SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

EMPADÃO DE FRANGO COM REQUEIJÃO CREMOSO

19 Jul 2018

Difícil encontrar alguém que resista aos encantos dos clássicos salgadinhos de padaria, não é mesmo?

 

Desde os fritos até os assados, as delícias parecem tão apetitosas que é quase impossível não escolher um salgado para o lanche da tarde.

 

Como não é toda hora que estamos perto de uma boa padaria, a solução para ter essas maravilhas é produzi-las em casa. Eu sou apaixonada por coxinhas e croquetes e por aqui já ensinei as receitas de Coxinha Fit e Croquete de Carne.

 

Mas, convenhamos, alguns salgados dão uma certa preguiça de fazer em casa né? A Empada é uma delas. É um salgado que amo de paixão, é super saboroso, pode ser recheada com diversos ingredientes e tem como único defeito ser mais trabalhoso por conta da massa que costuma esfarelar demais.

 

Você faz a primeira, faz a segunda e quando chega na terceira pequena empadinha já está cansado de acomodar a massa no fundo e nas laterais da forminha com todo cuidado e depois ainda terá um outro trabalho para cobrir tudo isso.

 

A solução?

 

 Produzir uma versão tamanho família, o Empadão!

Eu escolhi o recheio de frango com requeijão cremoso, mas você pode usar a criatividade e preparar sua versão de empadão com qualquer ingrediente que tiver em sua casa.

INGREDIENTES

600 gr de farinha de trigo

4 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

4 colheres de sopa de azeite

Água

½ cebola

1 dente de alho

1 pimenta dedo de moça

½ peito de frango

4 colheres de sopa de requeijão cremoso

1 ovo

1 gema

Azeitonas

Sal

Pimenta

 

MODO DE PREPARO

Corte o frango em pequenos cubos e refogue na frigideira até que estejam cozidos. Desfie comum garfo ou bata no processador. Esquente um fio de azeite em uma frigideira, doure a cebola picada, em seguida acrescente o alho picado e adicione o frango desfiado. Coloque a pimenta dedo de moça e as azeitonas picadas, misture e reserve.

Misture a farinha e a manteiga, vai virar praticamente uma farofa. Adicione o azeite, o ovo, misture e daqui em diante adicione água aos poucos apenas até dar a consistência em que você consegue abrir a massa com o rolo, sem esfarelar.

Divida a massa em duas parte, abra metade e coloque em uma forma untada e enfarinhada. Despeje o recheio, coloque o requeijão e abra a outra metade da massa, colocando por cima para fechar por completo.

Passe gema do ovo por cima e leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 35 minutos.

 

RENDIMENTO

4 porções

 

DICAS

Eu não sou muito fã da massa que chamamos de podre, feita apenas de trigo e manteiga. Acho que esfarela demais e eu, particularmente, prefiro essa versão em que adiciono ovo, azeite e água para criar uma massa mais úmida.

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo