SOBRE A BRUCALDERON
A cozinha é um lugar mágico para mim, local onde posso criar e reinterpretar receitas e pratos incríveis. Meu objetivo é inspirar você à também colocar a mão na massa de uma maneira simples e descomplicada, fazendo com que o ato de cozinhar lhe traga descontração e muita alegria.  
Jundiaí / São Paulo
Preparado com carinho pela Bru. 2016-2018
Please reload

Posts Recentes

A MELHOR RECEITA DE DADINHO DE TAPIOCA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

September 26, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BERINJELA GRATINADA

17 May 2018

Dificilmente tenho o cardápio dos almoços que farei ao longo da semana. Como vira e mexe aparecem alguns eventos e compromissos que não estavam programados, gosto de deixar alguns itens coringas na geladeira e usar a criatividade do dia para criar receitas simples e gostosas por aqui.

 

E a berinjela é um desses coringas. 

 

A berinjela é um vegetal com índice calórico baixíssimo, 100 gramas tem aproximadamente 30 calorias. Em contrapartida possui elevadas quantidades de vitaminas, como vitamina C, vitamina B, vitamina K, zinco, potássio, cálcio, ferro, magnésio, além de possuir fibras e carboidratos. 

 

Na prática isso tudo que a berinjela possui contribui para a prevenção de inúmeras doenças como o câncer e diabetes e também auxiliam a redução do colesterol, contribui para a saúde do sistema nervoso, melhora o humor, aliviam a prisão de ventre e ajudam a manter a pele macia prevenindo rugas e retardando o envelhecimento.

 

Incrível né?

 

E se preparada com ingredientes deliciosos e bem temperada, esse vegetal fica espetacular e muito saboroso! Já fiz algumas versões como a Mini Pizza de Berinjela e a Berinjela com Carne Moída e hoje decidi incrementar essa última receita fazendo uma deliciosa Berinjela Gratinada!

INGREDIENTES

2 berinjelas

100 gr de carne moída

100 gr de queijo parmesão ralado

1 cebola

2 dentes de alho

100 gr de cenoura ralada

Sal

Pimenta

Azeite

 

MODO DE PREPARO

Corte as berinjelas na metade e coloque em uma assadeira, regue com azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno pré aquecido a 180°C por 10 minutos.

Retire a berinjela do forno e com ajuda de uma colher retire a polpa do vegetal. Faça isso com cuidado para não chegar até o final e machucar a casca, precisamos mantê-la para manter nossa barquinha de berinjela bem firme para receber o recheio.

Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola cortada e o alho picados grosseiramente. Adicione a carne moída e deixe refogar. Por fim, coloque a cenoura ralada e a polpa da berinjela e tempere com sal e pimenta.

Preencha a berinjela com o recheio, cubra com o queijo ralado e leve ao forno a 200°C por alguns minutos, apenas até derreter e dourar o queijo.

 

RENDIMENTO

2 porções

 

DICAS

Você pode usar outros ingredientes que tiver em casa para o recheio como milho e azeitonas, por exemplo.