SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

LANCHE DE KIBE ASSADO

1 Aug 2018

Algumas receitas me fazem feliz. Outras me fazem muuuuito feliz e o kibe é exatamente uma dessas receitas que se encaixam na segunda categoria :)

 

Sempre adorei comer kibe frito com algumas gotinhas de limão ou um pouquinho de molho de pimenta, que delícia que é isso! Mas sabemos tudo que é frito agrega umas boas calorias a mais na refeição.

 

Temos algumas formas de preparar o kibe, como frito, assado ou até mesmo cru. Gosto de todas elas, mas a que melhor se adapta à proposta dessa semana em que decidi pegar mais leve nas refeições é a versão assada que fica incrivelmente menos calórico por ir ao forno ao invés de ser frito e mantêm o prazer de comer, já que tem um sabor delicioso! 

 

Eu sempre vejo em restaurantes versões desse kibe assado com recheios. Claro, fica uma delícia, mas a ideia aqui é usar o meio termo e por isso passarei uma versão muito simples, rápida e gostosa do kibe assado sem recheio, focando o sabor na própria carne muito bem temperada, que será a fonte de proteína da nossa refeição. 

 

Além disso, quis sair do obvio e apesar de preparar o kibe sem recheio, incrementei colocando uma fatia em cima da outra e passando uma pastinha de iogurte natural com pepino para criar quase que um lanche de kibe!

 

O kibe tem origem no Mediterrâneo e no Iraque e no começo era tido como um prato típico de classes menos favorecidas, já que o trigo misturado na carne rende bastante e era possível alimentar famílias inteiras.

 

Em sua forma original tinha o formato redondo, era um bolinho de carne bem temperado, misturado com trigo. O nome kibe vem de "kubbeh" que significa bola em árabe.

 

Aqui no Brasil conhecemos o kibe através das mãos dos imigrantes libaneses que incorporaram a receita tipicamente árabe em nosso país. Hoje já achamos versões de tudo que é jeito, com queijo, com presunto, com catupiry, mas a que vamos fazer aqui é uma versão bastante tradicional que tenho certeza que agrada todo mundo!

 

INGREDIENTES

1 xícara de trigo para kibe hidratado

1 xícara de carne moída

½ cebola picada

1 dente de alho picado

1 colher de sopa de azeite

1 limão

Azeitonas picadas

Sal

Pimenta

Cheiro verde ou hortelã picado

½ pepino

1 pote de iogurte natural

 

MOD O DE PREPARO

Vamos começar preparando o kibe. Misture o trigo para kibe, a carne moída, a cebola, o alho, o limão, cheiro verde ou hortelã (conforme seu gosto) e as azeitonas picadas. Adicione o azeite e tempere com sal e pimenta.

Misture tudo muito bem.

Em uma assadeira quadrada e untada com um pouco de azeite, despeje essa massa pressionando com os dedos para criar uma camada de aproximadamente 1 dedo do kibe. Leve para assar em forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos.

Enquanto isso, vamos preparar a pasta de pepino. Rale o pepino finamente, misture com o pote de iogurte e tempere com sal e pimenta. Finalize com algumas gotas de limão e um fio de azeite.

Deixe o kibe esfriar e então corte em quadrados. Coloque a pasta sobre uma fatia e sobreponha outra, fazendo um delicioso lanche de kibe.

 

RENDIMENTO

2 porções

 

DICAS

O pepino e o iogurte combinam perfeitamente bem com o sabor do kibe, mas caso prefira pode preparar uma pasta de iogurte com azeitonas pretas que também fica uma delícia.