SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

RISOTO DE BRÓCOLIS E BACON

3 Aug 2018

 Não sei vocês, mas eu me divirto em pensar o quanto achava abominável brócolis quando era pequena e agora sou completamente apaixonada. Uso como recheio de macarrão, em refogados, em sopas e saladas. Adoro a crocância dessas pequenas arvorezinhas!

 

É realmente engraçado lembrar de quantas coisas eu achava que não gostava simplesmente por não ir muito com a cara ou o aroma sem nunca nem ter experimentado. Sorte a minha que certo dia resolvi provar o brócolis e desde então não parei mais de comer.

 

Por aqui já fiz até Pão Recheado de Brócolis que ficou uma delícia e um aperitivo super diferente que todo mundo adorou.

 

Pois bem, tem um prato que vira e mexe eu faço por aqui e falo para testar com literalmente o que tiver em casa. E hoje foi dia de testá-lo justamente com o brócolis!

 

Já sabe o que é?

 

Sim, meu amado Risoto!

 

Eu já fiz um risoto de bacalhau que levada um pouco de brócolis, mas apenas para complementar o sabor principal. Confesso que nunca tinha provado ou visto um risoto em que a estrela era o próprio brócolis e hoje decidi provar.

 

Assim como feijão com arroz, acho que o brócolis combina perfeitamente com o bacon e foi assim que surgiu minha versão de Risoto de Brócolis com Bacon!

INGREDIENTES

1 colher de manteiga
½ cebola cortada em pequenos cubinhos

½ dente de alho picadinho
1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli
1 xícaras de vinho branco
200 ml de caldo de legumes (receita aqui)
½ maço de brócolis

100 gr de bacon

50 gr de queijo parmesão ralado

 

MODO DE PREPARO

Em uma frigideira sem nada de óleo, coloque o bacon cortado em cubinhos. Doure e reserve.

Na mesma frigideira e aproveitando a gordura que soltou do bacon, coloque o brócolis cortado e refogue, adicionando um pouco de sal e pimenta. Doure e reserve.

Coloque a manteiga na panela e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar até que fiquem transparentes. Coloque o arroz e refogue até que a manteiga envolva toda a quantidade de arroz. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. A medida é quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Em seguida, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo o arroz precisa de líquido para cozinhar e, a partir da terceira, vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre. Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, acrescente o brócolis e o bacon, desligue o fogo e adicione o queijo e misture até que tudo esteja derretido.

 

RENDIMENTO 

2 porções

 

DICAS

O ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele fica meio durinho mesmo; tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto, ok? Se o grão cozinhar demais, fica grudento e você não vai apreciar seu prato.