SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BRIGADEIRO RUSSO

19 Jun 2018

 Quem me acompanha no Instagram viu que na semana passada me animei em criar uma série de receitas chamada COMIDAS DO MUNDO.

 

A ideia é aproveitar a Copa do Mundo que está rolando para conhecer, experimentar e testar receitas que representem alguns países ao redor do mundo.

 

Comecei em grande estilo com a Comida Mexicana. Como expliquei no post que você pode ler clicando aqui, a comida mexicana está entre um dos patrimônios imateriais da humanidade pela Unesco de tamanha sua importância para os povos.

 

No post de hoje a homenagem vai para o país sede da Copa 2018, a Rússia. A receita é de um doce chamado de Kartoshka que aqui no Brasil ganhou o apelido carinhoso de Brigadeiro Russo. A Kartoshka é um doce típico russo feito a base de chocolate, leite condensado e sobras de bolo.

 

A ideia era reaproveitar cantinhos e rebarbas de bolos para evitar desperdício e por isso tudo era misturado com leite condensado e um pouco de chocolate em pó. O resultado? Tão gostoso que acabou virando doce típico e pode ser encontrado em praticamente todas as lanchonetes e bares da Rússia.

 

Kartoshka em russo significa “batata” e o doce ganhou esse nome por ser feito em um formato arredondado e cilíndrico, parecido com uma batata! Aqui no Brasil foi apelidado de brigadeiro russo por ser uma mistura que leva leite condensado, manteiga e chocolate em pó, base do nosso brigadeiro comum.

 

A diferença está no fato de não ir para o fogo e levar as sobrinhas que podem ser de bolo ou de biscoito maisena! Isso mesmo, sabe aquele restinho do fundo do pacote que fica todo esfarelado? É perfeito para esta receita!

INGREDIENTES

100 gr de biscoito maisena

100 gr de leite condensado

50 gr de manteiga

4 colheres de cacau ou chocolate em pó

Nozes picadas

 

 MODO DE PREPARO

Se seus biscoitos ainda estiverem inteiros, processe-os juntamente com as nozes no processador. Despeje em uma tigela a farofa obtida e junte o chocolate ou cacau.

Derreta a manteiga em banho maria e despeje na farofa. Misture bem e por fim, adicione o leite condensado.

Mexa muito bem até que tenha virado uma massa que desgruda das mãos. Faça rolinhos cilíndricos e passe no chocolate em pó ou cacau.

 

RENDIMENTO

4 brigadeiros russos

 

DICAS

Como o doce já leva leite condensado e eu prefiro coisas sem tanto açúcar, preparei meus brigadeiros russos com cacau, mas você pode preparar com chocolate em pó que também fica muito gostoso.

Usei um resto de biscoito maisena que tinha por aqui, mas pode aproveitar sobras e cantos de bolos para preparar a versão típica russa!

Please reload

Categorias
Instagram
Ei! Quer receber minhas receitas super quentinhas?
Coloque seus contatos abaixo