Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

RAVIÓLI PARA O DIA DOS NAMORADOS

12 Jun 2018

Este final de semana foi muito especial para o Blog Bru Calderon. A convite da Importadora Imeltron e da Loja Bergerson Presentes tive a oportunidade de sair das telinhas do mundo virtual para demonstrar um cardápio delicioso em duas aulas shows em Curitiba.

 

Com a proximidade do dia 12 de junho, o tema das aulas foi Especial Dia dos Namorados com a demonstração e degustação das receitas de Ravioli em formato de coração com massa tradicional recheado de mussarela de mussarela de búfala ao molho pomodoro e manjericão e Ravioli em formato de coração com massa de beterraba recheado de queijo brie, damasco e nozes na manteiga de sálvia.

 

A origem do Dia dos Namorados, lá fora chamado de Valentine´s Day, remete a história de Valentim, um santo católico martirizado na Roma Antiga. Durante o governo do imperador Claudius II ocorreu a proibição de realizar casamentos em seu reino, pois segundo ele, se os jovens não se preocupassem em constituir família, se alistariam com mais facilidade e o imperador poderia ter seu desejado e poderoso exército.

 

O problema é que Valentim, revoltado e contra a imposição do imperador, continuou a realizar casamentos em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à sentença de morte. Durante sua prisão, jovens dirigiam-se à sua cela e lhe jogavam flores e cartas afirmando que continuam acreditando no amor.  Uma das pessoas que jogavam cartas ao santo era a filha do carcereiro, Asterius. A jovem, que era cega, teve permissão de seu pai para visitar Valentim antes de sua execução e os dois acabaram se apaixonando.

 

Valentim teve tempo de redigir uma carta de amor à Asterius que, milagrosamente, recuperou sua visão após a visita. A carta foi assinada por ele da seguinte forma: "De seu Valentine".

 

Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270 d.C., mas sua fé no amor rendeu-lhe um lugar na história. Em grande parte do mundo, o dia dos namorados é celebrado com uma troca de cartas entre os apaixonados, afirmando a beleza do amor pregada pelo Santo Valentim.

 

Aqui no Brasil comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho, véspera do dia em que celebramos o Dia de Santo Antonio. Por aqui a lenda reza que Santo Antonio ajudava jovens humildes a conseguir enxoval e dote para que pudessem se casar e por isso é considerado um santo casamenteiro.

 

Nada mais justo então que comemorar o dia dos apaixonados preparando uma receita especial com muito amor e carinho, não é mesmo? Sendo em formato de coração, melhor ainda! Tenho certeza que sua paixão irá se surpreender com essa declaração de amor pra lá de especial.

 

Agora é só anotar a receita e correr preparar essa surpresa para quem se ama!

 

RAVIOLI EM FORMATO DE CORAÇÃO COM MASSA TRADICIONAL RECHEADO DE MUSSARELA DE BÚFALA AO MOLHO POMODORO COM MANJERICÃO

RECEITA DE MASSA FRESCA TRADICIONAL

 

INGREDIENTES
50 g de farinha de trigo
50 g de semolina
1 ovo
 

MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes secos. Adicione o ovo e misture. Caso o ovo seja pequeno, adicione um pouco de água para obter uma massa mais homogênea. Divida a massa em 4 partes iguais para facilitar na hora de passar no cilindro.

 

Coloque seu cilindro de abrir massas na posição 0 e comece a passar a massa pelos rolos lisos. Repita a passagem várias vezes, dobrando a folha de massa na metade. Polvilhe levemente a folha a cada passada. Quando perceber que a massa já está lisa e correta, rode para a posição 1 e passe uma vez. Mude para a posição 2 e passe uma vez, e assim por diante, até atingir a espessura desejada. Costumo passar até a posição 6. Feito isso, você terá uma folha para produzir a massa.

RECHEIO

 

INGREDIENTES

100 gr de mussarela de búfala em barra

 

MODO DE PREPARO

Rale o queijo e reserve

 

MOLHO POMODORO

 

INGREDIENTES

½ kg de tomate sem pele e sem semente
Azeite
1 dente de alho picado
1 cebola picada
1 xícara de polpa de tomate
Sal
Pimenta

Folhas de manjericão

 

MODO DE PREPARO
Em uma panela aqueça um fio de azeite e doure o alho e a cebola. Adicione os tomates cortados em cubos e deixe refogar por alguns minutos. Junte a polpa de tomate e deixe em fogo baixo por, aproximadamente, 1 hora. Reserve.

Lave e seque as folhas de manjericão e reserve, utilizaremos na montagem final.

 

MONTAGEM

Disponha sua folha de massa pronta sob uma superfície limpa e enfarinhada, pegue pequenas quantidades do queijo e pressione até obter bolinhas de recheio do tamanho aproximado de bolinhas de gude e disponha sobre a massa, observando a distância necessária para conseguir produzir o corte em formato de coração.

Preencha com os recheios, coloque outra folha de massa por cima e pre