Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

FEIJOADA

15 Aug 2018

Hoje é quarta-feira e restaurantes espalhados por toda São Paulo servem a tradicional Feijoada.

Na verdade, o prato é servido em restaurantes de todas as outras regiões do Brasil aos sábados, mas há muitos anos o paulista resolveu instituir mais um dia da semana para apreciar essa iguaria.

 

A origem de se comer um determinado prato em determinado dia da semana vem dos portugueses que têm esse costume há muito tempo. Em Portugal se come cozido de quinta-feira, peixe de sexta-feira e por aí vai. A herança da colonização portuguesa atingiu os pratos e é por isso que adotamos historicamente a tradição de associar comidas aos dias de semana.

 

Mas calma, isso não é tudo!

 

A tradição de se associar comidas aos dias da semana não foi toda a herança deixada por Portugal. A própria FEIJOADA tem origem histórica portuguesa e a versão como conhecemos por aqui é uma adaptação de um prato muito tradicional em Portugal.

 

O prato é original é um guisado cozido que leva feijão branco e carnes de porco e vaca, extremamente tradicional na Europa.  A receita chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses e logo sofreu a alteração mais importante que fez com que o prato ganhasse uma outra cara, além de outro sabor – trocou-se o feijão branco pelo feijão preto.

 

A única mudança gritante entre os pratos é justamente o tipo do feijão e a alteração faz tanta diferença que a nossa versão passou a ser chamada de “Feijoada à Brasileira”, hoje em dia servida em diversos lugares do mundo, incluindo Portugal.  

 

Assim como a própria criação do prato em si, as versões de feijoada, os ingredientes usados e os acompanhamentos mudam (e muito) de região para região, de cidade para cidade e ainda, de família para família. Cada um tem seu jeitinho especial de preparar esse prato.

Eu decidi escolher a versão mais prática e rápida de se preparar essa delícia, uma receita com poucos, mas importantes ingredientes com os quais conseguimos fazer uma feijoada de forma simples e rápida, perfeita para prepararmos no meio da semana!

INGREDIENTES

 

Feijoada:

500 gr de feijão preto

200 gr de paio

200 gr de linguiça calabresa

150 gr de bacon

1 cebola

1 dente de alho

1 pimenta dedo de moça

Sal

Pimenta

Cheiro verde picado

 

Couve:

1 maço de couve

1 dente de alho

½ cebola

Azeite

50 gr de bacon

Sal

 

Vinagrete apimentado:

4 tomates

1 cebola

1 maço de salsinha picada

1 pimenta dedo de moça

Azeite

Vinagre

Sal

 

MODO DE PREPARO

 

Feijoada:

Deixe seu feijão de molho por algumas horas, o máximo que conseguir, respeitando o mínimo de 1 hora de molho.

Na panela de pressão coloque o bacon cortador em cubinhos e deixe refogar. Adicione a cebola e o alho bem picadinhos, o paio e a linguiça calabresa. Assim que tudo estiver refogado, coloque o feijão e encha a panela com água. Quando pegar pressão, conte aproximadamente 40 minutos, desligue e espere sair a pressão.

Abra a panela, adicione o cheiro verde e a pimenta picada, experimente e tempere com sal e pimenta do reino conforme seu gosto.

 

Couve:

Lave bem as folhas da couve e retire os talos com ajuda de uma faca. Enrole as folhas apertando bem para ficar mais fácil na hora de cortar.

Pique finamente no corte que chamamos de chiffonade, retirando finas fatias da couve. Em uma frigideira adicione o bacon cortado em cubinhos e refogue.  Adicione a cebola e o alho picados e refogue. Acrescente a couve aos poucos e misture tudo, temperando com sal.

Assim que murchar, coloque um fio de azeite na frigideira e adicione outro punhado de couve, repetindo o procedimento até ter finalizado toda a couve.

 

Vinagrete apimentado:

Pique os tomates e a cebola e coloque em um recipiente. Adicione a salsinha picada, tempere com sal e acrescente o vinagre. Misture tudo muito bem e finalize com azeite para quebrar um pouco da acidez.

 

RENDIMENTO

6 porções

 

DICAS

Sirva a feijoada acompanhada de um belo arroz e se quiser dar um toque especial, preparar a Farofa de Couve de Bacon que te ensino no post clicando aqui