SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

TIBORNA DE AZEITE

21 Jun 2018

Dia desses preparei um prato típico da região da Toscana, uma torta folhada de uva chamada de Schiacciata Con L'uva que fez o maior sucesso por aqui.

 

A beleza da torta, a simplicidade da receita e o fato dos brasileiros serem apaixonados pelos mais variados tipos de uvas ajudaram nesse sucesso, mas quem ganhou destaque e fez toda a diferença nessa produção foi a coleção de itens da Anova Trade que usei para decorar a mesa.

 

Escolhi a coleção Tuscan Grove da Michel Design Works que tem como tema justamente a região da Toscana para compor uma mesa linda cheia de cor. A Michel Design Works é uma marca que adoro, trazida ao Brasil exclusivamente pela Anova Trade, e que está sempre presente por aqui para compor minhas receitas com coleções com muita cor, design e bom gosto. Sem falar na qualidade já que o material dos produtos da marca é de melamina de altíssima qualidade, perfeito para o serviço de alimentos até 65ºC e você pode até lavar direto no lava louças.

A linha Tuscan Grove, é repleta de estampas que fazem referência aos belos e roxos campos de lavanda, as videiras repletas de uvas e as plantações de azeitonas e eu me apaixonei de tal forma por esse kit que ele já ganhou o título de meu preferido quando o assunto é afeto à mesa e eu explico o motivo.

 

Moro em Jundiaí, cidade do interior de São Paulo, chamada carinhosamente de “Cidade da Uva” por contar com 30% de toda a produção de uva do estado, algo em torno de 25 mil toneladas ao ano. Com isso, a uva e as videiras fazem parte da história da cidade e da minha própria história com lembranças dos sítios da família, das tradicionais festas da uva e das mesas de domingo repletas dessa fruta. Para homenagear de forma carinhosa essas memórias da minha infância, preparei a Schiacciata Con L'uva.

 

O outro item presente na coleção que me remete à carinho é a estampa de oliveiras. A oliveira é a árvore da qual nascem as azeitonas e essas são as responsáveis pela produção de um dos alimentos que mais consumo em casa, o azeite. E não pense você que a forma em que mais consumo esse produto é refogando alimentos não. Por aqui, o azeite é o ingrediente principal de uma refeição intitulada Tiborna e que fazemos pelo menos uma vez por semana aqui em casa.

É chamado de Tiborna o ato de se molhar um pedaço de pão em azeite recém feito. A refeição é milenar e teve origem nos Lagares, nome dado aos locais em que se pisam as azeitonas para separar a parte líquida da parte sólida, tendo como resultado final, o azeite.

Pois bem, o costume antigo indicava que as primeiras levas de azeite deveriam ser experimentadas imediatamente pelos lagareiros, homens que trabalham nos lagares, em forma de comemoração da colheita e, é claro, de prova para avaliação do novo azeite. Ao pão embebido no azeite era adicionado o que se tinha à mão, as vezes alho, as vezes açúcar, as vezes gotas de suco de laranja, e foi aqui que se deu origem à essa refeição.

 

Essa tradição é mais comum do que a gente imagina e só precisamos “ligar o nome à pessoa” para saber do que se trata. Pense nas vezes em que almoçou em um restaurante de comida italiana ou na casa do nonno italiano. Todo mundo acabou de comer e o italiano da mesa pega um pedaço de pão cortado com a mão mesmo, joga um fio de azeite no prato, um pouco de sal por cima e finaliza sua refeição (e limpa seu prato) com esse ritual.

 

Não é verdade?

 

Esse ritual pode feito antes ou depois do prato principal, já que uma cestinha de pães e uma garrafa de azeite jamais faltam na mesa de um italiano, e a novidade está no resgate do costume dos lagares em se adicionar alguns temperos no azeite e fazer dele a estrela principal da refeição.

 

Aqui em casa separamos pelo menos um dia por semana para aproveitar a refeição da Tiborna. Abrimos uma garrafa de vinho, cortamos algumas fatias de pão, separamos um bom azeite, os mais variados temperos e brincamos de alquimia misturando e provando as mais variadas combinações de texturas, aromas e sabores que conseguimos dar ao azeite.

 

O mais bacana é a facilidade e praticidade com que conseguimos produzir uma mesa para receber os amigos de última hora, para comemorar uma conquista ou simplesmente para ficar junto de quem se ama após um dia de trabalho. A ideia é passar menos tempo na cozinha e mais tempo conversando e apreciando a refeição que é preparada enquanto se come.

 

As noites de Tiborna aqui de casa agora contam com o charme do kit Tuscan Grove que deixam a preparação elegante, colorida e muito mais prazerosa!

 

Agora te desafio a também misturar seus ingredientes preferidos e criar sua própria versão de Tiborna usando toda a sua criatividade!

 

SUGESTÕES DE TIBORNA

 

Cítrico:

Azeite

Sal

Gostinhas de limão

 

Agridoce:

Azeite

Vinagre balsâmico

Açúcar mascavo

 

Apimentado:

Azeite

Sal

Grãos de pimenta rosa

 

Para conhecer as linhas da Michel Design Works e outros produtos da Anova Tarde, acesse:

www.anovatrade.com.br