uma pururuca perfeita caso prefira só a pele, já está percorrido.

 

Em seguida, se optar pelo torresmo, basta pedir ao açougueiro que lhe forneça uma boa peça de panceta, corte da barriga do porco ideal para o preparo deste prato.

 

2. PANELA CERTA

Utilize uma panela grande e funda, pois o preparo desse aperitivo é delicado. O ideal é utilizar apenas a base de uma panela de pressão, sem obviamente pegar pressão! Precisamos fritar o torresmo e não cozinhar. Para isso, utilize apenas a base da panela.

 

3. USE POUCO ÓLEO

É isso mesmo, a própria peça irá soltar a gordura necessária para o preparo do torresmo, por isso utilize pouco óleo para fritar. Para 500 gr de panceta, use aproximadamente 1 xícara de óleo. FORA do fogo, adicione o óleo na panela, os pedaços da carne e aí sim leve para o fogo médio.

 

4. NÃO MEXA NOS PRIMEIROS MINUTOS

Deixe o óleo aquecer a gordura da carne começa a soltar, para isso, deixe o torresmo na panela sem mexer nos primeiros 15 minutos. Passado esse tempo e com muito cuidado, mexa para desgrudar do fundo da panela.

 

5. CUIDADO PARA NÃO QUEIMAR

Assim que perceber que os pedaços de torresmo estão ficando dourados, mexa todos os pedaços com ajuda de uma espátula para evitar que queime de um dos lados. Quando começar a sair fumaça da panela, está pronto.

 

Simples, não é?

 

Parece meio complexo no começo, mas basta saber comprar a peça que mais lhe agrada, com carne ou sem carne, e preparar tudo com muito cuidado.

DICAS FINAIS

 

PANELA TAMPADA

Se você nunca preparou um torresmo e está com receio, utilize uma panela com tampa ou a própria panela de pressão lembrando de apenas apoiar a tampa e não pregar pressão. Faço os mesmos procedimentos tampando a panela assim que levar ao fogo. Não mexa nos primeiros 15 minutos e após, abra delicadamente da tampa e siga mexendo até ficar pronto.

 

FORNO

É super possível fazer um torresmo crocante e delicioso no forno! Levando a peça ao forno você corre muito menos risco de se queimar e também obtém um torresmo crocante e sequinho. Coloque os cortes em uma assadeira e leve ao forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 40 minutos, lembrando de abrir na metade do tempo para verificar o cozimento e também virar os pedaços para dourar dos dois lados.

 

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo