SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BOLO DE SANTO ANTÔNIO

13 Jun 2018

Passado o Dia dos Namorados, comemorado aqui no Brasil no dia de ontem – 12 de junho, hoje é a vez de comemorar o Dia do Santo Antônio.

 

Fernando Antônio de Bulhões nasceu em Lisboa, entrou para o convento aos 19 anos e logo se tornou padre.  Dentre as inúmeras características atribuídas à ele a mais forte é a dele ser considerado o santo casamenteiro.

 

Mas se engana quem pensa que ele fazia sermões e falava só sobre casamentos. Ele ficou conhecido como santo casamenteiro por ajudar mulheres com poucas aquisições financeiras a conseguirem o dote e um enxoval para o casamento, item essencial naquela época. Foi por essa ajuda que ele passou a ser conhecido como santo casamenteiro, mas é claro que algumas histórias milagrosas também o rodeiam.

 

Reza a lenda que uma jovem moça desiludida decidiu se apegar à imagem de Santo Antônio para tentar arrumar um marido. Todos os dias ela colhia folhes e oferecia ao Santo, esperando o milagre. Anos se passaram até que um dia a jovem cansada e descrente do Santo, tomada pela raiva, joga a imagem pela janela. Um jovem cavalheiro é atingido pela imagem e adivinhem só? Ao devolver a imagem à moça eles se apaixonam e se casam.

 

Bom, independente de crenças, de ser casado, de ter namorado, de estar solteiro, acredito que vale a pena comemorar o amor e por isso, decidi preparar um prato típico deste dia, o Bolo de Santo Antônio!

 

A tradição conta que quem achar a medalhinha escondida dentro do bolo irá encontrar seu par perfeito!

 

Aqui em casa eu fiz o bolo por achar a receita deliciosa, sem nenhuma medalha dentro. Aí na sua casa você pode preparar da mesma forma apenas para saborear essa delícia ou pode armar uma brincadeira com as amigas preparando o bolo e se divertindo em ver quem encontrará o par perfeito nos próximos dias! :)

INGREDIENTES

6 ovos

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de água

1 colher de sopa de fermento em pó

1 lata de doce de leite

 

MODO DE PREPARO

Separe as claras das gemas e reserve.

Na batedeira bata as claras até ficar em ponto de neve. Em seguida, acrescente as gemas de uma a uma com a batedeira ainda ligada.

Com tudo incorporado, desligue e acrescente o açúcar, o trigo e a água e misture delicadamente de baixo para cima.

Por fim, coloque o fermento em pó, misture bem e despeje em uma forma untada levando ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos.

Espere esfriar, corte ao meio e recheie com doce de leite.

 

RENDIMENTO

10 porções

 

DICAS

Você pode acrescentar amendoim por cima do bolo para decorar e deixá-lo ainda mais gostoso!