Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

WAFFLE TRADICIONAL

3 Jul 2018

Foi dormir muito tarde e no dia seguinte acordou atrasado para sair de casa.

Abriu os olhos e logo se distraiu pegando o celular e começando a resolver os problemas do dia a dia.

Aproveitou o dia de folga para acordar um pouco mais tarde e deixou pra fazer a primeira refeição na hora do almoço mesmo.

 

Você se identificou com alguma constatação acima?

 

Seja por esses motivos ou por tantos outros que nos ocorrem todos os dias, é surpreendente a quantidade de pessoas que pulam a primeira refeição do dia, o café da manhã.

Aquela cena do comercial de margarina com a família toda reunida nunca esteve tão longe de acontecer nas casas dos brasileiros. Estudos dizem que cerca de 40% dos jovens simplesmente ignoram essa refeição e que a grande maioria dos adultos também já se adaptaram a trocar a refeição por um pacotinho qualquer de bolacha.

 

Aposto que você já deve ter ouvido falar da expressão “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo” não é mesmo? Essa frase costuma ser falada por nutricionistas como uma forma divertida de dizer como as refeições do dia devem ser equilibradas. A maioria das pessoas leva como referência essa frase por já terem ouvido falar que pular o café da manhã prejudica na perda de peso, mas eu te garanto, o buraco é muito mais fundo!

 

As implicações que ocorrem no nosso corpo por não fazer a primeira refeição do dia são muitas e algumas delas acabam prejudicando muito além da estética, a própria saúde.

 

Aqui vão os cinco principais motivos pelos quais o café da manhã nunca deve ser deixado de lado.

 

1. Aumento de peso. Pular o café da manhã contribuiu para o aumento do peso já que faz com que o corpo tenha mais desejo de comer e se prepare para absorver e aproveitar todas as calorias que vierem nas próximas refeições;

 

2. Ansiedade e vontade de comer mais. Quem pula a primeira refeição, fica ansioso pela hora do lanche, pela hora do almoço, pela hora da janta, o que faz com que a vontade de comer alimentos mais calóricos nas próximas refeições aumente;

 

3. Mal estar. Nosso corpo continua em pleno funcionamento durante a noite e por isso gasta energia mesmo durante nosso sono. Ao pular a primeira refeição do dia você não reabastece seu corpo que trabalhou a noite toda e por isso pode ter enjôos, tonturas e mal estar ao longo do dia todo;

 

4. Aumenta sensação de cansaço. Mesmo após uma boa noite de sono, você se sentirá exausto se não fizer a primeira refeição do dia, pois continuará o jejum que teve início na noite anterior, não dando nenhum nutriente para seu corpo iniciar o dia. Seus estudos e seu trabalho serão prejudicados já que sua capacidade de concentração será reduzida;

 

5. Aumenta níveis de estresse. Pulando o café da manhã, seu corpo se sentirá obrigado a economizar energia, o que significa que seu dia começará sem disposição alguma, prejudicando sem bem estar.

 

Aposto que você já esta convencido da importância de se consumir a primeira refeição do dia, mas caso ainda não tenha certeza, além de evitar os problemas acima, você irá acelerar o seu metabolismo, ajudando a queimar calorias, vai evitar picos de fome, aumentará sua energia com os nutrientes necessários para ativar o metabolismo e favorecer um ótimo funcionamento do nosso corpo e terá como resultado um dia prazeroso, disposto e produtivo.

 

Fala a verdade, vale a pena mudar os hábitos e passar a se alimentar pela manhã para garantir tudo isso em sua vida, não?

 Você não precisa de muita coisa para preparar um café da manhã delicioso para começar o dia com o pé direito, não precisa sair fazendo ovos mexidos, salsichas e bacon que nem os americanos a partir de amanhã para o café ok?

 

Mas, já que falei do café dos americanos, que atire a primeira pedra quem nunca ficou morrendo de vontade de devorar um prato de waffle com mel depois de assistir algum filme tipicamente americano.

 

Pode não parecer, mas a receita pode ser uma boa opção para o seu café da manhã se consumida com moderação. O waffle é um tipo de massa que consiste em uma mistura de farinha e ovos e que tem como parentes a panqueca e os crepes. As três receitas levam basicamente os mesmos itens e se diferenciam apenas pelas quantidades usadas de cada ingrediente.

 

Apesar de incrivelmente populares nos Estados Unidos, os Waffles tiveram sua origem durante a Idade Média numa região em que hoje está localizada a Bélgica e por isso, os waffles são considerados belgas. A receita era uma simples mistura de trigo e ovo que ao ser prensada em duas placas de ferro criava texturas e desenhos específicos relacionados à igreja. As primeiras prensas de waffle foram encontradas por volta de 1300 na Alemanha e por lá elas criavam um padrão de desenho semelhante ao favor de mel, que em alemão se escreve wafel, de onde surgiu o nome pelo qual conhecemos a receita nos dias de hoje. 

 

A forma mais comum de consumo do waffle nos dias de hoje, em especial nos cafés da manhã, é regado a muito maple syrup. Esse syrup é um xarope extraído da árvore mais famosa do Canadá, aquela cuja folha está até na bandeira do país, e tem um sabor único difícil de comparar com outros produtos.

 

Aqui no Brasil podemos substituir esse xarope pelo mel, produto extremamente nutritivo para o nosso corpo. O mel contém proteínas, sais minerais, vitaminas, alto teor energético e ainda propriedades antioxidantes antibacterianas. Além disso tudo, ainda é um adoçante natural que cai perfeitamente bem em cima de um waffle!

 

É claro que cada um tem um estilo de vida, uma saúde, um corpo e um metabolismo diferente e por isso é importante que cada um busque conhecer as melhores opções para cada uma de suas refeições, mas deixo aqui a minha sugestão para te dar um ânimo inicial para começar a mudar seus hábitos.