Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

QUICHE DE CEBOLA ROXA

24 Jul 2018

Com a chegada do inverno as temperaturas caem e a nossa fome aumenta, não é mesmo?

 

Brincadeiras a parte, é verdade que na época fria do ano nosso organismo precisa de mais combustível para, além de realizar as funções normais do metabolismo, ainda manter nosso corpo aquecido.

 

E é por isso que é natural que no inverno a gente sinta mais vontade de comer refeições mais gordurosas, para que nosso corpo tenha reservas suficientes para nos manter quentinhos.

 

Mas isso não é justificativa para comermos apenas fondue e chocolate quente no inverno não. Apesar de precisarmos de energia para passar pelos dias frios, é essencial que façamos isso com equilíbrio para manter uma alimentação saudável durante todo o inverno!

 

Para quem já me acompanha, sabe que eu gosto mesmo é de criar receitas fáceis, prática e que sejam verdadeiramente saborosas, sejam elas FIT ou sejam elas FAT :)

 

É importante deixar claro que manter uma alimentação saudável com muito sabor é totalmente possível, incluindo na época mais fria e – tentadora de exageros culinários - do ano e para isso manterei uma série de receitas deliciosas, saudáveis, reconfortantes e quentinhas para aquecer o corpo e o coração de todo mundo!

 

A sugestão de hoje é certamente uma das minhas receitas preferidas. E quando digo preferida não é só de comer não, é preferida de fazer também! Tenho muito carinho e adoro inventar novos sabores, recheios e combinações dessa receita típica da culinária francesa.

 

Estou falando das QUICHES!

 

A quiche nada mais é que uma torta aberta, que não leva uma cobertura de massa, e que é feita a base de leite, creme de leite, ovos e farinha. Podemos dizer que esse prato tem dupla nacionalidade, pois a versão original foi criada em Alsácia Lorena, que hoje faz parte da França, mas por muito tempo pertenceu à Alemanha. Na verdade na verdade, se seguirmos estritamente os indicativos históricos podemos dizer que a receita é de origem Alemã, mas é que o prato é tão tradicional na França que acabou virando um clássico local.

 

A origem do nome Quiche vem de "Küchen", que em alemão significa literalmente torta. Na época a região se chama "Lothringen", que em português significa Lorena e em francês Lorraine. Assim que os franceses ganharam a batalha e retomaram a região, trataram de batizar a quiche dos alemães de "Quiche Lorraine".

 

Tradicionalmente, a quiche lorraine leva queijo e bacon e para quem gosta desse ingrediente, é também uma versão muito saborosa da receita. Mas fato é que o prato se tornou mundialmente famoso pela sua versatilidade, podendo ser feito literalmente com qualquer ingrediente que tiver em casa.

 

Apenas dois ingredientes nunca podem faltar em uma quiche: os ovos e o queijo parmesão. E adivinhe só? Além das propriedades super benéficas e protéicas vindas dos ovos nessa receita, o queijo parmesão cumpre lindamente seu papel de ingrediente garantidor de aquecimento para o nosso corpo!

 

O queijo é um alimento que possui muita gordura e que aliado à base feita de ovos na quiche, irá prover uma refeição completa, saudável, nutritiva e muito saborosa para esse inverno.

 

Como disse, a quiche pode ser feita de praticamente qualquer ingrediente que imaginar e dessa vez eu escolhi um que adoro, a cebola roxa.

 

Dificilmente falta cebola aqui em casa e vira e mexe acabo comprando a roxa que dá um toque todo especial para as receitas. E não pense você que a cebola roxa só é mais bonita que os outros tipos de cebola não, além do aspecto exterior ela também tem um sabor diferente, servindo perfeitamente para determinados pratos da nossa culinária.

 

Sim, acredite se quiser, existem inúmeros tipos de cebolas e a escolha da cebola correta pode mudar sua percepção sobre o prato por completo!

 

Para ninguém errar na hora da compra, aqui vão algumas dicas sobre os principais tipos de cebola disponíveis no mercado.

 

Cebola Amarela ou Cebola Pera

 

Essa é a cebola mais conhecida e utilizada no Brasil. É uma cebola de tamanho maior, casca amarelada e com sabor ácido e marcante. Por ter um sabor mais intenso fica muito melhor quando refogada.

 

 

 

Cebola Pérola

 

É aquela cebola bem pequenininha que normalmente é utilizada em conservas. Tem um sabor bem mais doce e delicado e fica uma delicia como acompanhamento de diversos pratos, em especial carnes.