SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

QUICHE DE BRÓCOLIS

13 Aug 2018

Dia desses contei no post da receita de Risoto de Brócolis com Bacon que eu me divirto lembrando o quanto eu achava que jamais comeria brócolis quando era criança. Agora simplesmente não consigo viver sem e coloco brócolis em várias preparações como refogados, caldos, risotos, pães e tortas.

 

Hoje decidi fazer uma receita que sempre faço por aqui, a Quiche.

 

A quiche nada mais é que uma torta aberta, que não leva uma cobertura de massa, e que é feita a base de leite, creme de leite, ovos e farinha. Podemos dizer que esse prato tem dupla nacionalidade, pois a versão original foi criada em Alsácia Lorena, que hoje faz parte da França, mas por muito tempo pertenceu à Alemanha. Na verdade na verdade, se seguirmos estritamente os indicativos históricos podemos dizer que a receita é de origem Alemã, mas é que o prato é tão tradicional na França que acabou virando um clássico local.

 

A origem do nome Quiche vem de "Küchen", que em alemão significa literalmente torta. Na época a região se chama "Lothringen", que em português significa Lorena e em francês Lorraine. Assim que os franceses ganharam a batalha e retomaram a região, trataram de batizar a quiche dos alemães de "Quiche Lorraine".

 

Tradicionalmente, a quiche lorraine leva queijo e bacon e para quem gosta desse ingrediente, é também uma versão muito saborosa da receita. Mas fato é que o prato se tornou mundialmente famoso pela sua versatilidade, podendo ser feito literalmente com qualquer ingrediente que tiver em casa.

 

E adivinhe só o que tinha na minha geladeira hoje?! Sim, brócolis!

Decidi fazer uma versão bem levinha usando apenas esse ingrediente e ficou irresistível. Macia por conta da massa e crocante por conta das pequenas arvorezinhas, foi um dos sabores mais gostosos de quiches que já fiz! Teste em casa!

INGREDIENTES

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de sal

6 colheres de sopa de óleo

1/2 xícara de leite

3 ovos

1 caixa de creme de leite

1/2 limão

100 gr de queijo parmesão ralado

½ maço de brócolis

Sal 

Pimenta

Azeite

 

MODO DE PREPARO

Para preparar a massa misture o óleo, a farinha e sal até obter uma farofa. Em um recipiente separado bata 1 ovo com o leite e vá juntando devagar e aos poucos na farofa obtida anteriormente. Misture tudo, acrescentando um pouco mais de farinha caso necessário, até conseguir uma massa bem homogênea. Enrole em um papel filme e leve ao congelador enquanto prepara o recheio.

Misture o creme de leite com o limão. Vai talhar mesmo, não se preocupe é de propósito. Em um recipiente separado, bata 2 ovos e junte a mistura do creme de leite com o limão.

Agora acrescente o brócolis cortado em pequenos pedaços, metade do queijo ralado e misture tudo muito bem. Verifique se precisa temperar com sal e pimenta.

Retire a massa do congelador e abra com ajuda de um rolo. Coloque em uma forma untada pressionando com os dedos até que tenha cobrido toda a base e aproximadamente 3 dedos das laterais com a massa.

Despeje o recheio, cubra com o queijo ralado restante e leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. 

 

RENDIMENTO

15 pedaços

 

DICAS

Essa massa é uma versão diferente e bem mais prática de quiche, não leva manteiga e pode ser assada diretamente junto com o recheio, sem a necessidade de assar previamente. Aproveite!